Histórico

O Programa de Pós-Graduação em Agronomia - Mestrado e Doutorado, faz parte do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste, Campus de Marechal Cândido Rondon. Os dois níveis do Programa foram recomendados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES através dos Ofícios de nº Ref. CAA/CTC/282 de 12 de dezembro de 2000 (Mestrado) e nº 026/13/2008/CTC/CAAI/CGAA/DAV de 06 de agosto de 2008 (Doutorado).

O Programa de Pós-Graduação em Agronomia tem como objetivos:

a) oferta de treinamento e formação de profissionais especializados e preparados para o ensino, pesquisa e extensão, em Ciências Agrárias;

b) desenvolvimento de pesquisa de elevado nível, buscando soluções inovadoras à problemática agropecuária regional e que permitam atingir melhores índices produtivos e maior geração de renda para os diferentes segmentos de proprietários agrícolas;

c) contribuir na realização de pesquisas que ofereçam alternativas de desenvolvimento rural sustentável, voltadas à agricultura familiar, produtos orgânicos, turismo rural e preservação ambiental. 

Neste sentido, o Programa de Pós-Graduação em Agronomia - Mestrado e Doutorado, prioritariamente buscará abranger um mercado significativo, cujo perfil é representado por profissionais que atuam na região, bem como pelos formandos anuais do próprio curso de graduação em Agronomia da Unioeste (em média 35 graduandos/ano), permitindo uma formação verticalizada na universidade.

Tais profissionais, considerando-se os objetivos e as linhas de pesquisa do Programa, poderão desenvolver trabalhos direcionados ao manejo racional e sustentável da produção agrícola, que são aspectos importantes dentro da estrutura fundiária predominante em nossa região, ou seja, pequenas propriedades com necessidade de diversificação de produção e agregação de valor econômico aos seus produtos, com o mínimo de efeitos prejudiciais ao ambiente, uma vez que muitas propriedades fazem divisa com o Lago de Itaipu.

A consolidação do Programa de Pós-Graduação em Agronomia possibilitará a expansão da atuação da UNIOESTE na região oeste do Paraná, atendendo diretamente a demanda social do local e contribuindo de forma direta na melhoria das cadeias produtivas, cujas diretrizes estarão voltadas à minimização dos impactos ambientais impostos pela exploração agrícola.