Áreas de concentração

ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO E LINHAS DE PESQUISA (A partir de 2011)

SISTEMAS BIOLÓGICOS E AGROINDUSTRIAIS - SBA 



  • Geoprocessamento, Estatística Espacial e Agricultura de Precisão  - Sistemas de informações geográficas (SIG), sensoriamento remoto e sistemas de posicionamento global (GPS); Estatística espacial de área e geoestatística direcionadas à agricultura e ao meio ambiente;  Maximização da eficiência de aplicação de insumos usando agricultura de precisão, associando conceitos de desenvolvimento sustentável. 
  • Tecnologias de Produção Vegetal e Pós-Colheita - Sistemas de manejo de tratos culturais; Métodos alternativos de controle de pragas e plantas invasoras; Qualidade pós-colheita de produtos agrícolas; Pré-processamento e armazenamento de produtos agrícolas; Segurança alimentar. 

 

RECURSOS HÍDRICOS E SANEAMENTO AMBIENTAL - RHESA

  • Recursos Hídricos - Planejamento, gestão e conservação de recursos hídricos. Estudos hidrológicos e hidrossedimentológico em bacias hidrográficas. Planejamento, avaliação e manejo de sistemas de irrigação e drenagem. Estudo e modelagem da quantidade e qualidade da água, visando à gestão ambiental. Bioindicadores ambientais.
  • Saneamento Ambiental - Gerenciamento, tratamento e disposição de efluentes e resíduos sólidos agroindustriais. Reuso de água na agricultura e na agroindústria. Biotecnologia ambiental. Bioremediação. Bioenergias. Poluição difusa. Avaliação e controle ambiental em sistemas agrícolas.


 

 


ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO E LINHAS DE PESQUISA  (Anterior a 2010)

 

ENGENHARIA DE SISTEMAS AGROINDUSTRIAIS - ESA

  • Tecnologia da Produção Agrícola - sistemas mecanizados; geoestatística e estatística espacial; agricultura de precisão; sistemas de manejo de tratos culturais; métodos alternativos de controle de pragas e plantas invasoras.
  • Agroindústria - processos agroindustriais; tecnologia de pós-colheita; pré-processamento de produtos agrícolas.


 RECURSOS HÍDRICOS E SANEAMENTO AMBIENTAL - RHESA

  • Recursos Hídricos - planejamento, gestão e conservação de recursos hídricos; estudos de qualidade de água, hidrológicos e hidrossedimentológicos em bacias hidrográficas; sistemas de irrigação e drenagem; bioindicadores ambientais.
  • Saneamento Ambiental - gerenciamento, tratamento e deposição de efluentes e resíduos sólidos agroindustriais; biotecnologia ambiental; bioremediação; bioenergias; reúso de água; poluição difusa.