Disciplinas

Disciplinas obrigatórias

Disciplinas Créditos Carga horária
Metodologia da Pesquisa 4 60
Políticas de Saúde e Processo Saúde-Doença 4 60
Seminários de Pesquisa 3 45
Desenvolvimento da dissertação 20 300

 

Disciplinas eletivas

Disciplinas Créditos Carga horária
Produção em saúde e os impactos na saúde do trabalhador 4 60
Atenção primária e promoção da saúde 4 60
Recursos Físicos aplicados ao sistema músculo-esquelético 4 60
Patologias e aplicações clinicas dos tecidos moles e ósseos 4 60
Biologia do músculo estriado esquelético 3 45
Fisiologia de doenças metabólicas 4 60
Métodos para Estudos em Biologia Estrutural e Funcional 4 60
Formação Profissional e Prática em Docência no Ensino Superior 4 60
Aspectos morfofuncionais da Biologia da Reprodução 4 60

 

EMENTA DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS

- Metodologia da Pesquisa
Ementa: A origem da ciência moderna. Principais referenciais teórico-metodológico no campo das ciências humanas e da saúde. A construção do projeto de pesquisa. Tipos de pesquisa em biociências e saúde. Métodos e Técnicas de Pesquisa. Aspectos Éticos da Pesquisa envolvendo seres humanos e animais.

- Políticas de Saúde e Processo Saúde-Doença
Ementa: Análise histórica da emergência e desenvolvimento das políticas de saúde no Brasil, com ênfase no processo de construção do Sistema Único de Saúde. As diferentes concepções do processo saúde-doença e os modelos de atenção a saúde.

- Seminários de Pesquisa
Ementa: Apresentação de temas de pesquisa de interesse na área de Biologia e Saúde por docentes convidados e apresentação dos projetos de pesquisa pelos alunos da pós-graduação.

 

 

EMENTA DISCIPLINAS ELETIVAS

- Produção em Saúde e os Impactos na Saúde do Trabalhador
Ementa: Organização e processo de trabalho. Processo de trabalho em saúde. Modelos de gestão do trabalho e a saúde do trabalhador. Legislação vigente sobre a Saúde do Trabalhador. Principais agravos e a atenção à Saúde do Trabalhador.

- Atenção Primária e Promoção da Saúde
Ementa: O Sistema Único de Saúde (SUS) e a Atenção primária em saúde (APS), a organização da rede de serviços, formas de organização e operacionalização da APS organização serviços de saúde, compreensão da complexidade dos fenômenos organizacionais em saúde. Avanços e desafios do SUS na promoção da saúde, refletir sobre conceitos e práticas da promoção da saúde nos serviços de saúde.

- Recursos Físicos Aplicados ao Sistema Músculo-Esquelético
Ementa: Estudo de recursos como: exercícios físicos, temperatura, correntes elétricas, campos eletromagnéticos, ultrassom e laser, sobre o sistema músculo-esquelético, como forma de produzir alterações celulares, teciduais, modulação da dor e processos inflamatórios.

- Patologias e Aplicações Clínicas dos Tecidos Moles e Ósseos
Ementa: Estudo das atividades metabólicas e mecanismos celulares envolvendo os tecidos epiteliais e conjuntivos. Métodos de diagnóstico aplicados à mucosa, gengiva e tecido ósseo. Formas de tratamento das doenças e patologias dos tecidos epiteliais, conjuntivos e ósseo. Reparação tecidual e remodelação óssea.

- Biologia do Músculo Estriado Esquelético
Ementa: Estudo da organização morfológica do tecido muscular estriado esquelético; distribuição e ocorrência dos tipos de fibras musculares; vascularização e inervação das fibras musculares; caracterização morfológica e histoquímica de diferentes tipos de junções neuromusculares. Estudo da morfologia dos tipos de fibras musculares e das respectivas junções neuromusculares frente a diferentes situações experimentais tais como desnervação, miopatias alcoólicas e desnutrição protéica.

- Fisiologia de Doenças Metabólicas
Ementa: Determinantes fisiológicos do controle do peso corporal e apetite; Fisiologia da obesidade, diabetes e aterosclerose; Função do pâncreas endócrino; Processos de armazenamento e utilização de energia; Função dos tecidos adiposos e muscular; Fisiologia das lipoproteínas.

- Métodos para Estudos em Biologia Estrutural e Funcional
Ementa: Principais metodologias empregadas no estudo estrutural de células, tecidos e embriões de Metazoa. Preparo de soluções, análise de imagens e morfometria. Execução e interpretação dos resultados. Técnicas convencionais de biologia molecular e regulação da expressão gênica. Utilização de marcadores moleculares na resolução de problemas.

- Formação Profissional e Prática em Docência no Ensino Superior
Ementa: Formação na Educação superior e educação superior em saúde como contextos de qualificação de sujeitos interessados na produção de assistência à saúde da população. Legislações e tendências educacionais em saúde na atualidade e possíveis implicações para a formação profissional em saúde. Formação profissional em saúde e sua relação com o Sistema Único de Saúde. Prática docente na educação superior em saúde.

- Aspectos Morfofuncionais da Biologia da Reprodução
Ementa: Via espermática: túbulos seminíferos e espermatogênese; transporte dos espermatozóides; secreção protéica e maturação de espermatozóides. Endocrinologia da reprodução: receptores de androgênios e estrogênios; androgênios e estrogênios na manutenção da via espermática; eixo hipotálamo-hipofisário-gonadal na reprodução e fatores influentes. Morfofisiologia da ereção peniana: estruturas; aspectos neurais e hemodinâmicos no mecanismo da ereção.