Curso

 

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA – PPGFIL: MESTRADO E DOUTORADO

       O PPGFil é um programa de pós-graduação, na área de Filosofia, de caráter permanente, gratuito e devidamente reconhecido pela CAPES/MEC. Sua criação é o resultado de um longo processo de amadurecimento e de consolidação de atividades universitárias e de pesquisa acadêmica. Tendo o Curso de Graduaçâo completado 35 anos de funcionamento em 2015, o Programa é, em boa medida, o desdobramento de uma pólitica de qualificação, de pesquisa e de inserção nacional dos seus membros ao longo desses anos. Formado pelos Cursos de Mestrado e de Doutorado (implantados respectivamente em 2005 e em 2015), o Programa oferece 20 vagas anuais para o Mestrado e 8 vagas anuais para o Doutorado. Sua área de concentração é Filosofia Moderna e Contemporânea, constituída por duas linhas de pesquisa, Ética e Filosofia Política e Metafísica e Conhecimento. Os cursos têm duração de dois anos (Mestrado) e de quatro anos (Doutorado). Tendo como principais atividades o cumprimento de um conjunto de disciplinas e a defesa de uma Dissertação / Tese, na área de concentração do Programa, o Programa tem como meta proporcionar o aprofundamento do conhecimento filosófico e o desenvolvimento de habilidades voltadas à pesquisa, à docência e ao exercício do pensamento e da reflexão, de modo a formar profissionais qualificados e com competências gerais e específicas à área. É exigência, desde o mestrado, a determinação e a investigação de uma questão filosófica, circunscrita por meio da redação de um trabalho com caráter investigativo e argumentativo, bem articulado e que contemple bibliografia pertinente e atualizada, cujo coroamento é a defesa pública das reflexões e pesquisa nela expostas. Estas atividades levam em conta o que é peculiar e fundamental à área: a leitura e a reflexão a partir dos textos originais dos pensadores; o recurso e o respeito à tradição filosófica; o equilíbrio entre a atualidade da reflexão filosófica e o seu caráter histórico.

        Os cursos são gratuitos (exceto a taxa de inscrição) e oferecem bolsas de estudos aos seus alunos, na medida de sua disponibilidade. As etapas de inscrição e de seleção acontecem no segundo semestre de cada ano, geralmente de setembro em diante (neste ano, elas ocorrerão mais tarde, prolongando-se até fevereiro de 2016, em razão do atraso do calendário acadêmico de 2015). A seleção rege-se por edital específico em cada edição, e é constituída de duas etapas: 1) Etapa de avaliação do Projeto de Dissertação ou de Tese; 2) Etapa de provas, arguição e análise curricular.

       Podem se candidatar ao Curso de Mestrado graduados e ao Curso de Doutorado mestres não só em filosofia, mas também de outras áreas, tanto das ciências humanas quanto de outros domínios do conhecimento. As aulas acontecem de 2ª a 5ª-feira no período da tarde, e os alunos geralmente conseguem finalizar as disciplinas em dois semestres (embora não consecutivos no caso do doutorado). Aceitam-se inscrições para alunos especiais, as quais são abertas depois do período de seleção dos alunos regulares.

      Informações sobre o quadro de professores e de disciplinas, regulamentos e editais do Programa, calendário acadêmico, telefone de contato e e-mails se encontram no site.