Histórico

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Rural Sustentável – PPGDRS, nível de mestrado, faz parte do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, Campus de Marechal Cândido Rondon. O programa foi recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, através do Ofício de nº 52-4/2012/CTC/CAAIV/CGAA/DAV/ CAPES de 02 de abril de 2012.

O PPGDRS faz parte da ÁREA DE AVALIAÇÃO: Interdisciplinar, ÁREA BÁSICA: Meio Ambiente e Agrárias da CAPES.

O PPGDRS (área de concentração em Desenvolvimento Rural Sustentável) envolve uma equipe multidisciplinar de pesquisadores, para atender as novas demandas da sociedade, relacionadas a qualificação profissional e produção de conhecimento, visando dar suporte ao desenvolvimento agropecuário e agroindustrial, baseado na realidade socio-ambiental e impulsionado por processos de inovação.

A proposta pedagógica do PPGDRS tem como subsídio as diversas ações realizadas pelos pesquisadores e suas equipes nos últimos anos no estado do Paraná, envolvendo atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, dentre as quais se destacam as seguintes áreas: associativismo, planejamento e educação ambiental; desenvolvimento de tecnologias adaptadas à agricultura familiar e agroindustrialização; geração e uso de energias renováveis, certificação de produtos e processos; empreendedorismo solidário e agroecologia.

O curso de mestrado do PPGDRS é oferecido para profissionais graduados em cursos de Ciências Agrárias, Ambientais, Sociais, Humanas e áreas afins relacionadas à Extensão Rural, Agroecologia, Desenvolvimento Regional e Economia Rural. Profissionais de outras áreas podem candidatar-se para realização do curso, porém, serão avaliados “caso a caso” pelo Colegiado do Programa, o qual emite parecer sobre a aceitação ou não do candidato.

O PPGDRS visa à formação de recursos humanos, para analisar, discutir, planejar, implantar e executar ações relacionadas à Extensão Rural, produzir conhecimentos em Desenvolvimento Rural Sustentável e em processos de Inovação Sócio-tecnológica com enfoque agroecológico, bem como, para o exercício de atividades de ensino, pesquisa e extensão no campo da Extensão Rural, de forma a contribuir para o desenvolvimento sustentável do meio rural. Neste contexto, são objetivos do PPGDRS, a produção e divulgação científica por intermédio das atividades docente e discente, pautadas por estudos avançados e atividades de pesquisas relacionadas às áreas multidisciplinares do conhecimento da Extensão, Inovações Sócio-tecnológicas, Desenvolvimento e Sustentabilidade das atividades rurais e pelo aprofundamento de conceitos e conhecimentos de métodos e técnicas da pesquisa científica.

O curso de mestrado em Desenvolvimento Rural Sustentável tem os seguintes objetivos:

• produção e divulgação científica por intermédio das atividades docente e discente, pautadas por estudos avançados e atividades de pesquisas relacionadas às áreas multidisciplinares do conhecimento da extensão, desenvolvimento e sustentabilidade da atividade agropecuária e agroindustrial e pelo aprofundamento de conceitos e conhecimentos de métodos e técnicas da pesquisa científica;

• formação de recursos humanos de alto nível capacitados para o exercício de atividades de ensino, pesquisa e extensão, de forma a contribuir para o desenvolvimento e sustentabilidade no contexto da atividade agrária.

• contribuir para o avanço dos estudos sobre as questões socioambientais e socioeconômicas no contexto da sustentabilidade e desenvolvimento rural.

• coontribuir para a atualização e formação de professores e profissionais da extensão inovadora, capacitando-os para o desempenho qualificado de suas ações;

• promover a integração entre a Universidade e a Sociedade através do incentivo à realização de pesquisas aplicadas;

• contribuir na formação de novos pesquisadores por meio de ações de integração entre discentes de graduação e pós-graduação com a sociedade.