Disciplinas


Disciplinas e créditos
em vigor a partir de 17/12/2012
 
 
SISTEMA DE CRÉDITOS ADOTADOS PELO PPGO-UNIOESTE:
 
 
Um (1) crédito = quinze (15) h/aulas;
Número total de créditos: 44 (660 horas);
Créditos referentes ao desenvolvimento da dissertação: 20 (300 horas);
Número mínimo de créditos em disciplinas: 24 (360 horas);
Créditos em disciplinas podem ser distribuídos da seguinte forma:
Dezoito (18) créditos em disciplinas obrigatórias;
Mínimo de seis (6) créditos em disciplinas eletivas ou domínio conexo de livre escolha;
 
CONJUNTO DE DISCIPLINAS:
DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS
Disciplinas
Créditos
Carga horária
Bioestatística
Ementa: Princípios epistemológicos da Bioestatística para produção, organização, análise, interpretação e apresentação de dados de pesquisa na área de Odontologia. Principais tópicos elementares do conhecimento estatístico para subsidiar a produção e a socialização do conhecimento científico.
2
30
Bioética
Ementa: Estudo dos conceitos da evolução e dos princípios da bioética, sua relação com a pesquisa científica e responsabilidade do pesquisador, apresentando ainda, a estrutura dos comitês e legislações vigentes
2
30
Decisões clínicas e tratamento em Odontologia
Ementa: Discutir através de seminários e leitura crítica de artigos a etiologia, desenvolvimento e manifestações clínicas das principais alterações patológicas com manifestações bucais. Abordar métodos diagnósticos, clínicos e laboratoriais, e enfocar aspectos relacionados às formas de prevenção e tratamento de doenças relacionadas ao sistema estomatognático.
2
30
Diagnóstico, Planejamento e Tratamento aplicado a Clínica Odontológica
Ementa: A disciplina tem por objetivo adequar o aluno de Pós-Graduação em nível de Mestrado ao aprimoramento das técnicas de diagnóstico, planejamento e tratamento aplicados à Odontologia, bem como direcioná-lo ao campo da pesquisa clinica, através do acompanhamento programado dos trabalhos clínicos e da aplicação dos recursos e conhecimentos inseridos na temática da metodologia cientifica. Diagnóstico de lesões comuns em mucosa oral; Diagnóstico em patologia óssea; Doenças mucogengivais e periodontais; Reabilitação oral por meio de próteses dentárias, Reabilitação através de restaurações indiretas e diretas; Estudo das movimentações dentárias e suas repercussões no sistema estomatognático.
3
45
Formação Profissional e Prática em Docência (Estágio Docência)
Ementa: Desenvolvimento da prática em docência e do envolvimento profissional através do acompanhamento de acadêmicos do Curso de Odontologia no desenvolvimento das atividades teóricas, laboratoriais e clínicas, com a finalidade de conhecer e discutir os sistemas de avaliação e orientação docente.
2
30
Metodologia da Pesquisa Científica
Ementa: Discussão epistemológica da investigação científica na área de saúde: as diferentes etapas que compõem o Método Científico. Formulação de Projetos de Pesquisa; Delineamento Experimental a partir dos paradigmas quantitativo e qualitativo da pesquisa científica; Agências de financiamento de pesquisa; Aspectos formativos para a redação, e avaliação da publicação de artigos científicos.
2
30
Metodologia do Ensino Superior
Ementa: Estudo das concepções e tendências pedagógicas para a ação docente na educação superior. Compreender as concepções que fundamentam os conceitos do homem e do mundo e respectivas derivações metodológicas e avaliativas do processo de aprender e ensinar na educação superior. Discutir e vivenciar o uso de novas tecnologias como recursos educacionais, completares para a prática docente. Conhecer os fundamentos da avaliação, da auto-avaliação como perspectiva de uma formação contínua.
2
30
Seminários aplicados a Clínica Odontológica
Ementa: Esta disciplina objetiva fornecer conhecimentos teórico-científicos relacionados ao tratamento Odontológico integrado em pacientes adultos, dos meios de abordagem integrando as áreas de Periodontia, Dentística Restauradora, Prótese, Oclusão, Implante, Cirurgia e Endodontia. Deste modo, serão desenvolvidos seminários e discussão de artigos científicos abordando as disciplinas correlatas e aspectos da multidisciplinaridade na reabilitação oral.
3
45
Desenvolvimento da Dissertação
Ementa: Nesta disciplina, sob orientação de um professor orientador, o aluno desenvolverá sua dissertação de Mestrado dentro de uma das linhas de pesquisa oferecidas pelo Programa. Esta é uma atividade acadêmica de sistematização do conhecimento sobre um objeto de estudo pertinente à área específica do conhecimento do Pós-Graduando, desenvolvida mediante controle, orientação e avaliação docente.
20
300
 
 
DISCIPLINAS ELETIVAS
Linha de Pesquisa: Patologia aplicada à Clínica Odontológica
Disciplinas
Créditos
Carga horária
Patologia Aplicada a Clínica Odontológica
Ementa: Estudo dos processos patológicos aplicados à Clínica Odontológica. Conceituação, Etiologia e Patogenia das lesões celulares enfocando alterações de crescimento, degenerativas, necróticas, inflamatórias, circulatórias e neoplásicas da região maxilofacial.
2
30
Implantologia
Ementa: Possibilitar ao aluno de mestrado/pós-graduação na área de Odontologia a vivência com as atividades dos Laboratórios de Patologia e Materiais dentários, com vistas a prepará-lo para o uso das metodologias voltadas tanto a morfologia e mecanismos de resposta dos tecidos orais frente às propriedades dos materiais dentários aplicados na área da Implantologia. Implantologia: conceitos biológicos e conceitos clínicos; Tipos de Implantes na Odontologia: função e estética; Opções cirúrgico-protéticas na implantologia; Técnicas avançadas de regeneração gengival, periodontal e óssea na Implantodontia; Inter-relação da Implantologia com as áreas da Odontologia; Implantes extra-orais e craniofaciais: considerações gerais; Patologias ósseas e muco-gengivais e a reabilitação oral com implantes; Materiais dentários (metálicos, cerâmicas e resinosos) na Implantodontia.
2
30
 
 
 
Linha de Pesquisa: Materiais Dentários aplicados à Clínica Odontológica
Disciplinas
Créditos
Carga horária
Investigação científica em Materiais Dentários
Ementa: Conhecer e executar diferentes métodos experimentais de análise mecânica e biológicas de materiais odontológicos e seus reflexos na reabilitação do aparelho estomatognático. Abordar os objetivos, constituintes e manutenção de equipamentos envolvidos nos métodos laboratoriais.
2
30
Aspectos biológicos, físicos e mecânicos dos materiais dentários
Ementa: A disciplina tem como objetivo discutir as propriedades físicas e mecânicas dos materiais dentários, além dos aspectos patológicos induzidos por eles: Biocompatibilidade dos materiais dentários; Resposta inflamatória frente aos materiais dentários, Fundamentos e Propriedades Gerais dos Materiais Cerâmicos, Metálicos, Poliméricos e Compósitos; Adesão e União; Propriedades Físicas dos Materiais Dentários: reologia, cor, dureza, condutividade térmica e expansão térmica; Propriedades Mecânicas dos Materiais Dentários: tipos de tensões e deformações, limite de elasticidade, limite de escoamento, flexibilidade, resiliência, resistência à compressão, resistência à flexão, resistência ao impacto, ductilidade e maleabilidade, resistência à abrasão.
2
30
Tópicos avançados em Dentística, Prótese e Materiais Dentários
Ementa: Discutir por meio de seminários e leitura crítica de artigos, tópicos de materiais dentários, interrelacionando-os com a aplicação clínica em Odontologia Reabilitadora no contexto de composição, propriedades, princípios biomecânicos, direcionando o aluno para a pesquisa, inovação tecnológica e atuação na docência.
2
30