Disciplinas

 

Disciplinas Obrigatórias

DisciplinaC/HCréditosProfessor
Metodologia da Pesquisa Interdisciplinar604José Ricardo
Seminários de Pesquisa Interdisciplinar604Carlos Pantaleão

 

Disciplinas Eletivas

Linha de Pesquisa: Tecnologia e Sustentabilidade

DisciplinaC/HCréditosProfessor
Inovações Tecnológicas e Portifólio de Tecnologias453Eduardo Dechechi
Qualidade Aplicada ao Desenvolvimento de Tecnologias453Eduardo Moreira 
Gestão Ambiental 453Neucir 
Tecnologia de Informação453Clodis 

 

Disciplinas Eletivas

Linha de Pesquisa: Gestão e Desenvolvimento Regional Sustentável

DisciplinaC/HCréditosProfessor
Análise Multicritério de Apoio a Decisão453Pantaleão
Gestão de Cadeias de Suprimentos453Manoela 
Empreendedorismo e Marketing Sustentável453Eduardo Hack
Gestão da Inovação Tecnológica453Eduardo Dechechi

 

Disciplinas Comuns

DisciplinaC/HCréditosProfessor
Planejamento Estratégico e Modelagem Organizacional302Elói
Tópicos Especiais I302Eliane
Tópicos Especiais II302Luciano
Estatística302Luciano
Gerenciamento de Projetos302Willian

 

EMENTA DAS DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS

Metodologia da Pesquisa Interdisciplinar

Importância dos métodos de pesquisa para o trabalho de reflexão, enfatizando o conhecimento técnico-profissional e outros campos de conhecimento. Discute a sistemática geral da pesquisa, focalizando a definição do objetivo/problema, da contextualização teórica e elaboração de uma proposta de trabalho. Apresenta técnicas de coleta, sistematização, análise e apresentação de informações.

 

Seminários de Pesquisa Interdisciplinar

Aprofundamento de temas específicos relacionados às Linhas de Pesquisa e suas especialidades temáticas, e aos projetos de Pesquisa, considerando os fundamentos teórico-metodológicos da pesquisa na produção de conhecimentos. Articulação das diferentes áreas e diferenciados saberes oriundos da práxis. O espaço também se destina ao desenvolvimento de atividades de intervenção nas organizações. 

 

 

EMENTA DAS DISCIPLINAS ELETIVAS

Inovações Tecnológicas e Portfólio de Tecnologias

Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação tecnológica. Políticas e instrumentos de Ciência, Tecnologia e Inovação como ferramenta de sustentabilidade empresarial de longo prazo.  Inovação aberta e fechada.  Ativos intangíveis de inovação e portfólio de tecnologia: Propriedade intelectual, industrial e portfólio de tecnologia como ativo estratégico para inovação.

 

Qualidade Aplicada ao Desenvolvimento de Tecnologias

Conceitos de qualidade. Normas internacionais direcionadas à busca da qualidade. Metodologia da gerência. Ferramentas da qualidade. Metodologias da Qualidade. Indicadores da Qualidade. Sensibilização na gestão pela qualidade total. Normalização ISO. Vivências na gestão pela qualidade total. 

 

Gestão Ambiental

Apresentar historicamente os problemas ambientais e discuti-lo atualmente, abordando suas principais causas e consequências. Discutir a legislação ambiental brasileira, abordando suas principais leis e decretos, buscando compreender seus benefício e falhas. Conhecer as etapas do processo de Avaliação de Impactos Ambientais (AIA), Estudos de Impactos Ambientais (EIA), Relatório de Impactos Ambientais (RIMA) e os principais instrumentos de Gestão Ambiental.  Abordar os processos de gestão de qualidade como Auditorias Ambientais e Certificações Ambientais, apresentando os critérios estabelecidos pelas normas ISO (International Organization for Standarization). Discutir o uso e fomento a tecnologias “limpas” e o empreendedorismo no âmbito da Gestão Ambiental.

 

Tecnologia de Informação

Estudar os Princípios de Gestão de TI; Apresentar Sistemas de informação e de apoio à decisão: ciclo de vida, modelagem, processos de negócio; Prover conhecimentos sobre tecnologias de Business Intelligence: Data Warehouse, OLAP e Mineração de Dados. Introduzir Gestão do conhecimento, seus desafios e aplicações. Discutir tendências da área. 

 

Análise Multicritério de Apoio à Decisão

Introdução a Metodologia Multicritério de Apoio a Decisão; Atores e o Processo decisório; Construção dos Mapas Cognitivos; Identificação dos Pontos de Vista Fundamentais; Construção dos Descritores dos PVFs; Descritores; Perfil atual como instrumento para análise da situação atual (diagnóstico); Aplicações.

 

Gestão de Cadeias de Suprimentos

Explorar os conceitos fundamentais de gestão de cadeias de suprimentos (supply chain management) como forma de competição entre grupos de empresas e organizações: Gestão estratégica de cadeias de suprimentos; governança de cadeias de suprimentos, redes colaborativas verticais e horizontais; planejamento colaborativo; prioridades competitivas de cadeias de suprimento; dinâmica de cadeias de suprimentos; alinhamento estratégico em contexto de cadeias de suprimentos, cadeias de suprimento verdes; e cadeias de suprimento sustentáveis

 

Empreendedorismo e Marketing Sustentável

Empreendedorismo: Estabelecimento de Metas e Objetivos, Ideias e Oportunidades, Criatividade, SWOT e os fatores ambientais fomentadores da atividade empreendedora; Intraempreendedorismo; Empreendedorismo Social e Ambiental nas Organizações e tendências em empreendedorismo.   Marketing: Histórico, Composto e Fundamentos Sociais, Tipologias, Pesquisa, Ambientes/Sistema, Plano, Imagem, Marca, Segmentação, Meta, Posicionamento, Comportamento do Consumidor, Promoção e Comunicação Integrada de Marketing, Marketing Sustentável/Verde, Rotulagem ambiental, Mercado verde.

 

Gestão da Inovação Tecnológica

O desenvolvimento tecnológico; processos e tipos de inovações; sistemas de inovação; tecnologia e inovação nas empresas; inovação e tecnologia para a competitividade empresarial; estratégias de domínio e inovação tecnológica; avaliação e seleção de novas tecnologias.

 

 

EMENTA DAS DISCIPLINAS COMUNS

Planejamento Estratégico e Modelagem Organizacional

Análise dos conceitos e origens da estratégia. Estratégia: processo e conteúdo. As influências da perspectiva industrial (visão econômica). A visão baseada em recursos. Noções de mudança estratégica e estratégia emergente. Abordagem das configurações nos estudos em estratégia. Sistemas de controle estratégico. Evolução do planejamento estratégico à gestão estratégica. O Processo Estratégico. 

 

Tópicos Especiais I

Ementa aberta para apresentação e discussão de atualidades e tendências contemporâneas relativas ao uso de tecnologias aplicadas a gestão nas organizações, promovendo o desenvolvimento regional sustentável.

 

Tópicos Especiais II

Ementa aberta para apresentação e discussão de atualidades e tendências contemporâneas relativas ao uso de tecnologias aplicadas a gestão nas organizações, promovendo o desenvolvimento regional sustentável.

 

 

Estatística

Análise exploratória de dados; teoria elementar da probabilidade; distribuições; análise de regressão.

 

 

Gerenciamento de Projetos

Visão geral sobre os conceitos básicos de gerenciamento de projetos, com base na versão vigente do Guia PMBok (Project Management Body of Knowledge) publicado pelo PMI (Project Management Institute).