Disciplinas

Disciplinas para alunos ingressantes a partir de 2019

 

As disciplinas articulam-se de forma interdisciplinar convergindo para as diversas áreas do conhecimento, proporcionando uma aproximação entre a teoria e a prática com vista a transformar a realidade local.

 

 

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS

Disciplinas
Créditos
Carga horária
Metodologia da Pesquisa Interdisciplinar
4
60
Seminários de Pesquisa Interdisciplinar
2
30
Produção Científica e Mediação Tecnológica
2
30
Carga Horária Total: 120



Linha de Pesquisa: Tecnologias e Sustentabilidade

DISCIPLINAS ELETIVAS DE 3 CRÉDITOS
Disciplinas
Créditos
Carga horária
Estatística
3
45
Gestão Ambiental
3
45
Qualidade Aplicada ao Desenvolvimento de Tecnologias
3
45
Tecnologia de Informação
3
45
TOTAL
180
DISCIPLINAS ELETIVAS DE 2 CRÉDITOS
Controle Estatístico de Processos
2
30
Inovações Tecnológicas e Portfólio de Tecnologias
2
30
Processamento por Imagens
2
30
Tópicos Especiais em Tecnologias e Sustentabilidade
2
30
TOTAL
120


Linha de Pesquisa: Gestão e Desenvolvimento Regional Sustentável

DISCIPLINAS ELETIVAS DE 3 CRÉDITOS
Disciplinas
Créditos
Carga horária
Análise Multicritério de Apoio à Descisão
3
45
Gestão de Cadeias de Suprimentos
3
45
Gestão da Inovação Tecnológica
3
45
Planejamento Estratégico e Modelagem Organizacional
3
45
TOTAL
180


DISCIPLINAS ELETIVAS DE 2 CRÉDITOS

Disciplinas
Créditos
Carga horária
Empreendedorismo
2
30
Gerenciamento de Projetos
2
30
Marketing Sustentável
2
30
Metodologia e Técnicas da Pesquisa Quantitativa
2
30
Metodologia e Técnicas da Pesquisa Qualitativa
2
30
Estratégia e Institucionalização
2
30
Gestão Estratégica de Custos
2
30
Governança Corporativa
2
30
Controladoria
2
30
Tópicos Especiais em Gestão e Desenvolvimento Regional Sustentável
2
30
TOTAL
300


DO CONJUNTO DE DISCIPLINAS E ATIVIDADES CURRICULARES:

O aluno deverá concluir no mínimo 36 créditos para integralização do curso, distribuídos da seguinte forma:

  • 8 créditos de disciplinas obrigatórias (totalizando 120h);

  • 6 créditos de disciplinas eletivas de 3 (três) créditos cada, de livre escolha (totalizando 90h);

  • 6 créditos de disciplinas eletivas de 2 (dois) créditos cada, de livre escolha (totalizando 90h);

  • O aluno poderá solicitar convalidação de até 2 créditos em disciplinas cursadas em outros PPG’s afins;

  • 16 créditos na defesa e aprovação do trabalho de conclusão final de curso (240h);

  • A inscrição nas disciplinas deve seguir preferencialmente as orientações apresentadas pelo orientador do aluno o qual deverá dar ciência. Caso contrário, deverá ser informado para homologação junto ao colegiado do PPGTGS;

  • O discente deverá comprovar proficiência em língua estrangeira conforme regulamento do programa.

 

EMENTAS:

Metodologia da Pesquisa Interdisciplinar

Discute a sistemática geral da pesquisa, focalizando a definição do objetivo/problema, da contextualização teórica e elaboração de uma proposta de trabalho. Apresenta técnicas de coleta, sistematização, análise e apresentação de informações.

 

Seminários de Pesquisa Interdisciplinar

Discussão de temas específicos relacionados às Linhas de Pesquisa, suas especialidades temáticas e os projetos de Pesquisa. O espaço também se destina ao desenvolvimento de atividades de intervenção nas organizações.

 

Produção Científica e Mediação Tecnológica

Importância do gênero artigo científico para o trabalho do pesquisador e do seu processo formativo, enfatizando seu papel de veículo para ampliação das fronteiras do conhecimento enquanto ponto de referência de disseminação de ideias. Discutir a sistematização do artigo científico, apresentando seus elementos e subsídios para a elaboração dos mesmos com uso de técnicas e ferramental computacional.

 

Estatística

Análise exploratória de dados; probabilidade; distribuições; estimação; teste de hipótese; análise de aderência e associação; inferência para várias variáveis.

 

Gestão Ambiental

Apresentar historicamente os problemas ambientais e discuti-los com base no cenário atual, abordando suas principais causas e consequências nas diversas áreas de atividades humanas. Discutir a legislação ambiental e os principais instrumentos de gestão ambiental no Brasil e associá-los as diferentes áreas das atividades humanas. A partir da interdisciplinaridade dessa disciplina discutir com os discentes quais as formas de inclusão de conceitos e ações da gestão ambiental no desenvolvimento de seus trabalhos de dissertação, especialmente quanto ao desenvolvimento de tecnologias limpas e empreendedoras.

 

Qualidade Aplicada ao Desenvolvimento de Tecnologias

Conceitos de qualidade. Normas internacionais direcionadas à busca da qualidade. Metodologia da gerência. Ferramentas da qualidade. Metodologias da Qualidade. Indicadores da Qualidade. Sensibilização na gestão pela qualidade total. Normalização ISO. Vivências na gestão pela qualidade total.

 

Tecnologia de Informação

Estudar os Princípios de Gestão de TI; Apresentar Sistemas de informação e de apoio à decisão: ciclo de vida, modelagem, processos de negócio; Prover conhecimentos sobre tecnologias de Business Intelligence: Data Warehouse, OLAP e Mineração de Dados. Introduzir Gestão do conhecimento, seus desafios e aplicações. Discutir tendências da área.

 

Análise Multicritério de Apoio à Decisão

Introdução a Metodologia Multicritério de Apoio a Decisão; Atores e o Processo decisório; Construção dos Mapas Cognitivos; Identificação dos Pontos de Vista Fundamentais; Construção dos Descritores dos PVFs; Descritores; Perfil atual como instrumento para análise da situação atual (diagnóstico); Aplicações.

 

Controle Estatístico de processos

Melhoria da qualidade no contexto da empresa moderna. Métodos estatísticos e inferência sobre a qualidade do processo. Métodos e filosofia do controle estatístico do processo. Gráficos de controle para variáveis.

 

Inovações Tecnológicas e Portfólio de Tecnologias

Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação tecnológica.  Ativos tangíveis e intangíveis de inovação; Propriedade intelectual, industrial e portfólio de tecnologia como ativo estratégico para inovação.

 

Processamento por imagens

Estudo dos conceitos básicos, metodologias e ferramentas inteligentes utilizados no processamento de imagens digitais visando desenvolver habilidades para solução de problemas.

 

Tópicos Especiais em Tecnologias e Sustentabilidade

Ementa aberta para apresentação e discussão de atualidades e tendências relativas ao uso de tecnologias aplicadas nas organizações e sistemas produtivos.

 

Gestão de Cadeias de Suprimentos

Explorar os conceitos fundamentais de gestão de cadeias de suprimentos (supply chain management) como forma de competição entre grupos de empresas e organizações: Gestão estratégica de cadeias de suprimentos; governança de cadeias de suprimentos, redes colaborativas verticais e horizontais; planejamento colaborativo; prioridades competitivas de cadeias de suprimento; dinâmica de cadeias de suprimentos; alinhamento estratégico em contexto de cadeias de suprimentos, cadeias de suprimento verdes; e cadeias de suprimento sustentáveis.

 

Gestão da Inovação Tecnológica

O desenvolvimento tecnológico; processos e tipos de inovações; Inovação aberta e fechada; Sistemas de inovação; tecnologia e inovação nas empresas; Políticas e instrumentos de ciência, tecnologia e inovação. Processos de gestão da inovação.

 

Planejamento Estratégico e Modelagem Organizacional

Análise dos conceitos e origens da estratégia. Estratégia: processo e conteúdo. As influências da perspectiva industrial (visão econômica). A visão baseada em recursos. Noções de mudança estratégica e estratégia emergente. Abordagem das configurações nos estudos em estratégia. Sistemas de controle estratégico. Evolução do planejamento estratégico à gestão estratégica. O Processo Estratégico.

 

Empreendedorismo

Empreendedorismo: Estabelecimento de Metas e Objetivos, Ideias e Oportunidades, Criatividade, SWOT e os fatores ambientais fomentadores da atividade empreendedora; Intraempreendedorismo; Empreendedorismo Social e Ambiental nas Organizações e tendências em empreendedorismo. Plano de Negócios

 

Gerenciamento de Projetos

Visão geral sobre os conceitos básicos de gerenciamento de projetos, com base na versão vigente do Guia PMBok (Project Management Body of Knowledge) publicado pelo PMI (Project Management Institute).

 

Marketing sustentável

Marketing: Histórico, Composto e Fundamentos Sociais, Tipologias, Pesquisa, Ambientes / Sistema, Plano, Imagem, Marca, Segmentação, Meta, Posicionamento, Comportamento do Consumidor, Marketing de Destinos, Promoção e Comunicação Integrada de Marketing, Marketing Sustentável/Verde, Rotulagem ambiental, Mercado verde.

 

Metodologia e Técnicas da Pesquisa Quantitativa

Apresentar os conceitos e práticas fundamentais da análise multivariada de dados. A disciplina toma por base a aplicação de conceitos de análise correlacional, e de análise multivariada de dados, como forma de oferecer ao aluno o suporte quantitativo necessário ao desenvolvimento de suas pesquisas.

 

Metodologia e Técnicas da Pesquisa Qualitativa

Estudo da perspectiva metodológica qualitativa da investigação científica e tecnológica, enfatizando seus principais desenhos de pesquisa.

 

Gestão Estratégica de Custos

Análise das técnicas modernas que envolvem as diversas práticas de mensuração e gestão de custos e de recursos. Análise estratégica versus análise convencional dos custos como instrumento de informação de custos na gestão estratégica das organizações.

 

Estratégia e Institucionalização

Análise comparativa de vertentes do pensamento estratégico.  Conceitos básicos de estratégia. Origens e análise da estratégia. Estudo das escolas de estratégia e sua formação. Instituições, institucionalização e suas implicações para a estratégia.

 

Sustentabilidade

Sustentabilidade e estratégia; Aspectos econômicos, sociais e ambientais da sustentabilidade; Educação e sustentabilidade; Economia comportamental e sustentabilidade; Cadeias susten-táveis; Ecoeficiência.

 

Governança Corporativa

Estudo dos fundamentos da governança: estrutura conceitual (Teoria da Agência); aspectos da governança; códigos e mecanismos de governança, bem como a política de incentivos e práticas de monitoramento: políticas de remuneração e evidenciação de aplicação prática; que envolve relacionamento entre os sócios (principal), agente e partes interessadas (Stakeholders), incluindo tópicos contemporâneos de governança corporativa.

 

Controladoria

Estudo dos fundamentos teóricos da controladoria como ramo do conhecimento e como unidade organizacional. Análise dos aspectos relacionados as finalidades, funções, atividades e procedimentos da controladoria, bem como, dos aspectos operacionais e estratégicos da controladoria. Estudo das teorias organizacionais e comportamentais associadas a controladoria. Planejamento e Controle (econômico e financeiro). Avaliação de desempenho.

 

Tópicos Especiais em Gestão e Desenvolvimento Regional Sustentável

Ementa aberta para apresentação e discussão de atualidades e tendências em Gestão e Desenvolvimento Regional Sustentável nas organizações e sistemas produtivos.

*********************************************************************************************************

Disciplinas para os alunos ingressantes até 2018

Disciplinas Obrigatórias

DisciplinaC/HCréditosProfessor
Metodologia da Pesquisa Interdisciplinar604José Ricardo
Seminários de Pesquisa Interdisciplinar604Carlos Pantaleão

 

Disciplinas Eletivas

Linha de Pesquisa: Tecnologia e Sustentabilidade

DisciplinaC/HCréditosProfessor
Inovações Tecnológicas e Portifólio de Tecnologias453Eduardo Dechechi
Qualidade Aplicada ao Desenvolvimento de Tecnologias453Eduardo Moreira 
Gestão Ambiental 453Neucir 
Tecnologia de Informação453Clodis 

 

Disciplinas Eletivas

Linha de Pesquisa: Gestão e Desenvolvimento Regional Sustentável

DisciplinaC/HCréditosProfessor
Análise Multicritério de Apoio a Decisão453Pantaleão
Gestão de Cadeias de Suprimentos453Manoela 
Empreendedorismo e Marketing Sustentável453Eduardo Hack
Gestão da Inovação Tecnológica453Eduardo Dechechi

 

Disciplinas Comuns

DisciplinaC/HCréditosProfessor
Planejamento Estratégico e Modelagem Organizacional302Elói
Tópicos Especiais I302Eliane
Tópicos Especiais II302Luciano
Estatística302Luciano
Gerenciamento de Projetos302Willian