Disciplinas

GRADE CURRICULAR - detalhes(grade ingressantes 2011 e 2012).doc

GRADE CURRICULAR - detalhes(grade ingressantes a partir de 2013).pdf

 --------------------------

UNIOESTE - Campus de Cascavel

Centro de Educação, Comunicação e Artes/CECA

Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação - nível de Mestrado/PPGE 

 

ESTRUTURA CURRICULAR DO PROGRAMA

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS

Código

Disciplinas

Créditos

Carga Horária

---

A Produção do Conhecimento em Educação

4

60 h/a

---

Seminário de Pesquisa

4

60 h/a

---

Atividades de Orientação I

4

60 h/a

---

Atividades de Orientação II

4

60 h/a

---

Atividades de Orientação III

4

60 h/a

---

Atividades de Orientação IV

4

60 h/a

---

Defesa da Dissertação

20

300 h/a

 

DISCIPLINAS ELETIVAS

Código

Disciplinas

Créditos

Carga Horária

---

A educação em espaços não-formais e a divulgação científica

4

 

60 h/a

---

A escola e a formação da cultura científica

4

60 h/a

---

Ação docente universitária: concepções teórico-metodológicas

4

 

60 h/a

---

Análise comparativa de organizações: estado, empresa e escola

4

60 h/a

---

Aprendizagem e desenvolvimento: os desafios para a educação

4

60 h/a

---

Articulações teóricas entre matemática, ensino de ciências e educação matemática

 

4

 

60 h/a

---

Cultura política, autoritarismo e educação

4

60 h/a

---

Didática de Ciências

4

60 h/a

---

Didática e violência escolar

4

60 h/a

---

Educação Especial e Processos Inclusivos

4

60 h/a

---

Educação, História e Práticas Culturais

4

60 h/a

---

Elementos históricos sobre a escola pública

4

60 h/a

---

Estado e Gestão da Educação

4

60 h/a

---

Estado e políticas de formação na educação superior

4

60 h/a

---

Estado, Organismos Internacionais e Políticas Sociais

4

60 h/a

---

Ética, Ciência e Formação de Professores

4

60 h/a

---

Fundamentos Históricos da Educação

4

60 h/a

---

Natureza do conhecimento científico e ensino de ciências no contexto escolar

4

60 h/a

---

O Estado e a educação na perspectiva do liberalismo e do marxismo

4

60 h/a

---

Partidos Políticos e Educação

4

60 h/a

---

Políticas para o ensino fundamental: concepções de linguagem e o processo ensino-aprendizagem

4

60 h/a

---

Políticas Sociais e Política Educacional no Brasil

4

60 h/a

---

Trabalho, Estado e Educação

4

60 h/a

- Teorias Sociais e educação na história contemporânea 4 60 h/a
- Epistemologia do Conhecimento e Processos Educativos 4 60 h/a
       

 

  DO CONJUNTO DE DISCIPLINAS: 

- Total de créditos: 56 Créditos, cada crédito equivale a 15 horas, total do curso  840 horas/aula.

 O número mínimo de créditos para a integralização do curso é de 56, distribuídos da seguinte forma:

·       4 (quatro) créditos na disciplina obrigatória;

·       12 (doze) créditos em disciplinas eletivas;

·       16 (dezesseis) créditos em Atividades de Orientação;

·       4 (quatro) créditos no Seminário de Pesquisa;

·       20 (vinte) créditos correspondentes à defesa da dissertação.

 

DO EXAME DE PROFICIÊNCIA:  A aprovação na prova de proficiência em língua estrangeira (inglês,  espanhol, francês, italiano ou alemão) deverá ocorrer ao longo do curso antes da data da defesa da dissertação.

 

DO ESTÁGIO DE DOCÊNCIA: O estágio de docência é obrigatório para os pós-graduandos que vierem a receber bolsas da Demanda Social - CAPES e do CNPq e caráter optativo para os demais. O estágio de docência deve ser realizado na graduação, com duração mínima de um semestre, com carga horária máxima de 30 h/a semestrais.

 

DISCIPLINAS E EMENTAS:

 

-  DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS PARA TODAS AS LINHAS

a) A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO

Ementa: Discussão dos fundamentos epistemológicos e dos enfoques teórico-metodológicos da pesquisa em educação. Análise crítica de diferentes estratégias e tipos de pesquisa, visando subsidiar a elaboração e desenvolvimento da dissertação.

 

b) SEMINÁRIOS DE PESQUISA DAS LINHAS:

Ementa: O Seminário de Pesquisa objetiva a apresentação e discussão dos diferentes projetos de pesquisa dos mestrandos e será organizado e coordenado por dois docentes permanentes do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação – nível de Mestrado.

b.1. Seminário de Pesquisa EDUCAÇÃO, POLÍTICAS SOCIAIS E ESTADO

b.2 Seminário de Pesquisa HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO                        

b.3 Seminário de Pesquisa FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM

b.4 Seminário de Pesquisa ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

 

c) ATIVIDADES DE ORIENTAÇÃO I, II, III e IV

Ementa: As atividades de orientação compreendem os momentos de encontro e discussão entre orientadores e orientandos, visando o acompanhamento da pesquisa e elaboração da dissertação.

 

DISCIPLINAS ELETIVAS VINCULADAS AS RESPECTIVAS LINHAS DE PESQUISA: 

1. LINHA DE PESQUISA: EDUCAÇÃO, POLÍTICAS SOCIAIS E ESTADO

 Ementa da Linha: A linha de pesquisa Educação, Políticas Sociais e Estado articula estudos e pesquisas voltados para a compreensão das distintas dimensões teórico-práticas da Educação, a partir da análise dos fundamentos, funções e/ou ações do Estado e da sociedade civil nos diferentes campos das Políticas Sociais.

.

 - Disciplinas eletivas da Linha:

a) Disciplina: ANÁLISE COMPARATIVA DE ORGANIZAÇÕES: ESTADO, EMPRESA E ESCOLA

Ementa: Fundamentos Teóricos da Administração. As relações entre Estado, Empresa e Escola. A interconexão entre dominação e exploração no mundo contemporâneo.

.

b) Disciplina: ESTADO, ORGANISMOS INTERNACIONAIS E POLÍTICAS SOCIAIS

Ementa: Analisar as relações entre a política estatal e as proposições dos organismos internacionais para a formulação, a gestão e o financiamento das políticas sociais no Brasil.

.

c) Disciplina: POLÍTICAS SOCIAIS E POLÍTICA EDUCACIONAL NO BRASIL

Ementa: Análise da emergência das políticas sociais na Europa, em meados do século XIX, e das características assumidas pelas políticas sociais e educacionais no Brasil a partir da constituição do Estado burguês.

.

d) Disciplina: TRABALHO, ESTADO E EDUCAÇÃO

Ementa: Estudo das relações econômicas e políticas, a partir da compreensão das diferentes configurações do trabalho e do Estado no modo de produção capitalista. Apreensão das mediações entre as relações de produção no capitalismo e a prática social educacional.

.

e) Disciplina: ESTADO E GESTÃO DA EDUCAÇÃO

Ementa: Estudo das relações entre Estado, sociedade e instituições escolares nos processos de implantação e implementação de políticas de gestão da educação. Análise das concepções de descentralização, participação e autonomia presentes nas políticas educacionais brasileiras, a partir da compreensão do papel e da função do Estado capitalista.

.

f) Disciplina: PARTIDOS POLÍTICOS E EDUCAÇÃO

Ementa: Estudo das concepções de educação presentes nos programas dos partidos políticos. Análise das matrizes teóricas e ideológicas que dão sustentação aos partidos políticos e sua práxis como agentes educativos

 

 

2. LINHA DE PESQUISA: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

-  Ementa da Linha: A Linha de Pesquisa articula estudos e pesquisas que abordam a educação escolar e não escolar, a constituição e análise dos fenômenos educacionais, a partir de uma perspectiva histórica.

 

- Disciplinas eletivas da Linha:

a) Disciplina: EDUCAÇÃO, HISTÓRIA, E PRÁTICAS CULTURAIS

Ementa: Discussão de propostas teórico-metodológicas do campo da história cultural e seus desdobramentos para a pesquisa em História da Educação. História e memória de instituições escolares e não escolares, de educadores e de práticas educativas.

.

b) Disciplina: FUNDAMENTOS HISTÓRICOS DA EDUCAÇÃO

Ementa: Estudo dos fundamentos históricos da educação e das práticas educativas no processo de produção da vida humana. O processo de construção da escola pública brasileira. Fundamentos, idéias e concepções políticas, administrativas e pedagógicas dos diferentes projetos educativos.

.

c) Disciplina: ELEMENTOS HISTÓRICOS SOBRE A ESCOLA PÚBLICA

Ementa: Análise dos elementos históricos acerca da constituição da escola pública a partir de fontes, do pensamento educacional, das políticas e ações do Estado e da sociedade civil no conjunto das suas multideterminações, desdobramentos, contradições e conflitos no interior da sociedade de classes.

.

d) Disciplina: O ESTADO E A EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA DO LIBERALISMO E DO MARXISMO

Ementa: Esta disciplina tem por objeto o estudo e a análise da teoria da organização do Estado moderno e da Educação compreendendo sua gênese, sua função, sua história, suas contradições e implicações sociais dentro das perspectivas do liberalismo e do marxismo.

.

e) Disciplina: CULTURA POLÍTICA, AUTORITARISMO E EDUCAÇÃO

Ementa: O conceito de cultura e de cultura política. Abordagens sobre a política cultural estatal e o Estado autoritário brasileiro. O consumo cultural e sua faceta de portador de um discurso educativo.

 

f) Disciplina: EPISTEMOLOGIA DO CONHECIMENTO E PROCESSOS EDUCATIVOS

Ementa: Analise do saber local e do conhecimento não escolar; das articulações possíveis entre conhecimento tradicional e saber escolar para os processos de ensino formal; das discussões sobre saber tradicional como caminho metodológico para compreender rupturas entre concepções moderna e contemporânea nas questões de aprendizagem e ensino.

 

g) Disciplina: TEORIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO NA HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA

Ementa: Estudo, análise e conhecimento das teorias clássicas da organização social, tanto de transformação histórica como de reprodução das relações culturais, políticas e econômicas. Estudo e análise das relações entre as concepções de educação e de sociedade na sociedade contemporânea.

 

3. LINHA DE PESQUISA:  FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM

-  Ementa da Linha: Formação e atuação de professores nos diferentes níveis e modalidades da Educação Básica e da Educação Superior. Processos de ensino e de aprendizagem nas diferentes áreas do conhecimento.

 

- Disciplinas eletivas da Linha:

a) Disciplina: EDUCAÇÃO ESPECIAL E PROCESSOS INCLUSIVOS

Ementa: Estudo sobre a educação especial e os sujeitos do processo inclusivo no contexto da educação, integrando as dimensões sócio-históricas e culturais como instrumentos de mediação. As políticas de inclusão para o ensino superior e as diferentes implicações sociais.

 

e) Disciplina: APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO: OS DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO

Ementa: Aprendizagem e desenvolvimento. O fracasso no aprendizado escolar produzido pela escola. A patologização da não-aprendizagem. Distorções no processo avaliativo.

 

f) Disciplina: ESTADO E POLÍTICAS DE FORMAÇÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

Ementa: Estudo analítico das políticas públicas para a Educação Superior e suas implicações institucionais e pedagógicas na organização curricular das IES, com vista à formação profissional de docentes e não-docentes.

 

g) Disciplina: POLÍTICAS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL: CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM E O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM

Ementa: Concepções de linguagem, processo ensino-aprendizagem e as políticas educacionais para o Ensino Fundamental no Brasil.

 

h) Disciplina: AÇÃO DOCENTE UNIVERSITÁRIA: CONCEPÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS

Ementa: Estudo das concepções históricas de universidade e suas implicações para a prática docente. Análise das políticas públicas para a formação de professores para a educação superior e seus desdobramentos institucionais e pedagógicos, numa perspectiva teórico-metodológica da ação docente na universidade contemporânea.

 

i)    Disciplina: DIDÁTICA E VIOLÊNCIA ESCOLAR

Ementa: Estudo das modulações históricas e sociais da violência e das contribuições da didática no enfrentamento de episódios violentos no espaço escolar.

 

4. LINHA DE PESQUISA: ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

Ementa da linha: Conhecimento em Ciências e Matemática; processos de ensino e de aprendizagem em Ciências e Matemática em espaços formais e não-formais; formação e atuação de professores em Ciências e Matemática; currículos de Ciências e Matemática; Ciência, tecnologia e sociedade.

 

- Disciplinas eletivas da Linha:

a) Disciplina: A ESCOLA E A FORMAÇÃO DA CULTURA CIENTÍFICA

Ementa: A difusão da Ciência, seus vínculos com a cidadania e a tecnologia. A cultura científica e a escola. A cultura científica no processo de ensino e aprendizagem de Ciências e suas inter-relações com as demais culturas presentes na escola. Estudo de metodologias com potencial de incentivar a formação da cultura científica.

 

b) Disciplina: ÉTICA, CIÊNCIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Ementa: O papel da Ética para o homem e para a sociedade. Ética, Ciência e Religião na produção do conhecimento. Religião e Ciência. A Ética, a Ciência e a Religião nos processos de formação e atuação de professores.

 

c) Disciplina: NATUREZA DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO E ENSINO DE CIÊNCIAS NO CONTEXTO ESCOLAR

Ementa: A relação entre a História da Ciência e o Ensino de Ciências. A reflexão sobre a natureza do conhecimento científico e seu papel no contexto escolar

d) Disciplina: ARTICULAÇÕES TEÓRICAS ENTRE MATEMÁTICA, ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Ementa: Aspectos históricos e culturais da Matemática e as Ciências Naturais. Matemática e Sociedade. Matematização da Natureza. Vínculos entre Ensino de Ciências Naturais, Matemática e as Ciências Humanas. Aspectos da Filosofia Matemática.

 

e) Disciplina: DIDÁTICA DAS CIÊNCIAS

Ementa: O surgimento da didática das ciências como campo de pesquisa. Subsídios teóricos da área de pesquisa da Didática das Ciências. Relações entre professor, aluno, conhecimento e recursos didáticos.

 

f) Disciplina: A EDUCAÇÃO EM ESPAÇOS NÃO-FORMAIS E A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA

Ementa: Popularização da Ciência e divulgação científica. Cultura científica. Educação formal, não formal e informal e a escola. O gênero do discurso da divulgação científica.