Histórico

A proposta do Programa de Mestrado em Educação integra o movimento de consolidação institucional da UNIOESTE, uma universidade multicampi (Cascavel, Toledo, Foz do Iguaçu, Marechal Cândido Rondon e Francisco Beltrão, com extensões em Santa Helena, Medianeira e Palotina), que abrange as regiões oeste e sudoeste do Paraná, sendo a única instituição estadual de ensino superior (IEES) da região.

O início da oferta do curso de Mestrado em Educação da UNIOESTE significa, fundamentalmente, a criação da primeira oportunidade concreta de qualificação profissional, além da graduação e da pós-graduação lato sensu, para os professores dos diferentes níveis de ensino da região e demais interessados, promovendo, dessa forma, a produção de estudos e pesquisas no campo da Educação, atendendo demandas e necessidades das regiões oeste e sudoeste do Paraná.

Os estudos e pesquisas vinculados ao Programa têm como ponto comum a compreensão do fenômeno educacional de forma indissociada de seus fundamentos e das relações sociais que o sustentam. A partir desse pressuposto estão definidas a área de concentração e a linha de pesquisa, apresentadas a seguir.

O Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação - Nível de Mestrado foi recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) em julho de 2006, recebendo nota 3, conforme Ofício nº 445-11/2006/CTC/CAPES.

Objetivo do Programa:

O principal objetivo do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação da UNIOESTE é a formação de profissionais qualificados para a pesquisa e para a docência no campo da Educação, capazes de produzir conhecimentos teórico-práticos acerca do fenômeno educativo em suas relações com a Sociedade e o Estado. Em termos formais e curriculares, o objetivo do Mestrado em Educação é atribuir o grau de Mestre em Educação aos pós-graduandos que cumprirem os requisitos estabelecidos no regimento do Programa, dentre os quais se destacam o cumprimento do número mínimo de créditos em disciplinas, seminário de pesquisa e atividades de orientação, a submissão a um exame de qualificação e a defesa pública da Dissertação.

Carga horária total: 840 horas aulas = 56 créditos

Número de vagas:  definidas anualmente pelo Colegiado

Duração do Curso: 24 meses (2 anos) - Regime Semestral 

Sistema Acadêmico: aulas presencias e realizadas no período da manhã e tarde.