Linhas de Pesquisa

LINHAS DE PESQUISA DO PROGRAMA 
 

 1.1 LINHA DE PESQUISA: EDUCAÇÃO, POLÍTICAS SOCIAIS E ESTADO

 

a) Ementa:A linha de pesquisa Educação, Políticas Sociais e Estado articula estudos e pesquisas voltados para a compreensão das distintas dimensões teórico-práticas da Educação, a partir da análise dos fundamentos, funções e/ou ações do Estado e da sociedade civil nos diferentes campos das Políticas Sociais.

 

b) Temáticas de estudos e pesquisas:

1) Educação, políticas de formação, gestão do trabalho e Estado;

2) Educação, história e poder nas instituições estatais e sociais;

3) Estado, Organismos Internacionais e políticas sociais.

 

c) Objetivos:

1) Refletir sobre a educação, políticas de formação e a gestão do trabalho nas dimensões que se vinculam com as ações e/ou funções do Estado e das instituições bilaterais/multilaterais e sociais;

2) Analisar as políticas sociais e os Organismos Internacionais nas dimensões que se vinculam com as ações e/ou funções do Estado e das instituições bilaterais/multilaterais e sócio-educativas;

3) Examinar a Educação, a história e o poder nas instituições estatais e sociais nas dimensões que se vinculam com as ações e/ou funções do Estado e das instituições sócio-educativas e políticas.

 

d) Docentes da linha:

- Adrian Alvarez Estrada;

- Francis Mary Guimarães Nogueira;

-  Ireni Marilene Zago Figueiredo;

- Isaura Monica Souza Zanardini;

- Liliam Faria Porto Borges;

- Roberto Antonio Deitos. 

 

1.2 LINHA PESQUISA: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

 

a) Ementa: A Linha de Pesquisa articula estudos e pesquisas que abordam a educação escolar e não escolar, a constituição e análise dos fenômenos educacionais, a partir de uma perspectiva histórica.

 

b) Temáticas de estudos e pesquisas:

1) História e Historiografia da Educação;

2) Questões teórico-metodológicas da História da Educação e do Ensino de História;

3) Cultura e História na História da Educação.

 

c) Objetivos:

1) Investigar os fenômenos educativos, escolares e não escolares, a partir de uma perspectiva histórica;

2) Analisar as relações entre Cultura, História e Educação;

3) Levantar e analisar as fontes educacionais;

 

d) Docentes da linha:

- Alexandre Felipe Fiuza;

- Aparecida Favoreto;

- José Carlos dos Santos

- João Carlos da Silva;

- Maria Inalva Galter;

- Paulino José Orso;

 

1.3 LINHA DE PESQUISA: FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PROCESSOS DE ENSINO

E DE APRENDIZAGEM   

 

a) Ementa:  Formação e atuação de professores nos diferentes níveis e modalidades da Educação Básica e da Educação Superior. Processos de ensino e de aprendizagem nas diferentes áreas do conhecimento.

 

b) Temáticas de estudos e pesquisas:

1) Formação de professores;

2) Processos de ensino e de aprendizagem em áreas específicas do conhecimento;

3) Currículo, planejamento e avaliação.

 

c) Objetivos:

1) Investigar o processo de formação e a prática pedagógica de professores nas diversas áreas do conhecimento e diferentes níveis e modalidades da educação;

2) Pesquisar os processos de ensino e de aprendizagem e as diferentes abordagens epistemológico-metodológicas;

3) Estudar os múltiplos elementos dos processos de currículo, planejamento e avaliação nos diferentes níveis e modalidades da educação.

 

d) Docentes:

- Carmen Célia Barradas Correia Bastos;

- Elisabeth Rossetto;

- Ivete Janice de Oliveira Broto;

- Maria Lídia Sica Symanski.

- Tania Maria Rechia Schroeder.

 

 

LINHA DE PESQUISA: ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA          

 

a)  Ementa: Conhecimento em Ciências e Matemática; processos de ensino e de aprendizagem em Ciências e Matemática em espaços formais e não-formais; formação e atuação de professores em Ciências e Matemática; currículos de Ciências e Matemática; Ciência, tecnologia e sociedade

 

b) Temáticas de estudos e pesquisas:

1)    História, Filosofia e Epistemologia da Ciência e da Matemática;

2)    Currículo e Educação Científica

3)    Didáticas, Metodologias e recursos no ensino de Ciências e Matemática;

4)    Cultura, linguagem e divulgação científica;

5)    Formação de professores em Ciências e Matemática.

 

c) Objetivos:

1.    Investigar a formação de professores para o ensino em Ciências e Matemática nos diversos níveis e modalidades da educação;

2.    Pesquisar aspectos filosóficos, históricos, epistemológicos e culturais do conhecimento científico e matemático, bem como sua inserção nos currículos da educação;

3.    Estudar processos de ensino e de aprendizagem em Ciências e Matemática concernentes às didáticas, linguagens e metodologias;

4.    Investigar interfaces entre conhecimento científico, tecnológico, políticas públicas e percepção da Ciência.

 

- Docentes: 

- Dulce Maria Strieder;

- Fernanda Aparecida Meglhioratti;

- Lourdes Aparecida Della Justina;

- Márcia Borin da Cunha;

- Tiago Emanuel Klüber;

- Vilmar Malacarne.