Disciplinas e Ementas

DISCIPLINAS DE FUDAMENTAÇÃO – MESTRADO

 

Disciplinas

Créditos

Carga horária

Alfabetização e Letramento

Obs.: Obrigatória para as Linhas de Pesquisa.

Ementa: Discussão sobre a relação entre Alfabetização e Letramento como processo contínuo e seus desdobramentos no Ensino Fundamental. Avaliação das propostas da Escola e de sua pedagogia de inclusão. Níveis de alfabetismo. Analfabeto funcional. O papel das políticas afirmativas.

02

30 h/a

Elaboração de Projetos e Tecnologia Educacional

Obs.: Obrigatória para as Linhas de Pesquisa.

Ementa: Letramento científico do docente e elaboração de projetos educacionais. Fundamentos para apropriação das TICs. Embasamento para o desenvolvimento de competências específicas em postagem, representação e recuperação de informação na WEB em plataforma da UAB, MOODLE e outras.

02

30 h/a

 

 

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS  – MESTRADO

 

Disciplinas

Créditos

Carga horária

Fonologia, Variação e Ensino

Obs.: Obrigatória para as Linhas de Pesquisa.

Ementa: Revisão dos conceitos fundamentais para os estudos fonéticofonológicos. Estudo de processos fonológicos com ênfase na realidade da escrita e da oralidade de alunos do Ensino Fundamental. Subsídios teóricos para explicar processos fonológicos que envolvam os usos linguísticos nas modalidades falada e escrita. Proposições metodológicas para elaboração de material didático.

03

45 h/a

Texto e Ensino

Obs.: Obrigatória para as Linhas de Pesquisa.

Ementa: Estudo da organização do texto e sua relação com as condições de produção. Plurissemiose e hipertexto na textualização e produção de sentidos. Avaliação do papel do texto nas aulas de Língua Portuguesa. Proposições metodológicas para elaboração de material didático.

03

45 h/a

Gramática, Variação e Ensino

Obs.: Obrigatória para as Linhas de Pesquisa.

Ementa: Avaliação de gramáticas pedagógicas. Análise epilinguística e metalinguística considerando os fenômenos gramaticais mais produtivos e mais complexos na ampliação da competência comunicativa dos alunos na escuta, na leitura e na produção de textos orais e escritos. Proposições metodológicas para elaboração de material didático.

03

45 h/a

Aspectos sociocognitivos e metacognitivos da leitura e da escrita

Obs.: Obrigatória para as Linhas de Pesquisa.

Ementa: sociocognitivos relacionados à aquisição da linguagem e ao aprendizado e desenvolvimento da leitura e da escrita. Reflexão sobre a articulação entre as abordagens cognitivas da leitura e da escrita e as pesquisas sobre letramento. Elaboração de didáticas para o ensino de Língua Portuguesa com base na construção sociocognitiva do significado relacionada ao trato com textos orais e escritos.

03

45 h/a

Leitura do texto literário

Obs.: Obrigatória para as Linhas de Pesquisa.

Ementa: Concepção de literatura e seu ensino. O ensino da literatura como experimentação: entre a leitura e a crítica. Processos de hibridização dos gêneros. O livro e o leitor: prazer e conhecimento. Práticas pedagógicas direcionadas à formação do leitor do texto literário. Proposições metodológicas para elaboração de material didático.

03

45 h/a

 

DISCIPLINAS ELETIVAS  – MESTRADO

 

Disciplinas

Créditos

Carga horária

Linguagem, Práticas Sociais e Ensino

Ementa: Bases epistemológicas relativas à definição do conceito de linguagem como prática discursiva. Princípios e procedimentos de análise dos discursos. Estudo de práticas discursivas em diversos contextos escolares e não escolares. Proposições metodológicas para elaboração de material didático.

03

45 h/a

Função Sociossimbólica da Linguagem

Ementa: Competências plurilíngue e pluricultural em contexto escolar. Padronização e vernacularização: atitude, estilo, registro, crença e identidade. O imaginário coletivo e seu impacto em relação à escola. Proposições metodológicas para elaboração de material didático.

03

45 h/a

Práticas de Oralidade e Práticas Letradas do 1º ao 5º ano

Ementa: Orientações teórico-metodológicas para as práticas de produção de texto, onsiderando-se as interações sociais. Reconhecimento de textos e/ou unidades linguísticas. Integração dos conhecimentos da fala no processo de aprendizagem da escrita. Estudo das fases iniciais de desenvolvimento de monitoramento estilístico-contextual. Produção oral e escrita de textos de gêneros previstos nos PCN.

03

45 h/a

Práticas de Oralidade e Práticas Letradas do 6º ao 9º ano

 

Ementa: Orientações teórico-metodológicas para as práticas de produção de texto, considerando-se as interações sociais. Reconhecimento de textos e/ou unidades linguísticas. Integração dos conhecimentos da fala no processo de aprendizagem da escrita. Estudo das fases iniciais de desenvolvimento de monitoramento estilístico-contextual. Produção oral e escrita de textos de gêneros previstos nos PCN.

03

45 h/a

Erros de Decodificação na Leitura: Rotas e Graus de Atipicidade dos Sujeitos

 

Ementa: Conceituação de erro na leitura oral. Avaliação da dupla rota: fonológica e lexical. Distinção entre marcas dialetais e erros propriamente ditos. Resultados distintos de leitura em sujeitos de desenvolvimento típico e atípico. Níveis de fluência. Proposições metodológicas para elaboração de material didático.

03

45 h/a

Erros de Escrita: Previsibilidade e Atipicidade

 

Ementa: Erro, variação, desvio e inadequação. Modos pedagógicos distintos para lidar com os erros de escrita. Integração dos conhecimentos da oralidade na escrita. Proposições metodológicas para elaboração de material didático.

03

45 h/a

Estratégias do Trabalho Pedagógico com a Leitura e a Escrita

 

Ementa: Caracterização de classes heterogêneas. Administração do piso conversacional em sala de aula. Protocolos de práticas de andaimagem/mediação e de pistas de contextualização. Exercícios para o desenvolvimento da consciência das unidades fonológicas, morfológicas, sintáticas e textuais. Marcas de pontuação como indicadores sintagmáticos, prosódicos e informacionais. Proposições metodológicas para elaboração de material didático.

03

45 h/a

Ensino da escrita, didatização e avaliação

 

Ementa: Análise dos documentos oficiais orientadores da produção textual e sua adequação à sala de aula. Elaboração de descritores de avaliação de textos de alunos. Prática de análise linguística e reescritura de textos. Protocolos para docência. Proposições metodológicas para elaboração de material didático.

03

45 h/a

Gêneros discursivos/textuais e práticas sociais

 

Ementa: Os gêneros do discurso/textuais nos estudos contemporâneos da linguagem. Procedimentos analíticos. Os gêneros no ensino e aprendizagem da escuta, da leitura e da produção de textos. Proposições metodológicas para elaboração de material didático.

03

45 h/a

Literatura infanto-juvenil

 

Ementa: Considerações sobre a especificidade da literatura infantil. Relação texto e ilustração. Memória e formas de narrar no passado e no presente. Literatura e performance: gêneros orais e gestualidade. Aproximações entre poesia e infância. O clássico em adaptação e transcriação. Experiência estética e afetividade na infância e na adolescência. Proposições metodológicas para elaboração de material didático.

03

45 h/a

Literatura e ensino

 

Ementa: Concepções de literatura e ensino. Apreensão do literário: modelos redutores vs. crítico-criativos e suas repercussões na educação literária. O ensino da literatura no Ensino Fundamental. A literatura na construção de um sujeito agente de conhecimento. O professor de literatura no contexto sociocultural. Elaboração de projetos vinculados ao ensino da literatura no material didático e na prática docente.

03

45 h/a

Produção de material didático para o ensino de língua portuguesa como adicional

 

Ementa: Bases teóricas e metodológicas na produção de material didático. Materiais impressos e digitais. O lugar da língua materna no material didático de ensino de língua adicional. Produção e avaliação de material didático.

03

45 h/a

 

As disciplinas eletivas são comuns às duas linhas de pesquisa do Programa e os discentes poderão cursá-las independente da linha de vínculo.