Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino (PPGEn) – Nível Mestrado

Área de Concentração: Ciências, Linguagens, Tecnologias e Cultura

Linhas de Pesquisa:

- Ensino em Ciências e Matemática

- Ensino em Linguagens e Tecnologias

Conceito CAPES - Atual: 3

 


 
O Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino (PPGEn) – Nível Mestrado, ao abarcar a pesquisa teórico-prática, nos diversos níveis e modalidades de ensino, possibilitará uma visão integradora da educação, que em geral não é vislumbrada na atual organização política de avaliação em larga escala e descentralização. Esta visão se torna mais difícil nas políticas educacionais descentralizadas, caracterizadas pela organização do ensino em regime de colaboração entre união, estados e municípios. Na educação pública do Estado do Paraná, tal política resulta na divisão entre educação infantil e anos iniciais, ofertadas pelos municípios, e anos finais do ensino fundamental e ensino médio, ofertados pelo Estado.
 

São objetivos do Programa:

  • Qualificar profissionais para a atuação em pesquisa no ensino, em contexto multiétnico e plurilinguístico;
  • Fomentar a pesquisa no ensino de ciências, linguagens e tecnologias;
  • Capacitar docentes para a atuação no ensino superior, institutos de pesquisas e assessorias técnico-científicas;
  • Promover o intercâmbio com os países vizinhos, Argentina e Paraguai, com o objetivo de investigar as peculiaridades do ensino na tríplice fronteira, com vistas à elaboração conjunta de práticas educacionais, curriculares e de formação inicial e continuada de professores, adaptadas a essa realidade;
  • Formar um profissional com base teórica sólida e integradora para atuação em diferentes desafios encontrados na sala de aula;
  • Formular estratégias didáticas para contemplação do conteúdo/método/aprendizagem nas áreas de Tecnologias, Linguagem, Matemática e Ciências tendo como horizonte o sucesso escolar em tais áreas;
  • Analisar, selecionar e avaliar alternativas didáticas, inclusive as que implicam o domínio das tecnologias digitais;
  • Contribuir para firmar uma tradição de estudos e pesquisas na área de ensino nos diferentes níveis da Educação Básica e compreender a relação entre a produção de conhecimentos científicos e as possibilidades de intervenção na realidade;
  • Desenvolver condutas que visem a formação profissional reflexiva do professor como agente de mudanças.

 

O profissional a ser formado é o professor de educação básica e superior que investigue questões atinentes ao ensino de ciências, matemática, linguagens e tecnologias e seja comprometido com a melhoria da qualidade da educação.


Primeira Reunião do Curso Corpo Docente do PPGE e Direção do Centro de Educação e Letras

 

Inscrições

ATENÇÃO

PUBLICADO NOVO EDITAL DE PRORROGAÇÃO DE PRAZO

DE INSCRIÇÕES PARA ALUNO 

ESPECIAL PARA O 2º SEMESTRE 2017

PRORROGAÇÃO DE PRAZO 0010/2017-PPGEn.pdf

 

ATENÇÃO

PUBLICADO NOVO EDITAL PARA ALUNO 

ESPECIAL PARA O 2º SEMESTRE 2017

Edital_09_2017_Inscricoes_Aluno_Especial_2º_semestre_2017.pdf