Estrutura

ESTRUTURA FÍSICA DO MESTRADO/DOUTORADO EM RECURSOS PESQUEIROS E ENGENHARIA DE PESCA

O Programa de Pós-Graduação em Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca conta com uma estrutura física compreendendo salas da Secretaria e Coordenação do Programa, salas de aula, sala de estudo e laboratórios de pesquisa e ensino dos cursos de Engenharia de Pesca, Zootecnia e Ciências Biológicas, como também dos grupos de pesquisa, para desenvolvimento das dissertações:

1) Laboratório de Bioquímica e Microbiologia

2) Laboratório de Zoologia e Parasitologia

3) Laboratório de Tecnologia de Alimentos

4) Laboratório de Reprodução e Genética Animal

5) Laboratório de Anatomia e Fisiologia Animal

6) Laboratório de Tecnologia do Pescado

7) Laboratório de Aqüicultura

8) Laboratório de Botânica e Ecologia Aquática

9) Laboratório de Limnologia

10) INPAA

11)  Centro de Piscicultura, área total de 3.262.66 m2, com o Centro de Nutrição,área de 557,63 m2.

O Programa também dispõe de estruturas para o desenvolvimento de pesquisas e realização de aulas no Centro de Pesquisas em Aqüicultura Ambiental-Toledo, com as seguintes instalações:

33 viveiros de 200 m2;

01 viveiro de 1000 m2;

03 viveiros de 800 m2;

40 tanques de 12 m2;

16 tanques de 16 m2;

01 Laboratório de Ecotecnologia e Biomanipulação;

01 Laboratório de Carcinicultura de Água Doce;

01 Laboratório de Tecnologia da Reprodução Aplicada aos Animais Aquáticos Cultiváveis.

RECURSOS DE INFORMÁTICA

Laboratório de Informática Docente/Pesquisa:

14 computadores com acesso a internet;

2 impressoras;

2 scanners;

Laboratório de Informática Discente:

19 computadores com acesso a internet;

2 impressoras

Atualmente, os recursos de informática do Programa vêm sendo ampliados a partir de recursos de convênios e financiamentos da Fundação Araucária, com aquisição de computadores e softwares estatísticos. Além disso,A UNIOESTE oferece acesso a internet via rede sem fio.

BIBLIOTECA

A Biblioteca conta com uma rede de informática integrada às bibliotecas dos Campi da UNIOESTE (Cascavel, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Marechal Cândido Rondon e Toledo), com um sistema de busca e empréstimo interbibliotecas. Atualmente, as bibliotecas estão interligadas pelo sistema Pergumus, facilitando a consulta e empréstimos de livros. Encontra-se também, em implantação pelo sistema, a disponibilidade de consulta do acervo bibliográfico de todas as bibliotecas pela Home Page da Instituição. Além disso, contamos com acesso à Base de dados do Portal da Capes on-line, acesso à Base SciFinder Scholar (CAS Chemical Abstracts), Biblioteca Digital - BDTD, Comutação bibliográfica, acesso à base de dados de teses, dissertações, monografias, correção /ou orientação na elaboração de referências e salas de estudo.

A Biblioteca doCampusde Toledo conta corn um total de 10.450 títulos e 16.029 volumes, sendo que na Área de Recursos Pesqueiros, Engenharia de Pesca e área afins, estão catalogados 1.715 títulos e 2.832 volumes. Em termos de periódicos, a biblioteca possui a assinatura de 26 periódicos relacionados à área de Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca.