Estágio em Docência

O Estágio em Docência é uma atividade de caráter obrigatório para todos os discentes regulares do Programa.

Por se tratar de atividade curricular, a participação dos discentes de pós-graduação no estágio em docência não cria vínculo empregatício, nem é remunerada.

Para realização do Estágio em Docência o discente deverá ter um SUPERVISOR DE ESTÁGIO, que é o docente da disciplina em que o estágio será efetuado. Eventualmente o orientador poderá também ser o supervisor quando ele for o docente titular da disciplina indicada para o Estágio em Docência.

Caberá ao professor SUPERVISOR DO ESTÁGIO acompanhar, orientar e avaliar o discente, emitindo relatório final da atividade em formulário específico contendo a avaliação de desempenho do discente do mestrado.

Caberá ao ORIENTADOR submeter ao Colegiado do PCF o pedido de Estágio em Docência ao Colegiado de Graduação

O Estágio em Docência poderá ser realizado na UNIOESTE ou em outra instituição, de acordo com indicação do orientador.

 

O processo de solicitação do estágio em docência seguirá os passos a seguir:

  1. O orientador deverá preencher e assinar junto com o aluno o FORMULÁRIO DE SOLICITAÇÃO DE ESTÁGIO EM DOCÊNCIA juntamente com o PLANO DE TRABALHO elaborado em conjunto e assinado pelo SUPERVISOR DE ESTÁGIO 
  2. O pedido de estágio será submetido via Protocolo para aprovação pelo Colegiado do curso de graduação onde o estágio será realizado.
  3. Após aprovação da Solicitação de Estágio toda documentação deverá ser encaminhada ao Colegiado do PCF para aprovação e homologação em Reunião Colegiada. Após homologação o Estágio poderá ser realizado.
  4. Após realização do Estágio deverá ser elaborado um Relatório Final do Estágio em Docência (Área de FORMULÁRIOS), devidamente assinado pelo orientador, supervisor e discente, constando as atividades realizadas e a nota obtida na atividade. Este relatório deverá ser devidamente protocolado e será aprovado e homologado em Reunião Colegiada.

 

As atividades do estágio em docência podem incluir:

  1. atividades de docência
  2. elaboração de materiais didáticos
  3. co-orientação de iniciação científica (IC)
  4. Outras atividades relacionadas a ensino, desde que determinadas e supervisionadas pelo docente da disciplina, em comum acordo com o orientador.

No caso de reprovação no estágio em docência o discente deve cursar a disciplina novamente no semestre seguinte.

 

O ESTÁGIO EM DOCÊNCIA está organizado com os seguintes critérios:

- A duração mínima do Estágio é de um semestre, com carga-horária máxima semanal de quatro horas-aula, que devem totalizar 30 horas-aula (dois créditos);

- Um total de 12 horas de atividade serão dedicadas ao estudo de fundamentos de docência no Ensino Superior. As demais 18 horas serão aplicadas em atividades docentes determinadas no Plano de Trabalho;

- O fechamento da atividade de Estágio no sistema stricto, bem como a emissão de certificados aos supervisores docentes que participarem desta atividade é da Coordenação do Curso;

IMPORTANTE: o discente que comprovar experiência na docência em Instituições Públicas ou Privadas de Ensino Superior em Ciências Farmacêuticas ou áreas afins pode solicitar dispensa do estágio usando o Formulário Geral de Requisições acadêmicas disponível na Área de FORMULÁRIOS, anexada a comprovação da atividade, o qual será avaliado pelo Colegiado do Programa, recebendo os créditos referentes à disciplina, caso aprovado.