Estágio em Docência

O Estágio em Docência é uma atividade de caráter obrigatório para todos os discentes regulares do Programa.

Por se tratar de atividade curricular, a participação dos discentes de pós-graduação no estágio em docência não cria vínculo empregatício, nem é remunerada.

Para realização do Estágio em Docência o discente deverá ter um SUPERVISOR DE ESTÁGIO, que é o docente da disciplina em que o estágio será efetuado. Eventualmente o orientador poderá também ser o supervisor quando ele for o docente titular da disciplina indicada para o Estágio em Docência.

Caberá ao professor SUPERVISOR DO ESTÁGIO acompanhar, orientar e avaliar o discente, emitindo relatório final da atividade em formulário específico contendo a avaliação de desempenho do discente do mestrado.

Caberá ao ORIENTADOR submeter ao Colegiado do PCF o pedido de Estágio em Docência ao Colegiado de Graduação

O Estágio em Docência poderá ser realizado na UNIOESTE ou em outra instituição, de acordo com indicação do orientador.

 

O processo de solicitação do estágio em docência seguirá os passos a seguir:

  1. O orientador deverá preencher e assinar junto com o aluno o FORMULÁRIO DE SOLICITAÇÃO DE ESTÁGIO EM DOCÊNCIA juntamente com o PLANO DE TRABALHO elaborado em conjunto e assinado pelo SUPERVISOR DE ESTÁGIO 
  2. O pedido de estágio será submetido via Protocolo para aprovação pelo Colegiado do curso de graduação onde o estágio será realizado.
  3. Após aprovação da Solicitação de Estágio toda documentação deverá ser encaminhada ao Colegiado do PCF para aprovação e homologação em Reunião Colegiada. Após homologação o Estágio poderá ser realizado.
  4. Após realização do Estágio deverá ser elaborado um Relatório Final do Estágio em Docência (Área de FORMULÁRIOS), devidamente assinado pelo orientador, supervisor e discente, constando as atividades realizadas e a nota obtida na atividade. Este relatório deverá ser devidamente protocolado e será aprovado e homologado em Reunião Colegiada.

 

As atividades do estágio em docência podem incluir:

  1. atividades de docência
  2. elaboração de materiais didáticos
  3. co-orientação de iniciação científica (IC)
  4. Outras atividades relacionadas a ensino, desde que determinadas e supervisionadas pelo docente da disciplina, em comum acordo com o orientador.

No caso de reprovação no estágio em docência o discente deve cursar a disciplina novamente no semestre seguinte.

 

O ESTÁGIO EM DOCÊNCIA está organizado com os seguintes critérios:

- DISCIPLINA ESTÁGIO EM DOCÊNCIA I - 01 crédito (15 horas) - com carga-horária semanal de quatro horas-aula, consiste no preparo do estudante para realização das atividades do estágio em sala e preparo da documentação para a realização do estágio;

Atividades dedicadas ao estudo de fundamentos de docência no Ensino Superior.

- DISCIPLINA ESTÁGIO EM DOCÊNCIA II - 01 crédito (15 horas) - com carga-horária semanal de quatro horas-aula. Consiste na realização de atividades de docência em sala de aula de acordo com aquelas determinadas juntamente com o docente supervisor da disciplina no Plano de Trabalho do estágio;

IMPORTANTE: o discente que comprovar experiência na docência em Instituições Públicas ou Privadas de Ensino Superior em Ciências Farmacêuticas ou áreas afins pode solicitar dispensa do estágio usando o Formulário Geral de Requisições acadêmicas disponível na Área de FORMULÁRIOS, anexada a comprovação da atividade, o qual será avaliado pelo Colegiado do Programa, recebendo os créditos referentes à disciplina, caso aprovado.