Linhas de Pesquisa

Desenvolvimento Econômico e Dinâmicas Territoriais

Desde a Antiguidade, a Geografia teve desdobramentos que culminaram em sua sistematização como ciência, centrada na racionalidade moderna, a partir do final do século XVIII. Com isso, a Geografia tem mudanças profundas no nível do pensamento e da produção do conhecimento, substantivadas por distintas interpretações da região, da paisagem, do espaço geográfico, do território e do lugar. A partir de meados do Século XX, propiciam-se condições para a efetivação de diferentes abordagens e concepções, contemplando-se formas e conteúdos e as distintas dimensões sociais dos processos geográficos.

Nesse sentido, esta linha de pesquisa favorece tanto a reflexão sobre elementos filosóficos da Ciência Moderna, como de procedimentos para a pesquisa em estudos regionais e territoriais em Geografia; da organização do espaço econômico, das principais modificações no mundo do trabalho; da produção do espaço urbano e regional, com seus agentes e processos característicos e da dinâmica agrária e movimentos sociais, orientando e instrumentalizando o pós-graduando a elaborar projetos, efetivar a pesquisa e a descrever, analisar e interpretar fenômenos e processos territoriais.

Docente Permanente IES de Titulação Área de Titulação
Dr. Fernando dos Santos Sampaio Universidade de São Paulo Geografia
Dr. Marlon Clovis Medeiros  Universidade de São Paulo  Geografia
Dra. Roselí Alves dos Santos  Universidade Estadual Paulista - Presidente Prudente  Geografia
Docente Colaborador IES de Titulação Área de Titulação
Dra. Silvia Regina Pereira  Universidade Estadual Paulista - Presidente Prudente Geografia

 

Dinâmica, Utilização e Preservação do Meio Ambiente

Atualmente, com a emergência da temática ambiental, fruto dos problemas da expansão da sociedade industrial em que vivemos, as discussões vinculadas à relação sociedade-natureza tornam-se fundamentais. Nesta perspectiva uma importante contribuição advém da ciência geográfica. Os estudos ambientais derivados da produção da ciência básica e, portanto, dos levantamentos empíricos e suas respectivas análises, subsidiam a compreensão dos problemas suscitados pela ação antrópica. É comum entre pesquisadores da geografia buscar o entendimento da dinâmica do meio físico como subsidio para as discussões acerca da utilização e preservação do meio ambiente.

Neste sentido, a presente linha de pesquisa possibilita a efetiva realização de estudos que tratem de temáticas como: identificação de unidades de análise e fatores de evolução da paisagem; a gênese e evolução dos solos; os processos morfogenéticos; processos hidrológicos, uso e manejo de recursos hídricos; e a representação espacial com enfoque na educação ambiental. Tais temas permitem a compreensão da dinâmica ambiental como subsídio à utilização e preservação do meio ambiente. Além disso, apontam alguns caminhos e perspectivas em sentido mais amplo, vinculadas ao desenvolvimento econômico e territorial, tornando-se apropriada para a demanda inter-disciplinar que advém da temática ambiental.

Docente Permanente IES de Titulação Área de Titulação
Dr. Julio Cesar Paisani Universidade Federal de Santa Catarina Geografia
Dr. Luciano Zanetti Pessoa Candiotto Universidade Federal de Santa Catarina Geografia
Dra. Marcia Regina Calegari Universidade de São Paulo Solos e nutrição de plantas
Dra. Marga Eliz Pontelli Universidade Federal de Santa Catarina Geografia

Educação e Ensino de Geografia

As transformações na forma de aprender e ensinar Geografia, nas últimas décadas, estão interligadas pela introdução e aprofundamento de metodologias, das geotecnologias de representação do espaço, no que diz respeito ao seu acervo teórico e metodológico no âmbito da pesquisa básica nos campos da Geografia.  Assim sendo, devemos admitir que essas transformações no campo dos conhecimentos geográficos vêm colocando desafios para a formação também do geógrafo-professor do ensino: fundamental - médio - superior.

Esta linha de pesquisa tem por objetivo proporcionar a qualificação dos profissionais da rede pública de ensino, tanto regional, quanto estadual e nacional para o desenvolvimento de pesquisas sobre os problemas relacionados a educação e o ensino. Um aspecto importante a considerar é o aprofundamento dessa atuação seja no sentido de suprir a pendência pela formação de mestres que possam atuar de forma mais intensa e qualificada na educação em Geografia, assim como expandir as pesquisas, dando maior ênfase na compreensão da integração entre a produção do conhecimento do espaço geográfico e as questões ambientais ampliando as relações e discussões no contexto escolar e fora dele.

Nesse sentido, esta linha de pesquisa beneficia tanto a reflexão sobre elementos epistemológicos da ciência geográfica, bem como os aspectos filosóficos da Educação e Ensino de Geografia, como os procedimentos para estudos e pesquisa voltados para a compreensão das distintas dimensões teórico-práticas da Educação e do Ensino da Geografia, a partir da análise dos fundamentos e das relações educação–sociedade-natureza e a educação geográfica em suas diferentes especificidades, na educação escolar e educação ambiental. Orientando e instrumentalizando o pós-graduando a elaborar projetos, efetivar a pesquisa, analisar e interpretar fenômenos que ocorrem no contexto da ciência geográfica e que são necessários para o conhecimento escolar.

Docente Permanente IES de Titulação Área de Titulação
Dr. Fabrício Pedroso Bauab Universidade Estadual Paulista - Presidente Prudente Geografia
Dra. Mafalda Nesi Francischett

Universidade Estadual Paulista - Presidente Prudente

Pós-Doutorado na Universidade de Campinas - UNICAMP

Geografia
Dra. Marli Terezinha Szumilo Schlosser

Universidade Estadual Paulista - Presidente Prudente

Pós-Doutorado na Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Geografia
Dra. Rosana Cristina Biral Leme Universidade Estadual Paulista - Presidente Prudente Geografia