Histórico

Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Zootecnia - PPZ

Área de Concentração: Produção e Nutrição Animal
Níveis: Mestrado e Doutorado

Reconhecido pelo MEC através da Portaria Ministerial nº 1.077, de 31/08/2012,
publicada no D.O.U. de 13/09/2012.

O Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Zootecnia (PPZ), em nível de Mestrado, oferecido pelo Centro de Ciências Agrárias da Unioeste, com Área de Concentração em "Produção e Nutrição Animal", foi aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) em Julho de 2006 e iniciou suas atividades em março de 2007. Foi recomendado pela CAPES por ser um programa que conta com um grupo de jovens doutores formados em instituições de excelência, além de contar com apoio institucional e com boa infra-estrutura para seu funcionamento.

O nível de Doutorado no PPZ, na mesma Área de Concentração, foi aprovado pela CAPES na 156ª Reunião do CTC-ES/CAPES realizada de 08 a 12/12/2014. O novo Regulamento do PPZ para os níveis de Mestrado (a partir de 2016) e de Doutorado (a partir de 2015), foi aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da Unioeste em 09/04/2015 pela Resolução nº 022/2015-CEPE. O Projeto Pedagógico foi aprovado na mesma reunião do CEPE pela Resolução nº 035/2015-CEPE. A criação, o impacto financeiro e a implantação do PPZ em níveis de Mestrado e de Doutorado foram aprovados pelo Conselho Universitário (COU) da Unioeste em 23/04/2015 por meio da Resolução nº 022/2015-COU. As atividades letivas da primeira turma de doutorado do PPZ iniciaram no dia 31/08/2015.

O PPZ tem por objetivo qualificar profissionais com formação técnico-científica e didática visando a obtenção dos títulos de “Mestre em Zootecnia” e de "Doutor em Zootecnia". O Pós-Graduado formado pelo Programa está apto para o exercício profissional no magistério superior e na pesquisa, estando qualificado e habilitado, na teoria e na prática, para o desenvolvimento de projetos que busquem a solução de problemas da Ciência Animal. O Programa contribui tanto para a formação técnica de pessoal especializado, quanto para o desenvolvimento e aperfeiçoamento de tecnologias na área de Ciências Agrárias.

O PPZ destina-se à qualificação de profissionais da área de Ciências Agrárias ou áreas afins, diplomados por Instituições nacionais reconhecidas ou em Instituições estrangeiras consideradas equivalentes.