Histórico

Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Bioenergia

Área de Concentração: Biocombustíveis

Nível: Mestrado

O Programa de Mestrado em Bioenergia com ênfase em Biocombustíveis foi criado no ano de 2010 a partir de uma rede de Pesquisa formada por pesquisadores de diferentes Instituições de Ensino Superior do Paraná.

A principal motivação para a criação do curso foi a escassez de recursos humanos com conhecimento específico em processos de produção, controle de qualidade, aproveitamento de subprodutos, gestão da cadeia produtiva e uso de biocombustíveis.

A proposta de um programa de Pós-Graduação Stricto sensu surge em resposta a essa preocupação. A criação do Programa Paranaense de Bioenergia teve como motivação o aproveitamento de recursos humanos e a capacidade instalada para desenvolvimento de projetos de pesquisa em Bioenergia e principalmente, em Biocombustíveis nas diversas Instituições de Ensino e de Pesquisa sediadas no Estado.

O objetivo principal deste curso (PPGB) é a formação de pessoal qualificado, na área de Bioenergia/Biocombustíveis, para atuar em pesquisa e desenvolvimento e no magistério superior, sob perspectiva multidisciplinar e interdisciplinar, visando o desenvolvimento estadual, nacional e internacional no âmbito dos países do MERCOSUL.