Laboratórios

No Campus de Cascavel, o Programa conta com: 
01 Laboratório de Pesquisa em Leitura.
01 Laboratório de Pesquisa Educacional, para atendimento às pesquisas desenvolvidas por integrantes do Núcleo de Pesquisa Observatório Educacional.
01 laboratório de Ensino, para o desenvolvimento das atividades de Estágio Supervisionado, no qual há computadores, mesas, cadeiras, e um amplo material bibliográfico para confecção dos planos de aulas e relatórios finais.
02 laboratórios de Línguas - com equipamentos para listening, speaking e Reading. 
02 Laboratórios de pesquisas do Núcleo de Inovação Tecnológica - NIT, equipados com multimídia, acesso à internet, com scanner, com uma cabine para trabalhos com prática e com o programa wordsmith, específico da área de linguística (esse programa foi adquirido da Universidade de Cambridge). Conta ainda com impressoras a laser e scanner. 
01 laboratório de pesquisa de Língua Italiana, com materiais didáticos, computadores, impressoras, vídeo, televisor, DVD, aparelhos de som, gravadores portáteis, material utilizado pelos docentes e discentes do Programa. Esse laboratório é resultado das ações do convênio firmado entre a UNIOESTE e o CCI (Centro de Cultura Italiana). 
01 laboratório de pesquisa em Linguística Aplicada também equipado com 01 filmadora, 01 aparelho de som com toca CD e duplo deck, 05 minigravadores, 01 computador, 01 impressora jato de tinta, 01 escravinha, 01 mesa de tarefas, 06 cadeiras, 01 arquivo de aço, 01 estante, medindo 4,0 x 4,0).
01 laboratório de estudos do Núcleo de Aperfeiçoamento Pedagógico para Professores de Línguas- NAP/PAPLI, contendo: 10 computadores com quite multimídia, 03 impressora jato de tinta, 10 aparelhos de som com duplo deck, 10 escrivaninhas, 18 carteiras universitárias, 02 armários, 01 quadro para pincel, 02 estantes de aço, 01 estante dupla face. 
01 laboratório no Núcleo de Estudos Interdisciplinares - NEI, contendo: mesas de tarefas e atendimento, computadores, armários e material bibliográfico. 
01 laboratório de Leitura e Prática de Ensino, com 05 computadores, 01 impressora jato de tinta, mesas e armários.
01 Laboratório Multiusuário de Implementação de Tecnologia para Apoio à Pesquisa de Línguas e Culturas em Região de Fronteira. Este laboratório viabiliza atividades de pesquisa que promovem: a) Implementação de grupos e projetos de pesquisa em parcerias interinstitucionais, na busca de pesquisa docente e discente cada vez mais qualificada, por meio de projetos em rede, participação em grupos de pesquisa nacionais e internacionais; b) Consolidação do Doutorado Institucional em Letras, área de concentração em Linguagem e Sociedade, com incentivo aos orientadores e orientandos a investirem em propostas para concorrerem à bolsa sanduiche no exterior.  Programas de intercâmbio e institutos de ensino e pesquisa, aulas, palestras e bancas assistidas por meio de material gravado e enviado ao Programa;  c) Levantamento de demandas acadêmicas no interior das linhas de pesquisa e encaminhamento de projeto para Professor Visitante de centros de excelência em ensino e pesquisa na área do Programa, nacionais e internacionais; d) Implementação de projetos voltados à formação continuada de professores de Educação Básica, a exemplo de programas como: PROFLETRAS, PDE, PIBID, PARFOR, Núcleo de Formação de Professores e Prática de Ensino – NUFOPE, Licenciaturas Internacionais (PLI), Programa de Educação Especial (PEE) e apoio à  implantação dos cursos Licenciatura em  LIBRAS e Bacharelado  em Tradutor Intérprete, apoio às atividades de licenciatura do Centro de Educação, Comunicação e Artes; e)   Implementação da publicação bibliográfica e da produção de pesquisas ampliando a interface Pós-Graduação-Graduação-Educação Básica com a melhoria e incremento da infraestrutura dos Núcleos de Pesquisa vinculados aos Programas de Pós-graduação Stricto Sensu em Letras – Linguagem e Sociedade; f) Fortalecimento da graduação. Implementação da pesquisa na graduação por meio de projetos de Iniciação científica articulados entre as linhas de pesquisa da graduação e da pós-graduação inseridos nas atividades do Núcleo de Pesquisa: Línguas e Culturas em Contato e  do  Núcleo de Pesquisa: Concepção e Produção de Recursos Digitais e Impressos para Escolas Indígenas e Apenados, viabilizado por meio do Laboratório Multiusuário de Implementação de Tecnologia para Apoio à Pesquisa de Línguas e Culturas em Região de Fronteira. Atua neste laboratório um bolsista técnico, com apoio da Fundação Araucária, chamada 13/2012- Programa Bolsas Técnico – fundação Araucária.
01 Laboratório de Implementação de Tecnologia para apoio à Pesquisa de Línguas e Culturas em Região de Fronteira.  Construído com recursos do MCT/FINEP/CT-INFRA-PROINFRA.  O  laboratório está instalado no prédio FINEP e dado ao seu caráter de multiuso muitos projetos de pesquisa estão sendo beneficiados com a implantação do Laboratório de Línguas, inclusive disciplinas em particular, que necessitam de laboratório, estão sendo amparadas, pois é possível contar com espaço próprio para discussão e aprofundamento da relação teoria/prática, a exemplo da instalação de ilha de edição, computadores e bibliografia. Em 2012, foi aprovado edital para bolsa técnico, benefício revertido às ações de ensino e pesquisa empreendidas no referido laboratório. Citam-se alguns projetos beneficiados pelo laboratório:
 
1. PROJETO: A importância do trabalho do Designer Instrucional para a gestão do conhecimento na Modalidade de Ensino EaD.
As ações referentes a este projeto, tais como o desenvolvimento de metodologias, instrumentos de análise e avaliação do processo de elaboração de materiais para o Sistema E-TEC BRASIL, UFSC/MEC resultaram na elaboração do Mapa Referencial, que embasou o processo de Designer Instrucional da UFSC e originou o projeto Nacional para o Designer Instrucional de todos os materiais produzidos para o Sistema e-TEC/ BRASIL. Atualmente, suas ações são expandidas para dar apoio ao Núcleo de Pesquisa: Concepção e Produção de Recursos Digitais e Impressos para Escolas Indígenas e Apenados. Os trabalhos produzidos são analisados por uma equipe de designers instrucionais e finalmente elaborados por uma equipe de designers gráficos quando tratam-se de recursos impressos e por uma equipe de  web designers quando tratam-se de recursos digitais e por uma equipe de edição quando tratam-se de recursos de imagem e vídeo. Há também uma equipe de webmasters atendendo as plataformas que acompanham as postagens da concepção dos recursos e a postagem em um repositório para os objetos produzidos e disponibilizados aos cursos e disciplinas. 
 
2. PROJETO: Formação Continuada para Professores da Educação Básica nos Anos Iniciais: Ações Voltadas para a Alfabetização em Municípios com Baixo IDEB da Região Oeste do Paraná.
O projeto em questão é destinado a atender a formação continuada para professores da Educação Básica nos anos iniciais: ações voltadas para a alfabetização em municípios com baixo IDEB da região Oeste do Paraná. O projeto promove diversas atividades de ensino de língua portuguesa, cursos, palestras e apoio à produção de material pedagógico impresso e digital.
 
3.PROJETO: Lexicografia Computacional e Pesquisa em Língua Portuguesa. 
Este projeto realiza estudo do léxico em seus diferentes níveis de estruturação interna (fonético-fonológica, morfossintática e semântico-conceitual) bem como a sua organização na memória do computador. A partir das diferentes abordagens computacionais comumente usadas na implementação de léxicos eletrônicos, propor soluções lexicais computacionais adequadas para os sistemas de PLN, atualmente em desenvolvimento no interior do Grupo de Inteligência Aplicada (GIA) - cadastrado no CNPq, bem como em sua ramificação, o Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Agentes Computacionais (GEPAC).
 
4. PROJETO Professor Visitante da Universidade Tor Vergata/Itália. Este projeto promove atividades de ensino de línguas, tradução, cursos para formação continuada de professores de línguas estrangeiras e preparação de material de apoio didático impresso e digital. 
 
5. PROJETO Crenças e atitudes linguísticas: um estudo do falar em região de fronteira Brasil/Paraguai. Este projeto prioriza o estudo de formas de realização da linguagem em contexto das escolas da Educação Básica, tanto brasileiras quanto paraguaias. A atenção volta-se para a comparação das formas de representação cultural das duas nações por meio de coleta e análise de materiais didáticos que circulam pelas escolas e por meio de entrevistas com alunos e professores. Como o contexto de trocas linguísticas e culturais é dinâmico, os fenômenos como crenças e atitudes, estudados por meio das realizações linguísticas colhidas, fornecem pistas de como lidar com a diversidade em sala de aula.
 
6. PROJETO - Implementação da Pesquisa - Confluências da Ficção, História e Memória nas Literaturas Latino-Americanas. Este projeto contempla ações relativas a levantamento de dados junto aos grupos de pesquisa dos Programas de Pós-graduação em Letras das Universidades: UNIOESTE (Brasil), Universidad Nacional de Rosário, Argentina, Universidad Central de Venezuela, Universidad Nacional de Missiones (UnaM), da Argentina e Universidade Nacional do Leste do Paraguai, objetivando verificar estudos já realizados e atuais focos de interesse sobre narrativas de extração histórica no contexto da  produção literária latino-americana contemporânea. Prevê oferta de palestras, cursos temáticos on-line, via plataforma moodle e videoconferências. O material coletado está em fase de catalogação para elaboração de bancos de dados e disponibilização por meios digital e impresso aos Programas de Pós-graduação nacionais e estrangeiros envolvidos, com vistas à socialização e apoio a futuras pesquisas.  Estes projetos articulam-se ao Núcleo de Pesquisa: Línguas e Culturas em Contato.  
 
7. PROGRAMA PROCAD UNIOESTE/UFSC, aprovado na Chamada Pública MCT/CNPq/MEC/CAPES - Ação Transversal nº 06/2011 - em andamento desde janeiro de 2012. Este projeto prevê missões de ensino e pesquisa e promove, entre outras atividades,  palestras e aulas por meio de videoconferências.  
Devido às condições e especificidades  de espaço planejado para ser multiusuário, o laboratório também subsidia ações articuladas ao Núcleo de formação docente e prática de ensino – NUFOPE/PRODOCÊNCIA. Atua no Laboratório, um bolsista técnico (Fundação Araucária), qualificado para assessorar no uso da plataforma moodle, softwares, ilhas de edição e equipamentos distintos, tais como: a) 01 Central de Comando para 20 alunos com leitor de DVD/CD/MP3; 10 Fones de ouvido com microfone (convertido) para uso com Central de Comando; 200 multicabos 24 pares/cabo Philips; 100 Plugs P-10/P2; 01 Unidade de Alimentação (10 tomadas); 10 painéis de mesa/áudio; 20 Microcomputadores Pentinum 4, 09 Projetores de multimídia – 1600 Lumens; 09 notebooks; 02 Tela para projetor de multimídia;  01) Suporte para Projetor IEC;  20 Cabines em MDFSP3, aparelho de videoconferência e quadro interativo.