Objetivos

OBJETIVOS DO PROGRAMA

1. Contribuir para a elevação da competência científica e acadêmica da Universidade e do Estado, da comunidade local e regional, a partir das características sócio-histórico-econômicas e culturais próprias.
2. Atender às necessidades de verticalização do ensino e da pesquisa na região, bem como da formação acadêmica docente nos níveis fundamental, médio e universitário.
3. Incrementar o intercâmbio cultural, sustentado na pluriculturalidade e multirreferencialidade, preservando os interesses dos variados grupos étnicos, os das instituições públicas e dos segmentos sociais que contribuem para o fomento da cultura e a para a preservação da memória histórica e social.
4. Participar do desenvolvimento de estratégias que viabilizam o entendimento da formação da identidade histórica dos indivíduos situadas em espaços, territórios, culturas, descortinadas pelo conhecimento científico e pelas práticas sociais.
5. Propiciar a articulação entre os graus de ensino universitário (graduação, especialização lato sensu) a extensão e a pós-graduação stricto sensu visando a ações específicas de curto e médio prazo que atendam à melhoria da qualidade de ensino e das práticas educativas.
6. Viabilizar o aproveitamento do potencial docente da instituição na articulação entre os projetos de pós-graduação stricto e lato sensu dos diferentes Colegiados (multi-Campi) com os demais projetos da UNIOESTE.
7. Realizar a capacitação de profissionais para a compreensão sócio-histórica do sistema linguístico, dos diferentes significados e valorações encontrados nas formas da língua e da produção literária e artística em uma cultura multifacetada, suas relações nos processos formais, semi-formais e informais de ensino-aprendizagem e o funcionamento dos mecanismos linguísticos e culturais que engendram as identidades sociais na complexa relação linguagem e sociedade.


Objetivos dos Cursos de Mestrado e do Doutorado em Letras - área de concentração Linguagem e Sociedade


1. Promover aprofundamento e reflexão teórica acerca de problemas que permeiam a relação linguagem e sociedade, com vistas à resolução de problemas postos nesse sentido e disseminação de resultados.

2. Fomentar a criação de novas áreas e temáticas, tendo em vista o caráter multirreferencial linguístico e a dinâmica existente no seu entorno.

3. Estimular estudos relativos à cultura e à produção literária e artística na América Latina e interfaces com a história, memória e identidades.

4. Preparar pesquisadores capazes de responder às questões atuais em cultura sociolinguisticamente complexa em seus aspectos culturais, linguísticos, literários, sócio-histórico-políticos, ideológicos e de ensino;

5. Formar pessoal qualificado técnica e cientificamente para o exercício de atividades profissionais de ensino e pesquisa em áreas voltadas para a relação linguagem e sociedade;

6. Capacitar docentes para reflexões necessárias em ambiente escolar situado em contexto de fronteira, considerando-se movimentos de migração, étnicos, culturais e linguísticos.

7. Estimular estudos relativos à cultura e à produção literária na América Latina e interfaces com a história, memória e identidades.