Projetos de Pesquisa

GRUPO DE PESQUISA LINGUAGEM, CULTURA E ENSINO

LINHA DE PESQUISA: Linguagem: Práticas Linguísticas, Culturais e de Ensino


PROJETOS

PROJETO: Diversidade bilíngue e bidialetal em contextos socioculturais diversos

PESQUISADORA: Profa. Dra. Clarice Nadir von Borstel

RESUMO: Esta pesquisa levará em conta, em primeiro lugar, questões de entendimento do bilinguismo e o bidialetalismo no contexto societal e escolar, em algumas comunidades de fala, em regiões do Estado do Paraná, sobre os fatores do mito da democracia étnica/cultural e de identidade. Por conseguinte, a Constituição Federal de 1988, inclui, no currículo oficial da Rede de Ensino, os aspectos sociais e plurilíngues da temática história, identidade e cultura no país. Assim, observar-se-ão os estudos da Etnografia da Comunicação e da Etnografia Escolar. Em segundo lugar, apresentar a visão crítica da necessidade de estratégias para estudos de línguas para o ensino, com base em estudos sobre o multiculturalismo crítico. Em terceiro lugar, focalizar os resultados da análise dos dados empíricos coletados nas comunidades de falas alóctones e de fronteiras (linguagem interétnica do português-alemão Brasildeutsch; do falar português-italiano Talian e do falar português-espanhol portunhol), analisando e interpretando traços de alternâncias fônicas, transferências gramaticais e lexicais, bem como as situações de alternância de código (code switching), conforme estratégias de interação usadas pelos falantes bilíngues, com relação aos condicionamentos gramaticais, sócio-pragmáticos em situações enunciativas, sob uma concepção teórica da sociolinguística, da pragmática e da cultura. Em quarto lugar, apresentam-se a descrição e interpretação dos fenômenos de usos de línguas em e de contato linguísticos; sugestões de aplicabilidade do tema no nível micro-escolar, como também identificar e analisar as abordagens dadas sobre estudos socioculturais em línguas estrangeiras no ensino.

 

PROJETO: A linguagem escrita alemã em lápides de cemitério

PESQUISADORA: Profa. Dra. Clarice Nadir von Borstel

RESUMO: A presente pesquisa tem como objetivo fotografar, analisar e refletir sobre a linguagem escrita alemã, utilizada em lápides no Cemitério Municipal de Marechal Cândido Rondon, Paraná, de imigrantes e seus descendentes que moravam e morreram na comunidade em diferentes períodos. Pretende-se observar as representações culturais a partir das relações que esses tiveram com relação a espaço/história/imagem, tornar interpretativo o documento iconográfico escolhido: a fotografia da lápide sobre a língua escrita alemã nesta comunidade, quando há falantes que utilizam um bilinguismo relativo e/ou situacional. Assim como também, os fatos enquanto prática sócio histórica e societal representados nas lápides no Cemitério Municipal, como elementos decisivos na constituição da língua, cultura, identidade onomástica e do uso da língua alemã representada, semanticamente, simbolizado na linguagem escrita de uma forma discursiva. Neste estudo, abordar-se-ão os diferentes aspectos utilizados na escrita alemã pelos familiares, sobre a relação do uso da linguagem com a história e os aspectos identitários e societal. Esta investigação traz estudos específicos de usos linguísticos (do léxico com informações morfossintáticas e semântico-pragmáticas), da história do saber no tempo e no espaço identitário das marcas linguísticas e da criação da linguagem nas lápides. Espera-se com esta aborda-gem linguística de documentos iconográficos: a fotografia possa contribuir para uma reflexão, tanto teórica quanto metodológica, no que diz respeito à descrição da escrita alemã na sua relação com os fatos sócio históricos, societais e geográficos.

 

PROJETO: Volkslieder: aspectos linguísticos, socioculturais e identitários de músicas populares alemãs no sul do Brasil

PESQUISADOR: Prof. Dr. Ciro Damke

RESUMO: Definimos o Brasil como um país plurilíngue e multicultural. Devido à participação de diversas raças na sua formação étnica, linguística e cultural, este é reconhecido por sua diversidade linguística e cultural. Napolitano (2005, p. 7) o chama de grande mosaico nacional onde os vários brasis se encontram. Estes vários brasis são as diversas culturas que formam a chamada cultura nacional, nestas, além de outras, incluem-se a língua e cultura alemãs. Darcy Ribeiro (2000, p. 20) destaca a convivência harmoniosa das diversas etnias com suas características próprias que formam este mosaico. O corpus deste estudo são Volkslieder  (músicas populares alemãs) trazidas pelos imigrantes europeus a partir de 1824 e ainda hoje cantadas no sul no Brasil, principalmente no oeste do Paraná. O objeto específico será fazer uma análise dos aspectos linguísticos, socioculturais e identitários das músicas mais cantadas. Para isso as músicas serão classificadas e analisadas de acordo com eixos temáticos tais como: Heimat (terra natal), Wanderlust (espírito de aventura), Jugend (juventude), sentimentos de amor e paixão, aspectos regionais etc. Como partimos do princípio, conforme Damke (2009, p. 2), que a língua e cultura são partes integrantes da própria pessoa, da própria identidade do ser humano, pretendemos investigar, também, o motivo por que os falantes/cantores preferem certas músicas e certos temas ao invés de outros, ou, segundo Certeau (2005, p. 9), qual o significado que as músicas têm para quem as canta. Pretendemos investigar se as músicas são escolhidas de forma aleatória, ou se por detrás dos textos, no dizer de Bakhtin (2008, p.385), há pessoas e fatos reais. Os levantamentos serão feitos com em torno de 12 pessoas/cantores do Município de Missal, no oeste do Paraná. Este município foi escolhido como local dos levantamentos porque foi colonizado por descendentes de imigrantes alemães vindos do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, falam ainda hoje a língua alemã e praticam a cultura alemã com bastante intensidade, por isso, no nosso entender, local adequado para a realização da presente pesquisa. As análises e conclusões desta pesquisa serão apresentadas em eventos de natureza técnico-científica e publicadas em forma de artigos/textos impressos.

 
PROJETO: Concepção, estudos e produção de recursos educacionais impressos e digitais

PESQUISADORAProfa. Dra. Beatriz Helena Dal Molin

RESUMO: O projeto Concepção, estudos e produção de recursos educacionais impressos e digitais tem como objetivos atender às necessidades de pesquisa e produção orientada de recursos educacionais em formato impresso e digital, com vista à inclusão digital de professores das universidades parceiras (UNIOESTE/UFSC/UFGD), de pós-graduandos e graduandos de áreas afins, de pesquisadores e de professores em situação de aldeamento e atendimento à comunidades indígenas das regiões oeste e sudoeste do Paraná e Sul do Mato Grosso, mais especificamente a região de Dourados,  tendo em vista o entendimento de que faz-se urgente e necessário suprir a ausência de recursos educacionais digitais e impressos para as mais diversas áreas do conhecimento, com ênfase na  pesquisa, concepção e produção de recursos para as escolas de Educação Básica, Ensino Superior e Educação Escolar Indígena. Ocupa-se, ainda, o presente projeto de aprimorar os conhecimentos epistemológicos  dos pesquisadores envolvidos, no sentido de gerenciarem harmoniosamente as questões didático-pedagógicas com as questões de emprego das tecnologias, em termos da concepção, elaboração e validação dos recursos educativos digitais e impressos de acordo com as diretrizes curriculares e projetos políticos pedagógicos de cada área enfocada.

 

PROJETO: Estudos Científicos de Textos: Ações e Reflexões com Fins Didático-Metodológicos para o Trabalho com os Gêneros Textuais

PESQUISADORA: Profa. Dra. Terezinha da Conceição Costa-Hübes

RESUMO: A atividade de leitura e de produção de texto, no ensino da Língua Portuguesa, por mais que venha sendo discutida há quase três décadas, ainda não se consolidou como uma necessidade para a aprendizagem da leitura e da escrita. O texto, em muitas situações, ainda é abordado apenas como forma e estrutura para o ensino da leitura ou da gramática. Quando a produção de textos acontece, nem sempre há um interlocutor definido, ou seja, a compreensão da linguagem como forma de interação, e da escola como o lugar onde se deveria desenvolver a competência linguística do aluno ainda não está sistematizada. Por isso, ao se trabalhar com práticas de produção escrita,  despontam-se inúmeras questões: o que fazer com o texto produzido pelo aluno? Como ler, corrigindo esse texto? Que atividades poderiam ser desenvolvidas em função do texto produzido? Como encaminhar a prática da reescrita? Ela é importante? Necessária? O que é análise linguística? É possível desenvolvê-la com os alunos? Na verdade, sabemos que muitas teorias discutem e até respondem essas questões, porém, nem sempre elas chegam até o professor (a sala de aula) como realmente deveriam chegar, ou seja, com clareza, reflexões, discussões e entendimento. Conhecendo essa realidade do ensino da Língua Portuguesa, o que propomos é criar um espaço para ampliar as pesquisas voltadas para o ensino, dentro de uma perspectiva sociointeracionista da linguagem, sustentadas nos pressupostos teóricos de Vygotsky (1984, 1988, 1989) e de Bakhtin (1988, 1992), reconhecendo os gêneros discursivos/textuais como objeto de ensino da Língua Portuguesa. Partindo desse pressuposto, pretendemos desenvolver pesquisas etnográficas voltadas às aulas de Língua Portuguesa, com o intuito de envolver o pesquisador diretamente com o ensino, refletindo essa realidade e propondo modificações, se necessárias forem.

 

PROJETO: Formação continuada para professores da Educação Básica nos anos iniciais: ações voltadas para a alfabetização em municípios com baixo IDEB da região Oeste do Paraná

PESQUISADORA: Profa. Dra. Terezinha da Conceição Costa-Hübes

RESUMO: Este projeto faz parte de um Núcleo de Pesquisa vinculado ao Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Letras  com área de concentração em Linguagem e Sociedade, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná UNIOESTE, articulando-se a partir da temática FORMAÇÃO CONTINUADA de professores da Educação Básica anos iniciais, da região Oeste do Paraná, focalizando, especificamente, municípios que apresentaram índices abaixo de 5,0 na avaliação do INEP/SAEB. Aprovado e financiado pela CAPES/INEP, conforme o Edital 038/2010 do Observatório Educacional, o que se pretende é, inicialmente, aprofundar conhecimentos teóricos com os professores, em alfabetização e letramento, envolvendo Língua, Matemática e Iniciação às Ciências para, posteriormente, elaborar Caderno(s) Pedagógico(s) conjuntamente com os professores, os quais, por meio de atividades direcionadas a alunos dos anos iniciais 1º ao 5º anos representem os conhecimentos teóricos adquiridos. Acredita-se que com o propósito da formação continuada em foco, aliada à produção de material de apoio didático e às ações investigativas da política educacional de cada município, relacionando-as com o processo de ensino-aprendizagem, poder-se-á realmente contribuir com a promoção de melhores índices de desenvolvimento educacional dos municípios participantes do processo de investigação, além de coletar dados sobre as políticas públicas voltadas à formação continuada de docentes nos municípios envolvidos nesta pesquisa, que servirão para implementar bancos de dados para novas pesquisa no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras da Unioeste e de outras IES, uma vez que o resultado desta poderá ser disponibilizado em sites do Programa e do Observatório da Educação com acesso irrestrito.

 

PROJETO: Plurilinguismo/pluriculturalismo em cenários transfronteiriços: as políticas linguísticas e a formação de professores pré e em serviço

PESQUISADORA: Profa. Dra. Maria Elena Pires Santos

RESUMO: Considerando a complexidade lingustica, cultural e social nos cenários transfronteiriços e, consequentemente, seus reflexos no contexto escolar, bem como a importância crescente do incentivo ao multilinguismo/multiculturalismo no mundo globalizado, o objetivo do presente projeto é investigar, nas práticas discursivas, como são construídas as linguagens híbridas e as representações dos bilíngues, levando em conta suas implicações culturais, sociais e educacionais, com a finalidade de contribuir para a Formação do Professor e para a elaboração de propostas Políticas Linguísticas e Políticas Educacionais para estes cenários. Além disso, poderão ser incentivadas pesquisas nesta área nos cursos de graduação com Iniciação Científica, na Especilização Lato Sensu e nos PPGLs e Proramas Interdisciplinares, da Unioeste, em que  o proponente atua como docente. Seguindo uma perspectiva interpretativista/qualitativa (Erickson, 1985, 1988, 1989) e situando-se em uma vertente da Linguística Aplicada (Cavalcanti, 1999; 2006; Moita Lopes, 1999, 2003, 2006, entre outros) e da Sociolinguística Crítica/Etnografia Sociolinguística (Heller, 2000), a geração de registros se efetuará pela observação na sala de aula e no entorno social, elaboração de diário de campo, gravações em áudio/vídeo, entrevistas não estruturadas, levantamento de documentos, narrativas dos participantes. A abordagem das questões relacionadas ao multilinguismo/multiculturalismo na fronteira poderá contribuir para que as diferenças não sejam vistas como ameaça, bem como poderá contribuir para a discussão/elaboração de políticas linguísticas, políticas educacionais e para a Formação Continuada dos Professores em contextos de fronteira.

 

PROJETO: Novas tecnologias na educação: análise de sites para ensino-aprendizagem de Espanhol como Língua Estrangeira

PESQUISADORA: Profa. Dra. Greice da Silva Castela

RESUMO: Neste projeto de pesquisa, que se insere na modalidade B2 do edital 05/2011 do PROGRAMA UNIVERSAL DE PESQUISA BÁSICA E APLICADA / FUNDAÇÃO ARAUCÁRIA, propomo-nos a realizar um levantamento de sites úteis para o ensino de Espanhol como Língua Estrangeira (E/LE), por meio de seleção, descrição e análise de sites, à luz da revisão bibliográfica realizada. Os objetivos do projeto consistem em: Mapear sites úteis e adequados ao ensino e a aprendizagem de espanhol como língua estrangeira no Brasil; Contribuir para a formação inicial e continuada, de docentes e acadêmicos de graduação e pós-graduação da UNIOESTE e professores de língua espanhola da Educação Básica, na área das novas tecnologias da informação e comunicação (TICs) na educação, contemplando a relação entre teoria e prática dessa temática; Contribuir para o estabelecimento de parcerias entre pesquisadores de diferentes grupos de pesquisa voltados para compreensão leitora em língua espanhola e/ou ao uso das TICs no ensino de língua estrangeira e Socialização dos resultados da pesquisa. Essa investigação se justifica pela relevância e utilidade para docentes da área de língua espanhola, visto que servirá de consulta para implementação de atividades disponíveis na Internet nas aulas, pois há uma imensa quantidade de sites, com diversos tipos de materiais e atividades disponíveis, voltados para o ensino de espanhol na Internet, mas que ainda não são muito conhecidos e/ou que não foram analisados ainda e, muitas vezes, os docentes se sentem desorientados em meio ao enorme número de direções eletrônicas que aparecem ao utilizarem um buscador eletrônico para localizar sites que colaborem para seu trabalho pedagógico, pois falta no mercado um catálogo descritivo que contribua para que os docentes localizem com rapidez sites com recursos hipermídia (vídeo, imagens, sons, animações) e interativos e atividades de cunho comunicativo e discursivo. A metodologia do projeto consiste em: revisão bibliográfica, fichamentos e discussões sobre os documentos norteadores para o ensino de línguas estrangeiras no Brasil, recursos multimídia, Internet na Educação, abordagens de leitura e modelos de letramento, hipertexto, leitura hipertextual, influência do suporte na leitura e o papel dos links na leitura on-line, utilização do computador e da Internet na aula, o novo paradigma da educação e o papel do docente, do discente e da tecnologia neste contexto e os processos de avaliação e produção de materiais; elaboração de um catálogo de sites úteis e adequados ao ensino e a aprendizagem de E/LE no Brasil  por meio da seleção, descrição e análise de textos, recursos e atividades presentes em sites voltados para o ensino de E/LE; elaboração de artigos científicos com os resultados do projeto,  apresentação em eventos técnico-científicos e publicação em anais de eventos ou em periódicos. As outras etapas paralelas as demais serão: a visitação a dois grupos de pesquisa brasileiros voltados para as temáticas especificadas e o recebimento da visita de dois professores pesquisadores (um de cada grupo de pesquisa a ser contactado) e a realização de Ciclo de debates sobre “TICs na Educação”, para docentes e acadêmicos da UNIOESTE e professores de língua espanhola da Educação Básica, de forma a contribuir com a formação de recursos humanos, integrando teoria e prática e a elaboração de um blog para o projeto de pesquisa, que será alimentado com informações ao longo do desenvolvimento deste e no qual será disponibilizado o catálogo de sites para os docentes de E/LE terem acesso.  Os resultados esperados para o projeto são: Dar a conhecer aos docentes, um catálogo, descritivo e analítico, de sites úteis e adequados para o ensino e a aprendizagem de Espanhol como Língua Estrangeira para alunos brasileiros, a fim de auxiliá-los a localizarem endereços eletrônicos com recursos hipermídia e com atividades que contribuam para os processos de ensino e aprendizagem; Apresentações em eventos técnico-científicos, artigos publicados em anais de eventos e/ou periódicos e criação de um blog para divulgação do projeto de pesquisa e seus resultados; Fortalecimento mútuo de grupos de pesquisa, por meio de visitas e reuniões de trabalho nossa a dois grupos de pesquisa brasileiros voltados para as temáticas especificadas e da visita de dois professores pesquisadores na Unioeste, de modo a conhecer os projetos de pesquisa que vem sendo desenvolvidos na área, dar a conhecer nosso projeto, participar do Ciclo de debates e estabelecer possibilidades de trabalho conjunto; Iniciação à pesquisa dos bolsistas do projeto relacionando teoria e prática; Possível realização de trabalhos de conclusão de curso voltados para a temática de nossa pesquisa, uma vez que a monografia é obrigatória para os formandos do curso de Letras da UNIOESTE e os bolsistas do projeto podem aproveitar suas leituras e vivências como bolsistas de iniciação científica para a realização desta; Capacitação inicial e continuada de docentes de E/LE para trabalhar com recursos e sites disponíveis na Internet, por meio do Ciclo de Debates a ser realizado.

 

PROJETO: Questões de Ensino e Aprendizagem de Língua Italiana em Contexto Brasileiro

PESQUISADORA: Profa. Dra. Rosemary Irene Castañeda Zanette

RESUMO: Italiano língua estrangeira é o italiano ensinado fora do contexto em que a língua é considerada oficial, ou seja, na Itália. Em cada país em que ela é ensinada, nos contextos de ensino em instituições escolares, por exemplo, além de respeitar as particularidades da língua mãe, dando um panorama geral das situações de uso, sobretudo em situações quotidianas, é preciso respeitar as características e objetivos dos aprendizes. Para promover a aprendizagem, o material e os métodos mais difundidos são os produzidos na Itália. É preciso de certa forma adaptar seu uso para cada contexto, ou seja, em cada país há uma necessidade de se enfatizar uma ou outra questão, que nem sempre coincidem. No Brasil, por exemplo, é preciso enfatizar, por exemplo, o uso recorrente de alguns pronomes, como os diretos, indiretos, entre outros. Desse modo, o objetivo dessa pesquisa é apresentar algumas questões relativas ao ensino da língua italiana no Brasil, tais como: modos de trabalhar com as quatro habilidades comunicativas, o ensino da língua sem desvinculá-lo da cultura, a questão da avaliação, o ensino da gramática, o ensino do léxico, entre outras.

 

PROJETO: Linguagem, discursos e ensino: aspectos linguísticos, culturais e de ensino

PESQUISADORA: Profa. Dra. Carmen Teresinha Baumgartner

RESUMO: Trata-se de uma pesquisa de campo, de natureza qualitativa, articulada a trabalhos de ensino e de extensão, voltada a investigar aspectos linguísticos, culturais e de ensino escolarizado de língua portuguesa, com ênfase em discursos socialmente produzidos e em dificuldades relacionadas ao ensino e à aprendizagem da leitura e da escrita. Situada no campo de estudos da Linguística Aplicada, a pesquisa tem como pressupostos teóricos os estudos da linguagem de inspiração bakhtiniana, os estudos da psicologia sócio-cultural de orientação vygotskiana, e demais estudos congruentes com essas vertentes relacionados à cognição, discursos e intersubjetividades.

 

PROJETO: Presença das contradições sociais em textos marcados ideologicamente

PESQUISADOR: Prof. Dr. Gustavo Biasoli Alves

RESUMO: Estudo de discursos sob o enfoque da Análise Crítica do Discurso, considerando-se contextos marcados por categorias como Acesso, Ideologia, Poder e Modelos Mentais. Objetiva-se contribuir com o desvendamento das formas de poder que reproduzem as contradições sociais existentes e confirmam a máxima de que todo discurso é ideológico.

 

 

GRUPO DE PESQUISA LINGUAGEM E SOCIEDADE

LINHA DE PESQUISA: Estudos da Linguagem: Descrição dos Fenômenos Linguísticos, Culturais, Discursivos e de Diversidade


PROJETOS

PROJETO: Aplicação e Reflexão Teórica na Sala de Aula: Análise Linguística como Suporte Para a Produção de Textos de Alunos de uma Escola Pública do Estado do Paraná

PESQUISADORA: Profa. Dra. Aparecida Feola Sella

RESUMO: O presente projeto de pesquisa tem como objetivo motivar a produção escrita de alunos do ensino fundamental da rede pública do município de Cascavel, Estado do Paraná, considerando-se recorrentes evidências com relação a problemas de desempenho dos alunos, percebidas inclusive em provas de redação do vestibular. Para o desenvolvimento da pesquisa, considera-se a descrição do funcionamento dos processos de coordenação e subordinação como estratégias discursivas, as quais devem ser ensinadas como dispositivos básicos para a composição do texto propriamente dito, o que se justifica diante da necessidade de concretizar o ensino sistematizado dos elementos linguísticos, como artifícios de coesão e coerência, orientação essa que consta das Diretrizes Curriculares da Educação Básica do Estado do Paraná. Para tanto, conceitos teóricos que embasam as noções já aludidas serão adaptados para elaboração, planejamento e aplicação do conteúdo em sala de aula, de tal modo que sejam colhidas redações para análise e diagnóstico. Por se tratar de abordagem qualitativa, será aplicada adaptação teórica ao encaminhamento da produção de texto e ainda serão aplicadas entrevistas semiestruturadas à professora regente e aos alunos do 9º período da Escola São João, município de Cascavel. Espera-se que a participação direta da pesquisadora em sala de aula motive produções escritas bem formuladas, o que será verificado pela equipe que irá trabalhar no projeto. Essa intervenção na escola segue principalmente encaminhamentos teóricos sobre a constituição do texto argumentativo, os quais permitem elaborar a aplicação ao ensino da produção de texto. Espera-se poder contribuir com pesquisas que reflitam não somente preocupação com o funcionamento da linguagem, mas, em particular, com a própria a metodologia do ensino da produção textual.

 
PROJETO: Especificação, Modelagem e Implementação de um Sistema para Simplificação de Textos

PESQUISADOR: Prof. Dr Jorge Bidarra

RESUMO: Tanto no Brasil como em outros países, desenvolvidos ou não, o problema de dificuldade de leitura tem se tornado um dos maiores desafios para os governos e sociedade.  A situação de tão grave levou a própria UNESCO a sugerir a adoção da expressão ”alfabetismo funcional”, não só como forma classificar o problema, mas também para chamar a atenção de todos para essa questão. Conforme Vera Ribeiro (RIBEIRO, Vera Masagão. Analfabetismo e alfabetismo funcional no Brasil. Boletim INAF. São Paulo: Instituto Paulo Montenegro, jul.-ago. 2006.), considera-se analfabeta funcional toda “pessoa capaz de utilizar a leitura e escrita para fazer frente às demandas de seu contexto social e de usar essas habilidades para continuar aprendendo e se desenvolvendo ao longo da vida.”. Aquelas pessoas que assim não se enquadram são, então, classificadas como “analfabetas funcionais”. Ainda de acordo com autora a questão não se reduz mais a apenas saber se as pessoas conseguem ou não ler e escrever, mas também o que elas são capazes de fazer com essas habilidades.A pesquisa aqui proposta tem por finalidade dar a sua contribuição científica e, ao mesmo tempo, social. Estudar o léxico na sua organização e estruturação; aprofundar os estudos a respeito do relacionamento das palavras e suas manifestações em contexto; investigar os processos e os mecanismos linguísticos envolvidos processamento lexical; investigar diferentes abordagens computacionais comumente usadas na implementação e uso de léxicos e  propor soluções lexicais computacionais adequadas para os sistemas de PLN são os objetivos principais da pesquisa “Especificação, Modelagem e Implementação de um Sistema para Simplificação de Textos”.   Como resultados desse projeto, buscam-se não só a compreensão do fenômeno da polissemia e o modo como poderiam ser tratadas, bem como a apresentação de uma solução que posa   ser útil para pessoas com dificuldade de leitura, no caso geral, e, em particular, pessoas surdas. Esse projeto resulta de uma parceria que vem sendo estabelecida entre a Universidade Estadual do Oeste do Paraná e a Universidade de Sheffield (Inglaterra).

 

PROJETO: Funções retórico-discursivas da escolha lexical na linguagem geral e nas linguagens de especialidade

PESQUISADORA: Profa. Dra. Márcia Sipavicius Seide

RESUMO: O projeto objetiva investigar a escolha lexical feita em função dos gêneros textuais em contextos terminológicos e em contextos não-terminológicos e suas funções argumentativas e retóricas, com ênfase ao estudo dos gêneros de popularização das ciências as quais, por serem portos de passagem das linguagens especializadas para a linguagem geral, configuram-se como um espaço enunciativo no qual é possível observar e analisar a migração lexical em todo seu dinamismo.

 

PROJETO:  Descrição e Análise Geossociolinguística da Fala do Oeste do Paraná

PESQUISADORA: Profa. Dra. Sanimar Busse

RESUMO: Este projeto tem por objetivo dar continuidade à pesquisa Um estudo geossociolinguístico da fala do Oeste do Paraná (pesquisa de doutorado), sobre os fenômenos linguísticos (fonético-fonológicos e semântico-lexicais) da fala do Oeste do Paraná. A pesquisa de cunho geossociolinguístico, em que se investiga a variação linguística a partir do seu registro geográfico e no interior das variáveis sociais, busca coletar, por meio de instrumentos estruturados, identificar, descrever e analisar os fenômenos de inovação, mudança e conservação presentes na fala a partir da sua distribuição geográfica. Neste projeto, pretende-se descrever, por meio da transcrição de inquéritos realizados para a pesquisa de doutorado, os fenômenos linguísticos da fala em nove localidades do Oeste do Paraná. A região Oeste foi a última área do Paraná a ser povoada. A colonização da região, realizada por colonos sulistas, na década de 1960, e por lavradores, operários e prestadores de serviços, provindos de distintas regiões do Paraná e do Brasil, a partir da década de 1970, culminou na transferência, na troca e na adoção de elementos da cultura, da língua e da economia de diferentes grupos. O cenário multicultural da região resultou num polimorfismo linguístico, conforme dados do Atlas Linguístico do Paraná-ALPR (AGUILERA, 19954), do Atlas Linguístico-etnográfico da Região Sul do Brasil-ALERS (KOCH, KLASSAMN; AL-TENHOFEN, 2002) e do Atlas Linguístico do Paraná-ALPR II (ALTINO, 2007). A presente pesquisa, que compreende a transcrição e revisão das entrevistas e a descrição de variedades fonético-fonológicas e semântico-lexicais nas respostas ao questionário e na fala espontânea, tem o objetivo de aprofundar os dados já descritos e analisados em pesquisas anteriores e ampliar a cartografação dos dados coletados.

 

PROJETO: A Linguística Construtural: um capítulo da história da linguística no Brasil

PESQUISADOR: Prof. Dr. José Borges Neto

RESUMO: Curitiba tem longa tradição nos estudos da linguagem. Além de ter sido um dos primeiros lugares no Brasil a fazer pesquisa propriamente linguística paralelamente aos estudos filológicos e gramaticais e de apresentar nos curricula dos cursos de Letras a disciplina Linguística , é caso único no Brasil de lugar em que propôs uma teoria linguística original. Nos anos 60 do século XX, na então Universidade Católica do Paraná, dois professores de Linguística e de Língua Portuguesa Eurico Back e Geraldo Mattos propuseram uma teoria da linguagem original, embora de cunho estruturalista, denominada Linguística Construtural. No quadro desta teoria, desenvolveram literatura substancial e formaram toda uma geração de linguistas. O objetivo geral do projeto é fazer uma abordagem historiográfica inicial deste capítulo da história da lingüística no Brasil. É nossa intenção disponibilizar o material produzido no quadro da Linguística Construtural para futuros estudos historiográficos mais aprofundados. Nesse sentido, pretendemos colocar à disposição dos historiadores da lingüística, em meio eletrônico, o material produzido pela Linguística Construtural, como fonte para a história dos estudos lingüísticos no Brasil, em geral, e em Curitiba, em particular.

 

PROJETO: O Sujeito na mídia: a construção do sujeito nos meios de comunicação

PESQUISADOR: Prof. Dr.  Alexandre Sebastião Ferrari Soares

RESUMO: Este projeto tem como proposta realizar estudos analíticos sobre o efeito de sentido construído em relação ao discurso jornalístico. Observar através da análise de cartas de leitores enviadas e publicadas nas revistas semanais Veja e Istoé como os mitos em torno do discurso da mídia escrita (verdade, objetividade, neutralidade e imparcialidade) se manifestam nas cartas publicadas. Tem-se como objetivos: a) verificar nos meios de comunicação (revistas semanais informativas/jornais) os modos pelos quais o sujeito urbano vem se mostrando e se constituindo nos meios de comunicação; b) organizar um arquivo que delineie as posições desse sujeito materialmente inscrito.

 

PROJETO: O discurso ordinário: um estudo (do) trivial

PESQUISADOR: Prof. Dr. João Carlos Cattelan

RESUMO: Alguns discursos são mais estudados por causa do peso social das instituições: os discursos literário, político, publicitário e religioso são alguns. Outros recebem pouca atenção: eis o discurso ordinário. Não lhe é dada dignidade, já que participa da trivialidade, da efemeridade e da evanescência, fugaz que parece irrelevante. Ele estaria no campo da irresponsabilidade, do esquecível e do inconsequente. Por ser óbvio que os homens falam, isto deixou de ser notado: o tempo em que a palavra valia como atestado de promessa se perdeu. Porém, neste discurso, são reveladas forças cruciais do imaginário. Nele, revelam-se crenças que sustentam os enunciados espontâneos e irrefletidos. Um enunciado qualquer, produzido numa circunstância qualquer e na voz de uma pessoa qualquer revela cristais do crível, da cultura e da ideologia: crenças, dogmas, temores, ódios, desejos, ansiedades e narcisismos. Quando a criança, por temer represália, afirma que O pote de mel quebrou , elidindo a presença do sujeito e transmutando o paciente em agente, uma trama de poder, de hierarquia e de tribunalização das relações sociais se revela. Percebe-se que uma carga de poder se abate sobre o enunciado e faz com que ela revele o que sabe sem saber que sabe. Para um grupo habituado a sanções sobre o corpo e a formas de organização social, não cabe perguntar por que se diz o que se diz e se age de uma forma: cabe agir de acordo com situações análogas, sem interrogar a voz que dirige a atividade para um determinado sentido: costume, tradição, rotina, inércia, monotonia e interdiscurso dominam o que se realiza. Em cada enunciado, um império social coercitivo se manifesta. Em cada ato, revela-se, para Bourdieu (1999, p. 70), um sistema de pressupostos imperativos. Para Goffmann (2007, p. 231), ao analisar o eu , então somos arrastados para longe de seu possuidor, da pessoa que lucrará ou perderá mais em tê-lo, pois ele e seu corpo simplesmente fornecem o cabide no qual algo de uma construção coletiva será dependurado por um determinado tempo.

 

 

GRUPO DE PESQUISA Confluências da Ficção, História e Memória na Literatura e nas Diversas Linguagens

LINHA DE PESQUISA: Linguagem Literária e Interfaces Sociais: Estudos Comparados


PROJETOS

PROJETO: Mapas da imaginação e da memória em narrativas líricas e textos poético-plásticos: interseções entre literatura, pintura e as artes visuais

PESQUISADOR: Prof. Dr. Antonio Donizeti da Cruz

RESUMO: O presente projeto visa pesquisar o imaginário e as “cartografias” da memória em narrativas líricas e textos poéticos-plásticos, em obras de Ana Hatherly, Haroldo de Campos, Octavio Paz, Carlos Drummond de Andrade, Lília A. Pereira da Silva, Marjorie Agosin, Lidia Santos, Virgínia Vendramini, Arriete Vilela, Berta Lucía Estrada Estrada, Sérgio Rubens Sosséla, Gilberto Mendonça Teles, Arnaldo Antunes, Van Gogh, Claude Monet e Miró, com as confluências do sentido da arte e da intertextualidade. Objetiva-se, com o presente projeto, investigar as dimensões imagéticas, simbólicas e míticas em gêneros literários, tendo em vista a abordagem do imaginário e da memória, bem como analisar e interpretar textos poéticos e plásticos (poemas em prosa, em verso, visual, pintura) de autores-artistas da literatura brasileira, latino-americana e universal, em comparação a outras literaturas e universos artísticos, tendo em vista os diálogos interculturais e a intertextualidade plástico-literária. Visa-se, também, analisar as imagens poéticas, pinturas, narrativas líricas e poemas visuais dos autores tendo em vista os estudos das vanguardas e o enfoque da modernidade, explorando as possíveis ligações sonoras e visuais da palavra, estabelecendo, assim, interseções entre literatura e as artes visuais. A análise crítica prende-se à interpretação da obra poética e plástica dos autores, que apresentam uma linguagem altamente elaborada, marcada pela síntese e composição artística redefinidas pelas imagens e poemas (em prosa, verso e visual), centrados em recursos imagéticos, temáticos e formais, sugerindo uma multiplicidade de sentidos. A pesquisa fundamenta-se na teoria do imaginário, na fenomenologia e na mitocrítica, a partir da fundamentação teórica de autores como Gaston Bachelard, Octavio Paz, Javier Gonzalez, Walter Benjamin, Roman Ingarden, Bergson, Gilbert Durand e Iuri Lotman.

 

PROJETO: Multiperspectivismo na literatura e nas artes

PESQUISADOR: Prof. Dr. Acir Dias da Silva

RESUMO: De forma genérica as artes e a literatura contemporânea lidam com múltiplas técnicas em sua composição formal: o multiperspectivismo, a preterição, a simbologia, a alegoria, o pastiche e outros. A ficção é a arte antes de tudo, enquanto configuração ou definição, uma mentira, uma invenção, uma fabulação. Uma mentira, uma invenção, uma fabulação acompanhada de palavras e imagens. As artes e a literatura contemporânea, de maneira geral, enquanto tradicional representação de “realidade”, ou de representação do real, ou representação real, quer dizer, fala sobre a realidade em múltiplos pontos de vista pela descrição, narração, análise, critica, ironia e mediante atalhos e desvios retornam a própria arte e a ficção. O “entre-lugar”, o lugar de observação, de análise, de interpretação não é nem cá, nem lá, é um determinado “entre” que tem que ser inventado pelo leitor. O leitor como um manipulador de objetos. Diante disso, para este projeto de pesquisas, elegem-se obras que interpretem a arte, a literatura, a memória de forma múltipla e polissêmica.

 

PROJETO: Corporalidades em tradução: interculturalidade, emergência e poéticas ameríndias 

PESQUISADOR: Profa. Dra. Alai Garcia Diniz

RESUMO: Estudos de repertórios corporais que envolvam interculturalidade; estéticas de emergência e a tentativa de traduzir a arte como sistema de significados em diferentes trânsitos culturais. Do discurso xamânico, ao estudo da baguala e vidala nos Vales Calchaquies ou nas oralidades dos relatos de migrantes haitianos. Entre o discurso xamânico guarani; o poema cantado das "copleras" ou a voz dos migrantes do Haiti, costuram-se nada além de "traduções" para configurar algumas estéticas da emergência na América Latina.

 

PROJETO: Estudo de um Corpus paralelo de traduções literárias CORTLIT

PESQUISADOR: Profa. Dra. Diva Cardoso de Camargo

RESUMO: Diferente de pesquisas tradicionalmente voltadas para examinar se o estilo do autor foi adequadamente transposto 'na' tradução, o projeto de pesquisa Estudo de um Corpus Paralelo de Traduções Literárias CorTLit direciona o foco para um estilo 'de' tradução, por meio de uma abordagem multidisciplinar, envolvendo tradução, literatura comparada, e linguística de corpus. Tem por objetivos a observação de semelhanças e diferenças na tradução literária, bem como a identificação de padrões de estilo individuais, distintivos, preferenciais e recorrentes dos autores e dos respectivos tradutores literários, selecionados para análise. O projeto CorTLit tem também como objetivos o oferecimento de disciplinas envolvendo estudos de tradução baseados em corpus, Linguística de corpus, Literatura Comparada, Literatura brasileira traduzida.

 

PROJETO: Perspectivas Metaficcionais da Poética do Descobrimento: Imagens Americanas de Cristóvão Colombo

PESQUISADOR: Prof. Dr.  Gilmei Francisco Fleck

RESUMO: A poética do descobrimento, manifestações literárias de temas colombinos, apresenta duas fases distintas: a primeira contempla as expressões literárias líricas e dramáticas sobre os eventos de 1492 e estende-se até a metade do século XX, contando com trabalho críticos relevantes como os de Calixto Oyuela (1893), Gárate Córdoba (1977) e Heloisa Costa Milton (1992), entre outros. Com as transformações ocorridas ao longo da trajetória do romance histórico esta temática passa a ser amplamente explorada também na narrativa, expressando-se nela as ideologias e as visões de conquistadores e conquistados. Esta fase contemporânea conta, além do trabalho de Milton (1992), com vários artigos sobre manifestações romanescas em particular e, mais recentemente, com nossa dissertação Imagens metaficcionais de Cristóvão Colombo: uma poética da hipertextualidade (2004), na qual se amplia o estudo do universo ficcional do descobridor. Apresenta-se, porém, um novo desafio para nossas pesquisas: partindo dos resultados das comparações entre os romances hispânicos - cujas escrituras são dicotomizadas entre paródia e exaltação (Milton, 1992) e tradição e renovação (2004) -, somos instigados a compará-los com obras em língua inglesa, de romancistas americanos, que também efetuam a sua releitura deste passado comum aos habitantes do Novo Mundo, a fim de estabelecer as diferenças e semelhanças presentes nas obras em língua espanhola e inglesa do corpus selecionado. Tal projeto resultará na visão romanesca metaficcional contemporânea americana do descobridor da América.

 

PROJETO: Eros, Tânatos e Melancolia nas Literaturas Anglófonas e Lusófonas do Século XIX

PESQUISADOR: Prof. Dr. José Carlos Aissa

RESUMO: O propósito desta pesquisa é o de estabelecer analogias e contrastes em textos literários nas literaturas de expressão inglesa e portuguesa em relação aos preceitos estéticos que determinados autores do século XIX decidiram imprimir a sua produção poética, mormente quanto aos temas de amor (Eros) e morte (Tânatos). Procuraremos demonstrar que esses matizes temáticos são trabalhados sob a angulação do gótico-melancólico a fim de se atingir o sublime. Objetivamos teorizar sobre como o gótico, a melancolia e o sublime podem ser alinhavados poeticamente, discutindo, ao mesmo tempo, os modi operandi que tais artistas empregam nessa triangulação entre traços góticos, melancolia e o sublime. Valer-nos-emos em grande parte das teorias freudianas para demonstrar qual o resultado do jogo gótico-melancólico entre Eros e Tânatos na poesia e/ou na prosa desses artistas.

 

PROJETO: Gêneros da tradição e estéticas da contemporaneidade: linguagem, formas e sentidos

PESQUISADORA: Profa. Dra. Lourdes Kaminski Alves

RESUMO: Pretende-se refletir, a partir deste projeto, como a produção literária e outras linguagens estéticas da contemporaneidade, dialogam com os clássicos.  Interessa verificar releituras dos gêneros da tradição, em especial, os gêneros trágico e cômico, cujas traduções contemporâneas partem de recursos estilísticos como a paródia, a ironia, a polifonia, a fragmentação, a performance da descontinuidade ou do palimpsesto, entre outros. Para atender a esta proposta tem-se os seguintes objetivos: a) Realizar um levantamento de autores contemporâneos, cuja produção se efetiva ancorada na releitura de textos clássicos. B) Desenvolver um estudo sobre os recursos narrativos empregados pelos autores contemporâneos na releitura ou recriação dos clássicos.  C) Estudar elementos estruturantes, temas e motivos em um corpus da literatura e de outras linguagens artísticas contemporâneas, a fim de perceber os processos estilísticos e a construção de sentidos. Esta prática encontra respaldo teórico na Literatura Comparada considerando que a mesma apresenta-se como abordagem metodológica adequada a ser utilizada, já que oferece condições para comparar e confrontar obras de diferentes períodos literários, diferentes contextos sócio-históricos e diferentes culturas. Tynianov observa que “um mesmo elemento tem funções diferentes em sistemas diferentes” (TYNIANOV, 1971, p. 101), o que nos leva a refletir que um elemento da narrativa, da lírica ou do drama, por exemplo, retirado de seu contexto original para integrar outro contexto, já não pode ser considerado idêntico. A sua inserção em novo sistema altera sua própria natureza, pois aí exerce outra função, de forma que nos estudos comparatistas, não mais se considera apenas o elemento em si, mas a função que ele exerce em cada contexto. Na acepção de Tynianov, a obra literária se constrói como uma rede de relações diferenciais, firmadas com os textos literários e ou artísticos que a antecedem, ou são simultâneos, e mesmo com sistemas não-literários. Nesta mesma direção reflexiva, Bakhtin (1999) identifica os traços fundamentais da organização do romance em Dostoiévski (1929), não só interpretando-o como uma construção polifônica, onde várias vozes se cruzam e se neutralizam, num jogo dialógico, mas também interpretando essa polifonia romanesca como um cruzamento de várias ideologias. O texto escuta as “vozes” da história e não mais as representa como uma unidade, mas como jogo de confrontações. Neste sentido, espera-se que um estudo dessa natureza possa somar-se aos estudos de enfoques existentes sobre a releitura de clássicos, inclusive aos estudos realizados em projetos anteriores a este, sobre as repercussões do trágico e do social, tanto na literatura quanto em outras linguagens artísticas.

 

PROJETO: Profanare: estética do mal e do horror em Rubem Fonseca

PESQUISADORA: Profa. Dra. Regina Coeli Machado

RESUMO: Problematizando a relação literatura e sociedade e considerando que as narrativas brasileiras contemporâneas têm tomado como tema recorrente as vacilantes fronteiras que demarcam a identidade humana, este projeto é um desdobramento do projeto “Entre a Sacralidade e a precariedade da vida: o mal e a natureza humana nas narrativas literárias contemporâneas” e tem os seguintes objetivos: a) aprofundar reflexões para uma antropologia das narrativas literárias compreendendo-as como expressões que desvelam tramas sociais compartilhadas e problemas cognitivos não imediatamente perceptíveis na cultura; b)explorar a sacralidade da vida, para além e aquém do religioso, como uma idéia-valor englobante que, de fora, dá inteligibilidade aos temas vinculados à estética do mal e do horror e c)estudar, na narrativa de Rubem Fonseca, as formas de atualização do mal, por meio das experiências limítrofes, com suas tensões envolvendo o significado da natureza humana, com enredos envolvendo crimes, doenças, limitações físicas e mentais, e atos violentos nas relações interpessoais e intrafamiliares. A metodologia a ser utilizada baseia-se na análise  a fontes secundárias, a etnografias sobre os múltiplos efeitos da biotecnologia na sociedade contemporânea, a fontes bibliográficas de teorias antropológicas da arte, ocidentais e contemporâneas, e a análise da produção literária de Rubem Fonseca. Espera-se, assim, obter contribuições específicas para uma antropologia da arte e correlativamente da literatura, explorar essa opção teórica e metodológica como um dos meios para a compreensão de questões da cultura brasileira contemporânea e, sobretudo, contribuir para a formação discente na graduação e na pós-graduação.

 

PROJETO: Arcaísmo e modernidade nas veredas do sertão: para ler Guimarães Rosa

PESQUISADORA: Profa. Dra. Rita das Graças Félix  Fortes

RESUMO: Este estudo objetiva analisar a obra Corpo de baile, de João Guimarães Rosa – publicada originalmente em 1956, mesmo ano da publicação de Grande sertão: veredas –, composta por um conjunto de sete novelas, posteriormente desmembradas em três livros: Manuelzão e Miguilim, do qual fazem parte  Campo geral e Uma estória de amor; No Urubuquaquá, No pinhém, composto por O recado do morro, Cara de bronze e A estória de Lélio e Lina; Noites do sertão, composto por  Dão-lalalão e Buriti. Cada um desses três livros – formado por um conjunto de novelas que têm nome e “sobrenome” – faz com que os leitores neófitos na obra rosiana se confundam, confusão esta gerada propositalmente pelo autor que, a priori, estabelece que, para se adentrar no sertão de sua linguagem é preciso despir-se do déjà-vu  e da narrativa simplista, caminho amplamente trilhado pela linguagem desgastada pelo uso que, em função deste desgaste, perde o poder encantatório que Guimarães Rosa busca resgatar. Há na obra de João Guimarães Rosa, um dos mais importantes escritores em língua portuguesa do século XX, uma inquestionável busca por uma linguagem que capte os sentimentos primordiais humanos. Sejam estes os mais sutis e inefáveis – que, dada a sua dimensão encantatória, de tão maravilhosos, seriam indizíveis – sejam os mais primários e nefandos – dos quais, de tão execráveis, não se deve falar – já que remetem ao que há de mais primitivo e violento no homem. Esta tentativa de captar e descrever sentimentos e sensações que, muitas vezes são “quase” indizíveis é, sem dúvida, um dos aspectos mais relevantes do projeto literário de João Guimarães Rosa. Em síntese, o presente estudo se aterá: à analise da  base social arcaica e aos  arcaísmos linguístico nos quais Guimarães Rosa se respalda em sua  construção ficcional; à forma como Guimarães Rosa – a despeito da violência que circunda o espaço sertanejo, tema constante em sua obra – resgata a latência dos sentimentos mais delicados do ser humano; à discussão de como algumas personagens rosianas das novelas a serem analisadas transitam com lhaneza da extrema delicadeza à extrema violência; à forma como o comportamento feminino das personagens de Corpo de baile abalará de forma definitiva a estrutura da família patriarcal; à transição entre o arcaico e o moderno na obra rosinana.

 

PROJETO: Entre a memória e o esquecimento: releituras da história da Guerra Civil e do granquismo na narrativa e na filmografia espanhola contemporânea (1975-2011)

PESQUISADOR: Profa. Dra. Adriana de Figueiredo Fiuza

RESUMO: Este projeto de pesquisa se circunscreve dentro de uma gama de estudos que se detêm nas relações entre cultura, linguagem e sociedade, no que se refere à produção literária, histórica e cinematográfica. Está inserido em um conjunto de trabalhos de crítica literária que se preocupa em examinar como ocorre a releitura da história e da memória da Guerra Civil Espanhol e da ditadura franquista por meio do discurso ficcional na literatura e no cinema. A investigação tem como corpus narrativas de autores espanhóis representativos para a história da literatura espanhola contemporânea, que publicaram suas obras no período de 1975 a 2010. Entre eles, pode-se fazer referência a Manuel Vázquez Montalbán com Galíndez (1990) e Autobiografía del general Franco (1992), um dos primeiros a tratar da questão e que serviria de modelo para seus contemporâneos; Carlos Rojas com El ingenioso hidalgo y poeta Federico García Lorca asciende a los infiernos (1980); Antonio Muñoz Molina com Beatus Ille (1986); Manuel Rivas com ¿Qué me quieres, amor? (1995); Tomás Val com Llegada para mí la hora del olvido (1997); Alfons Cervera com Maquis (1997); Rosa Montero com La hija del caníbal (1998); Javier Cercas com Soldados de Salamina (2001); Dulce Chacón com La voz dormida (2002); Alberto Méndez, com Los girasoles ciegos (2004), entre outros. Este estudo pretende enfatizar o papel da memória como modelo estético para as escrituras que surgiriam no campo da Literatura Espanhola, originando a denominada "literatura e o cinema da memória" e, respectivamente, a relevância destas obras no contexto espanhol para a recuperação das memórias da Guerra Civil e da luta antifranquista. Cabe ressaltar que a pesquisa também enfoca a transposição destas narrativas para o cinema, já que é uma tendência do cinema espanhol levar para a grande tela as histórias relatadas pela literatura, considerando as particularidades da linguagem da sétima arte e sua relação com a linguagem literária.

 

LINHA DE PESQUISA: Literatura, Memória, Cultura e Ensino

 

PROJETO: Representações e Ritos de Passagem na Formação do Herói

PESQUISADORA: Profa. Dra. Clarice Lottermann

RESUMO: Na literatura juvenil brasileira contemporânea, tal como nos contos de fadas e mitos, o herói precisa ultrapassar determinado estágio e superar "monstros e dragões" no decurso de seu crescimento como indivíduo. Os monstros e dragões contemporâneos podem aparecer metaforizados sob várias formas: drogas, violência física, gravidez, AIDS... Buscando averiguar como se comporta o herói contemporâneo, nesta pesquisa pretende-se estudar se, em narrativas juvenis brasileiras contemporâneas e de literaturas de língua estrangeira, o processo de aprendizagem do herói recupera o gênero do romance de formação (Bildungsroman), e, em que medida, pode-se configurar, nessas narrativas, ritos de passagem, ou seja, processos de amadurecimento espiritual, segundo o conceito de Mircea Eliade, através dos quais o herói se constitui como sujeito e supera limitações no seu processo de aprendizagem. Em outras palavras, a pesquisa investigará, através da análise de narrativas juvenis, como o herói contemporâneo é configurado nesses textos, focalizando-se o conceito de rito de passagem e de romance de formação, modelo de história que focaliza o desenvolvimento de um herói, geralmente jovem, que passa por provações até seu amadurecimento. O conceito foi cunhado pelo filólogo Karl Morgenstern e estabelecido por Wilhelm Dilthey, que o define como "o devir de um jovem que chega ao mundo, procura almas aparentadas, encontra amizades e amor, entra em conflito com a realidade do mundo, amadurece sob a diversidade de suas experiências, encontra a si mesmo e toma consciência de sua tarefa no mundo. O herói é rebelde no começo. O realismo ao seu redor se opõe a seu idealismo ingênuo; sua alma cheia de arroubos bate a cara na porta do mundo real. Só o amadurecimento permitirá o entendimento final, a reconciliação e - na melhor das hipóteses - a convivência harmônica entre o herói e o mundo." (BACKES, 2007, p.49). Considerando-se tais pressupostos, cabe indagar: como o herói da narrativa contemporânea é representado no que diz respeito à sua trajetória? Em seu processo de formação, os heróis vivenciam ritos de passagem? Em que aspectos as narrativas juvenis contemporâneas se aproximam do romance de formação? A proposta de trabalho ora encaminhada fundamenta-se na concepção de que a literatura, enquanto manifestação da linguagem historicamente construída, deve ser entendida e analisada em suas relações sociais. Assim sendo, os textos literários serão analisados de uma perspectiva comparatista, com ênfase em uma abordagem mítico-social.

 

PROJETO: Oswald de Andrade: a literatura e o ensaísmo latino-americano

PESQUISADORA: Profa. Dra. Lourdes Kaminski Alves

RESUMO: São reconhecidos, no conjunto da obra de Oswald de Andrade, a presença de procedimentos estéticos que atestam a modernidade do autor na capacidade de antecipar mudanças, atualmente concebidas como procedimentos e tendências de uma poética contemporânea. Na década de 1930, Oswald de Andrade vive uma transformação, aderindo em 1931 ao Partido Comunista, período que lança, juntamente com Pagu, o jornal O Homem do povo. É do conhecimento, dos estudiosos da área, que a década de 1930 caracteriza-se como um período de intensa produção artística, intelectual e política, na vida do autor, cuja militância pode ser observada nas obras A escada vermelha (1934), O homem e o cavalo (1934), O rei da vela (1937), A morta (1937), A revolução melancólica (1943), Um homem sem profissão (1954) e vasta produção de artigos mais tarde publicados no livro Ponta de lança (1945), Estética e Política (1991), este organizado por Maria Eugênia Boaventura. É importante registrar que Oswald de Andrade conservaria, durante o período de sua militância político-partidária, quando escreveu seus textos de teatro, o estilo de ação do movimento antropofágico que ele abjurou no prefácio de Serafim Ponte Grande (1929/1933), o que significa uma retomada crítica do movimento, o que também se observa no texto da tese “A crise da filosofia messiânica” (1950). Em “O caminho percorrido”, conferência pronunciada em Belo Horizonte, texto compilado em Ponta de lança (1945), Oswald de Andrade trata de forma crítica, a trajetória do modernismo e sua participação no movimento.  Nesse sentido, interessa, nesta pesquisa, estudar a produção literária, dramaturgica e ensaística de Oswald de Andrade, pós 1930, considerando-se que essa produção ainda requer estudos, na medida em que a obra oswaldiana abre caminhos para gerações posteriores de escritores e intelectuais que realizam um exercício crítico sobre a própria obra. Tal prática, já recorrente entre muitos escritores, no contexto da produção contemporânea latino-americana, se aproxima do processo da criação poética e ao mesmo tempo apresenta no processo de escritura aspectos próprios do gênero da escrita autobiográfica.

 

PROJETO: Fotografia, Imagem e Memória

PESQUISADOR: Prof. Dr. Paulo Humberto Porto Borges

RESUMO: Este projeto de pesquisa tem como objetivo estudar e discutir as distintas relações entre a fotografia e linguagem. Entendendo a fotografia como um documento histórico datado, porém, com uma linguagem universal, o que não quer dizer, absolutamente arbitraria. Afinal, toda e qualquer imagem fotográfica possui uma historicidade essencial, que aflora com mais ou menos força de acordo com a pergunta formulada. E, considerando, que todo “acontecimento” é potencialmente histórico, dependendo, novamente, das perguntas a serem feitas pelo pesquisador, afirmo que toda fotografia, assim como os acontecimentos que estas registram – ao contrário de apontarem para um passado inacessível - são potencialmente históricas e levam os sinais e os rastros de seu tempo. A despeito de sua técnica, toda fotografia carrega uma intensa humanidade, e apesar dos procedimentos técnicos e mecânicos, toda imagem fotográfica é passível de interpretação e leitura. A partir destes pressupostos, procuraremos discutir como a imagem fotográfica e fílmica na América Latina vem construindo uma imagem e uma memória a respeito dos povos indígenas, em especial dos povos indígenas Guarani.

 

PROJETO: A Estética Dialética na Obra Literária e nas Propostas de Ítalo Calvino – Uma Incursão da Educação pelos Caminhos da Literatura

PESQUISADOR: Prof. Dr. José Kuiava

RESUMO: A questão base que dá origem ao projeto de pesquisa expressa-se nas seguintes indagações: em que medida Ítalo Calvino é protagonista, nos seus escritos, dos valores e das qualidades que propõe à literatura para o presente milênio? Ou, seriam os seus escritos de ficção, produzidos durante quarenta anos de trabalhos literários, portadores de leveza, rapidez, exatidão, visibilidade, multiplicidade e consistência, da forma que ele definiu tais valores em “Seis Propostas para o Próximo Milênio”? Seria o caso em que o pensamento opera do movimento do real dado, do concreto não pensado para o concreto pensado, para o real teorizado? De que forma as categorias propostas se revelam, transparecem e constituem a coerência do mundo ficcional, representado nos escritos de Calvino? Uma última pergunta crucial: como ler, enxergar, examinar e pensar dialeticamente os escritos literários de Calvino? Se tomarmos o conceito de dialética como “o modo de pensarmos as contradições da realidade, o modo de compreendermos a realidade como essencialmente contraditória e em permanente transformação” (KONDER,1983,p.8), podemos argumentar a favor da tese segundo a qual as categorias formuladas por Calvino revelam uma relação dialética na essência de seus conceitos: negação, oposição, contradição e superação dialética. Ler e estudar os escritos de Ítalo Calvino é, para mim, a explicitação de uma aventura intelectual primorosa. Para quem aprendeu, pensou, praticou e experienciou a educação durante uma longa vida, respeitando métodos ditos científicos, incursionar agora pelos caminhos da literatura, pelo mundo da imaginação livre, da narrativa ficcional, é uma sensação mista paradoxal: paradisíaca e ao mesmo tempo infernal. Um todo constituído por elementos de ordem,  sujeitos a regras, a padrões e valores estéticos, com racionalidade lógica para representação da realidade determinada (concreticidade, na acepção de Kosik) e por elementos de desordem, fruto da imaginação livre, da arte criativa, da invenção do novo, uma  rebeldia sem abdicação da disciplina intelectual e da estética da escrita.