Linhas de pesquisa

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E LINHA DE PESQUISA

 

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais propõe como área de concentração “Fronteiras, Identidades e Políticas Públicas”, que contempla pesquisas teóricas e empíricas dos docentes vinculados ao Programa, considerando os processos políticos, sociais e culturais que permeiam a elaboração e a implementação das políticas públicas desenvolvidas no âmbito das fronteiras regionais, nacionais e internacionais. Agrega duas linhas de pesquisas:

 

1) A linha de pesquisa “Cultura, Fronteiras e Identidades” reúne estudos relativos à diversidade cultural, relações interétnicas, relações de gênero e construção de identidades, tendo em vista as diferentes formas de organização social que emergem no contexto regional da tríplice fronteira Brasil, Argentina e Paraguai.

 

2) A linha de pesquisa “Democracia e Políticas Públicas” articula pesquisas que analisam a dinâmica institucional da democracia contemporânea, abordando os processos decisórios e o papel das organizações sociais na elaboração das políticas públicas. Aborda temas relevantes para a construção democrática como participação política, sociedade civil, movimentos sociais e cidadania.