Linhas de Pesquisa

Agroenergia

Esta área de concentração agrupa linhas de pesquisa voltadas à racionalização de energia na cadeia produtiva agroindustrial e desenvolvimento de tecnologias alternativas de geração de energia limpa e sustentável.

Linha 1 – Fontes renováveis e racionalização de energia na agroindústria e agricultura

Estudar diferentes formas de fontes renováveis de energia, tais como a energia solar, hidrelétrica, eólica, células de combustíveis e outras fontes de energia, visando à geração de energia elétrica e calor no setor agroindustrial e agropecuário. Avaliar e implantar técnicas de racionalização e conservação e energia em sistemas agrícolas e agroindustriais. Uso racional de combustíveis em operações com máquinas agrícolas. Estudo de impactos ambientais, sociais e econômicos resultantes do uso e implantação de fontes renováveis de energia.

Linha 2 – Biomassa e culturas energéticas

Desenvolver tecnologias de produção e aproveitamento de biomassa para fins energéticos. Aplicar técnicas de correção, fertilização e manejo do solo, bem como melhoria dos processos fisiológicos que controlam o desenvolvimento das culturas energéticas. De uma maneira geral, melhorar as técnicas e processos envolvidos na implantação, colheita e armazenamento dos produtos de culturas energéticas. Estudo dos impactos ambientais, econômicos e sociais envolvidos com a implantação das culturas energéticas.

Linha 3 – Biocombustíveis

Gerar conhecimentos sobre tecnologias de processamento de biomassa e/ou culturas energéticas para a produção de biocombustíveis e coprodutos. Desenvolver técnicas de controle de qualidade de biocombustíveis. Avaliação do uso de biocombustíveis em máquinas e motores agrícolas. Estudo dos impactos ambientais e econômicos envolvidos no processamento e uso dos biocombustíveis.