Linhas de Pesquisa

O Programa oferece oportunidade de pesquisa nas seguintes linhas:

 

1. Manejo de Culturas
2. Sistemas de Produção Vegetal Sustentáveis
3. Fitossanidade e Controle Alternativo

 

 

1. Manejo de Culturas

Estudos sobre nutrição mineral de plantas, correção e fertilização do solo para os cultivos. Processos fisiológicos que controlam o metabolismo, crescimento e desenvolvimento das plantas. Avaliação e desenvolvimento de técnicas e processos envolvidos na implantação e condução de culturas; colheita e armazenamento de seus produtos. Desenvolvimento, avaliação e multiplicação de genótipos superiores por métodos convencionais e biotecnológicos. Produção e tecnologia de sementes. Fisiologia e tecnologia pós-colheita. Tecnologia de Aplicação de Defensivos Agrícolas

 

2. Sistemas de Produção Vegetal Sustentáveis

Estudos sobre manejo e conservação de recursos naturais. Demandas e impactos de agorecossistemas. Avaliação do impacto ambiental da utilização de insumos agropecuários. Tratamento e reciclagem de resíduos. Estudo da interferência do clima no desenvolvimento das culturas. Estudos de plantas com potencial para fins energéticos. Desenvolvimento e avaliação de técnicas para o aproveitamento e agregação de valor de resíduos agrícolas para fins energéticos e alimentícios.

 

3. Fitossanidade e Controle Alternativo

Estudos sobre levantamento, identificação e caracterização biológica e molecular de pragas e patógenos com risco potencial de dano ao crescimento e desenvolvimento de plantas cultivadas. Biologia e ecologia de pragas, patógenos e agentes biológicos de controle.  Métodos de controle biológico, genético, físico, químico e alternativo de pragas e doenças de plantas.