Notícias

     

 

Agosto - 2017

 

               Fotos de defesas da Primeira Turma (2015) do Programa 

 

Maio - 2017

Seminário Internacional "Clinical Economics and Y-nurse Program"

No dia 29 e 30 de maio ocorreu o Seminário Internacional "Clinical Economics and Y-nurse Program", com o Prof. Dr. Franz Porzsolt, pesquisador do Dept. General and Visceral Surgery, University Hospital Ulm. Institute of Clinical Economics (ICE) e.V. Germany. O seminário foi organizado em conjunto pelo Institute of Clinical Economics (ICE) e.V. Germany, Programa de Pós Graduação Enfermagem em Saúde Pública - Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto – Universidade de São Paulo - USP e Mestrado em Saúde Pública em Região de Fronteira .

 

 

 

 

Palestra Semana da Enfermagem

 

A Profa. Dra Ana Maria de Almeida ( EERP-USP) proferiu a palestra de abertura da semana acadêmicade enfermagem da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, no último 28 de maio!

A pesquisadora é professor senior da EERP-USP e atual como docente efetiva no Programa de Pós-graduação em Saúde Pública em Região de Fronteira da Unioeste.

A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé

 

 

 

Fevereiro - 2017

 

Primeiro Exame de Qualificação Turma - 2016

 

No dia 21 de fevereiro o Mestrando Alexandre Kraemer, realizou o Exame de Qualificação, inaugurando esta etapa da pesquisa

na Turma - 2016.

O projeto de pesquisa defendido é intitulado "Efetividade de sistema web gamificado no controle do Aedes aegypti”. Trata-se de um sistema web gamificado, que será utilizado por 700 alunos de uma escola de educação básica, visando estimular por meio de atividades lúdicas a limpeza de quintais e eliminação de criadouros do Aedes aegypti, a partir da intervenção será realizado um estudo epidemiológico analítico.

A pesquisa está sendo desenvolvida em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná - Campus de

Foz do Iguaçu, junto ao Labotratório de Trabalho liderado pelo Prof. Itamar Nieradka, Secretaria Municipal de Saúde de Foz do Iguaçu - Centro de Controle de Zoonoses, Secretaria Mucicipal de Educação - Escola Municipal Padre Luigi Salvucci.

Banca de Exame de Qualificação foi composta pelo Prof. Dr. Reinaldo A. Silva-Sobrinho, Prof. Dr. Oscar Kenji Nihei e Prof. Dr. Domingos Alves, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - Universidade de Saúde Paulo/USP, professor associado no Departamento de Medicina Social.

 

 

 

Dezembro- 2016

 

 

MESTRANDO CONQUISTA PRÊMIO COM VIIBILIDADE NACIONAL

       Prêmio de Incentivo em Ciência e Tecnologia para o SUS

No último dia 13 de dezembro em Brasília, o MESTRANDO RAFAEL SOARES CORRÊA, orientado pela Dra. Ana Maria de Almeida, recebeu Prêmio de Incentivo em Ciência e Tecnologia para o SUS, a honraria foi oferecida para os pesquisadores com projetos inovadores em saúde com  relevância marcante para o SUS.

A pesquisa desenvolvida no município de Santa Terezinha de Itaipu está ligada ao tema de trabalho do pesquisador e a sua temática de pesquisa no Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública em Região da fronteira.

O Secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos, Marco Fireman, entregou os troféus para os primeiros lugares de cada categoria. "O que nós precisamos é transformar o nosso conhecimento em produtos que tragam benefício para saúde pública", afirmou o Secretário.

A Unioeste parabeniza o pesquisador e se sente orgulhosa em colaborar em sua formação de pesquisa.

 

 

 

3º Congresso Paranaense de Saúde Pública

Prêmio Inova Saúde Paraná

Rafael Corrêa, aluno do Mestrado Saúde Pública em Região de Fronteira, foi um dos pesquisadores paranaenses que recebeu o Prêmio Inova Saúde Paraná durante o 3 Congresso Paranaense de Saúde Pública/Coletiva. O trabalho premiado foi desenvolvido junto ao município de Santa Terezinha do Itaipu-PR envolvendo tema de pesquisa do mestrando neste Programa.

Parabéns Rafael!

 

 

A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas em pé e terno

 

 

Maio - 2016

 

DEFESA DE QUALIFICAÇÃO

O primeiro exame de qualificação do Programa foi da mestranda Rosilene Berres. A banca Examinadora foi composta pela Dra. Adriana Zilly,  Dra. Maria Bagio ( orientadora) e da Dra. Marta Iossi da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo - USP.

O projeto de pesquisa intitula-se "A continuidade do cuidado ao recém-nascido prematuro em região de fronteira". A partir desta data a pesquisadora inicia as atividades de campo.

 

 

 

 

Maio - 2016 

 

Na última Segunda-Feira (23-05-16) ocorreu evento sobre o SISTEMA DE SAÚDE EM PORTUGAL, na Unioeste. A atividade foi organizada pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública em Região de Fronteira e o Curso de Graduação em Enfermagem da Unioeste.
A palestrante foi a renomada professora  e pesquisadora Dra Maria Manuela Frederico Ferreira, a mesma atua na "Escola Superior de Enfermagem de Coimbra - Portugal".

Durante as atividades foi possível observar a integração de pós-graduandos, alunos de graduação e docente. Na oportunidade foi alinhavado entendimentos para a tramitação de um convênio de cooperação acadêmica (ensino e pesquisa) em a Unioeste e a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra.

 

 

 

 

 

 

 

 

Fevereiro - 2016 

 

O Programa de Pós-Graduação Enfermagem em Saúde Pública da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto – Universidade de São Paulo – USP e o Programa de Pós-Graduação e Saúde Pública em Região de Fronteira da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Unioeste divulgam:

 

DEFESA DE DOUTORADO

Elaboração e validação de um instrumento de avaliação da transferência do Tratamento Diretamente Observado da tuberculose segundo a perspectiva de profissionais de saúde de nível médio e superior (ATP-IINFOC-TB).

 

Doutoranda: Laís Mara Caetano da Silva

Orientador: Prof. Dr. Pedro Fredemir Palha

 

Membros Efetivos da Banca

 

Prof. Dr. Pedro Fredemir Palha – EERP/USP

Prof. Dra. Fátima Teresinha Scarparo Cunha – UNIRIO

Prof. Dr. Reinaldo Antonio Silva-Sobrinho – Unioeste

Profa. Dra. Claudia Benedita dos Santos – EERP/USP

 

Data e Horário: 19 de Fevereiro de 2016 às 14:00

Local: EERP-Sala Castor e sala de vídeo-conferência da Unioeste Campus de Foz do Iguaçu-PR.

 

 

Setembro  - 2015

 

 

O Programa de Pós Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e o Programa de Pós-Graduação e Saúde Pública em Região de Fronteira da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Unioeste convidam:

 

DEFESA DE DOUTORADO

 

Tema: Avanços e desafios da Atenção Primária à Tuberculose no Rio Grande do Norte

Doutorando: Ewerton William Gomes Brito

Presidente:  Dra. Severina Alice da Costa Uchoa - UFRN
Membro interno: Dra. Nilma Dias Leão Costa - UFRN
Membro interno: Dra. Iris do Céu Clara Costa - UFRN
Membro Externo: Dr. Reinaldo Antonio da Silva Sobrinho - Unioeste
Membor Externo:  Dra. Elis Regina Dalla Costa - Fundação Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde/ Centro de Desenvolvimento Científico e Tecnológico do RS.
 
Data: 10/09¹5
Horário: 14h
Local: Video-conferência. Laboratório de Epidemiologia e Estudos Operacionais em Saúde - LEO. Sala 5 Piso Superior Biblioteca da Unioeste.
 
 
 
 
Setembro de 2015

 

 

 

 

 

 

 

Pesquisadores de Universidades Alemãs Visitam Unioeste

Parceria Internacional em Pesquisa
 

O Programa de Pós-Graduação (Stricto Sensu) em Saúde Pública em Região de Fronteira recebeu a visita do Prof. Dr. Franz Porzsolt e da Profa. Dra. Christel Weiss, pesquisadores da Universidade de Ulm e da Universidade de Heidelberg, respectivamente. O encontro com pesquisadores da Unioeste possibilitou parceria para o desenvolvimento de pesquisas, visando à internacionalização e intercâmbio de conhecimentos entre as Universidades e o Programa de Pós-Graduação (Stricto Sensu) em Saúde Pública em Região de Fronteira da Unioeste.

Atendendo ao pedido do Programa, os pesquisadores ministraram um curso sobre “Economia Clinica (Disciplina desenvolvida pelo Dr. Franz Porzsolt) e Análise Crítica de Pesquisas” voltando aos discentes do mestrado. O campo de trabalho dos professores permeia pesquisas na área de medicina, economia clínica, pesquisa clinica, estatística médica.

Registra-se especial agradecimento a Servidora da Unila, a Senhora Fabiana Colombelli, por intermediar o diálogo entre Universidades.

 

 

 

 

 

 

 

 

Aula Inaugural do Mestrado Acadêmico em Saúde Pública em Região de Fronteira

 
No dia 13 de agosto de 2015, foi realizada a aula inaugural do Programa de Pós-Graduação: Saúde Pública em Região de Fronteira. O evento contou com a participação do Diretor do Centro de Educação Letras e Saúde, Prof. Dr. Fernando José Martins, que no ato representou também a Diretora Geral do Campus, Renata Camacho Bezerra; Coordenador do Programa: Prof. Dr. Reinaldo Antônio da Silva Sobrinho; docentes da Escola de Enfermagem da USP de Ribeirão Preto: Prof. Dr. Pedro Fredemir Palha, Prof. Dra. Suzana Alves de Moraes; Prof. Dra Ana Maria de Almeida demais docentes da Unioeste, Campus de Foz do Iguaçu; discentes do Programa de Pós-Graduação e comunidade acadêmica.