Áreas de Concentração

Área de concentração (única): Educação em Ciências e Educação Matemática

CARACTERIZAÇÃO: A Educação em Ciências e a Educação Matemática pertencem, em linhas gerais, a um mesmo paradigma de produção de conhecimento, ou seja, assume e se instaura em características multidisciplinares, interdisciplinares e mesmo transdisciplinares. A nomenclatura dada evidencia que há qualidades específicas da Educação que ser quer: Científica e Matemática. Essa adjetivação expressa claramente que as fronteiras da produção do conhecimento nessa área são frequentemente revistas, em movimentos de contração e expansão, pois os focos naquilo que decorre das Ciências e da Matemática, na articulação com as teorias que compõem a Educação e o Ensino, criam novos objetos de estudo e, portanto, novas compreensões sobre os diferentes temas que podem ser investigados. Compreender a Educação em Ciências e Educação Matemática sob essa perspectiva significa alinhar-se a reflexões filosófico-epistemológicas que deem conta de consolidar esse entendimento. Sob essa perspectiva é que as duas linhas: Educação em Ciências e Educação Matemática, se constituem.

LINHAS DE PESQUISA: Educação em Ciências

EMENTA: Investiga os diferentes processos concernentes ao ensino e à aprendizagem das Ciências, em espaços formais e não formais a partir de seus fundamentos filosófico-epistemológicos. No tocante ao ensino, investiga desde a formação de professores ciências, em diferentes perspectivas, até práticas de ensino em diferentes contextos. Em relação à aprendizagem, investiga processos cognitivos dos sujeitos, estando estes integrados a educação formal, a exemplo de professores e estudantes, ou não.

LINHA DE PESQUISA: Educação Matemática

EMENTA: Investiga os diferentes processos concernentes ao ensino e à aprendizagem da Matemática, a partir de fundamentos filosófico-epistemológicos da Educação Matemática. No tocante ao ensino, investiga desde a formação de professores de Matemática, em diferentes perspectivas, até práticas de ensino em diferentes contextos. Em relação à aprendizagem, investiga processos cognitivos dos sujeitos, estando estes integrados a educação formal, a exemplo de professores e estudantes, ou não.