Artigos

Clélia Maria Ignatius Nogueira

CV http://lattes.cnpq.br/7001703570357441

1

REZENDE, V.; NOGUEIRA, C. M. I. Números irracionais na educação básica: documentos curriculares e conhecimentos de alunos brasileiros e franceses. Educação Matemática em Revista-RS, v. 3, p. 48-60, n. 2016. (http://sbemrs.org/revista/index.php/2011_1/article/view/220)

2

BORGES, Fábio Alexandre; NOGUEIRA, C. M. I. Ensino e a aprendizagem de matemática para surdos inclusos: o que dizem intérpretes de libras? Educação Matemática em Revista-RS, v. 2, p. 121-134, n. 2016. (http://sbemrs.org/revista/index.php/2011_1/article/view/244)

3

BORGES, Fábio Alexandre; NOGUEIRA, C. M. I. Das palavras aos sinais: o dito e o interpretado nas aulas de Matemática para alunos surdos inclusos. Perspectivas em Educação Matemática, v. 9, p. 479-500, n. 2016. (http://www.seer.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/850/2254)

4

NOGUEIRA, C. M. I.; BORGES, Fábio Alexandre. Apresentação do número temático da Revista Paranaense de Educação Matemática - Educação Inclusiva. Revista Paranaense de Educação Matemática, v. 5, p. 03-04, n. 2016. (http://www.fecilcam.br/revista/index.php/rpem/article/view/1236/pdf_164)

5

REZENDE, V.; NOGUEIRA, C. M. I.; FREITAS, J. L. M. Conhecimentos sobre números irracionais mobilizados por alunos brasileiros e franceses: um estudo com alunos de 9º ano e troisième. Recherches en Didactiques. Les Cahiers Théodile,, v. 19, p. 131-147, n. 2015.

6

BORGES, Fábio Alexandre; NOGUEIRA, C. M. I. Desenvolvimento em Atividades Matemáticas de Alunos Surdos inclusos com a intermediação do tradutor intérprete de Libras. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, v. 8, p. 155-181, n. 2015. (http://www.pgsskroton.com.br/seer/index.php/jieem/article/view/282/2262)

7

LORIN, J.H.; NOGUEIRA, C. M. I. Do paradigma pitagórico ao paradigma euclidiano: um estudo histórico sob a ótica epistemológica kuhniana. Revista Paranaense de Educação Matemática, v. 4, p. 1-12, n. 2015. (http://www.fecilcam.br/revista/index.php/rpem/article/view/961/pdf_120)

 

Dulce Maria Strieder

CV http://lattes.cnpq.br/4981747301070724

1

NAHIRNE, A. P.; STRIEDER, D. M. Metaestudo da produção científica sobre a escola e a educação do campo. Educere et Educare (versão eletrônica), v. 12, p. 1-15, n. 2017. (http://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/14381/11165)

2

NEUMANN, S.; CALSING, D. R.; SAUCEDO, K. R. R.; STRIEDER, D. M. Acciones de un equipo multidisciplinar como experiencia en la educación formal. Encuentros Multidisciplinares (Universidad Autónoma de Madrid), v. 55, p. 1-9, n. 2017. (http://www.encuentros-multidisciplinares.org/revista-55/sofia-neumann_denise-calsing_kellys-saucedo_dulce-strieder.pdf)

3

SCHEIFELE, A.; STRIEDER, D. M. Representações sociais de professores sobre o currículo. Cuadernos de Educación y Desarrollo, v. jan, 2017, p. 1-10, n. 2017. (http://www.eumed.net/rev/atlante/2017/01/curriculo.html)

4

UBINSKI, J. A. S.; STRIEDER, D. M. Concepção de alunos sobre as fases da Lua e os eclipses lunar e solar: relato de experiência. http://dx.doi.org/10.17921/2447-8733.2016v17n2p141-146, v. 2, p. 141-146, n. 2016.

5

NEUMANN, S.; SAUCEDO, K. R. R.; GIORDANI, S.; BESEN, B. L.; SGARIONI, P. D. M.; STRIEDER, D. M. Professores em formação e o uso das tecnologias de informação e comunicação. Book of abstracts- world congress on communication and arts, v. 9, p. 37-40, n. 2016.

6

BENASSI, C. B. P.; SGARIONI, P. D. M.; GIORDANI, S.; KLIEMANN, C. R. M.; STRIEDER, D. M. A articulação entre aprendizagem em ciências, comunicação e tecnologia no contexto de estudantes do ensino médio. Book of abstracts- world congress on communication and arts, v. 9, p. 32-36, n. 2016. (http://copec.eu/congresses/wcca2016/proc/works/7.pdf)

7

STRIEDER, D. M.; MALACARNE, Vilmar; SAUCEDO, K. R. R.; ENISWELLER, K. C.; PIRES, E. A. C. O Papel do Pedagogo: Reflexões com Base em Observações sobre as Funções Não Docentes. Ensino em Revista, v. 22, p. 391-400, n. 2016. (http://www.seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/34466/18287)

8

STAUB, T.; STRIEDER, D. M.; MEGLHIORATTI, F. A. Análise da Controvérsia entre Evolução Biológica e Crenças Pessoais em Docentes de um Curso de Ciências Biológicas. Revista Electrónica de Investigación en Educación en Ciencias (En línea), v. 10, p. 20-35, n. 2015. (http://ppct.caicyt.gov.ar/index.php/reiec/article/view/7767)

9

UBINSKI, J. A. S.; STRIEDER, D. M. O (des)interesse dos professores frente às atividades em contraturno. Actualidades Investigativas en Educación, v. 15, p. 1-18, n. 2015. (http://www.scielo.sa.cr/pdf/aie/v15n1/a26v15n1.pdf)

10

BENASSI, C. B. P.; UBINSKI, J. A. S.; STRIEDER, D. M. O uso de softwares na prática pedagógica de professores da educação básica: estudo de caso em contexto brasileiro. Retratos da Escola, 2017.

12

NAHIRNE, A. P.; STRIEDER, D. M. Metaestudo da produção científica sobre a escola e a educação do campo. Educere et Educare (versão eletrônica), 2017. (http://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/viewFile/14381/11165)

 

Fernanda Aparecida Meglhioratti

CV http://lattes.cnpq.br/3719288552692207

1

FONTANELLA, D.; MEGLHIORATTI, F. A. Educação em Astronomia: contribuições de um curso de formação de professores em um espaço não formal de aprendizagem. Revista Eletrônica de Educação (São Carlos), v. 10, p. 234-248, n. 2016. (http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/1314/477)

2

SCHNEIDER, E. M.; CORAZZA, M. J.; MEGLHIORATTI, Fernanda A. Discursos de professores em formação continuada acerca da relação entre a manipulação genética e a possibilidade de melhoramento em humanos. Ciência & Educação, v. 22, p. 597-613, n. 2016. (http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1516-73132016000300597&script=sci_abstract&tlng=pt)

3

BULLA, M. E.; MEGLHIORATTI, Fernanda A. Controvérsias científicas na construção do conhecimento biológico: investigando um curso de formação continuada de professores sobre evolução biológica humana. Investigações em Ensino de Ciências (Online), v. 21, p. 1-29, n. 2016. (https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/285)

4

RECH, L. R. F.; MEGLHIORATTI, F. A. Ensino por investigação: um estudo de caso na aprendizagem de ecologia. Revista de Educación en Biología, v. 19, p. 57-72, n. 2016.( http://www.revistaadbia.com.ar/ojs/index.php/adbia/article/view/473)

5

CALDEIRA, Ana Maria de Andrade; SILVA, P. R.; CORRÊA, A. L.; MEGLHIORATTI, F. A.; BRANDO, F. R.; MARICATO, F. E.; JUSTINA, L. A. D.; ANDRADE, M. A. B. S.; OLIVEIRA, T. B.; AUGUSTO, T. G. S. et al. Proposta de instrumento diagnóstico para fornecer indicativos acerca da compreensão dos conhecimentos biológicos e suas inter-relações. Gondola: ensenanza y aprendizaje de las ciencias, v. 11, p. 128-146, n. 2016.

(http://revistas.udistrital.edu.co/ojs/index.php/GDLA/article/view/10180)

6

SILVA, V. S.; MEGLHIORATTI, Fernanda A. Sobre os saberes que orientam a atuação docente no ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental. Revista eletrônica polidisciplinar vôos, v. 7, p. 31-50, n. 2015. (http://www.revistavoos.com.br/seer/index.php/voos/article/view/328)

7

STAUB, T.; STRIEDER, D. M.; MEGLHIORATTI, F. A. Análise da Controvérsia entre Evolução Biológica e Crenças Pessoais em Docentes de um Curso de Ciências Biológicas. Revista Electrónica de Investigación en Educación en Ciencias (En línea), v. 10, p. 20-35, n. 2015. (http://ppct.caicyt.gov.ar/index.php/reiec/article/view/7767)

8

UBINSKI, J. A. S.; MEGLHIORATTI, F. A. Análise documental das propostas de Educação Ambiental em atividades de contraturno na Educação Básica. Educere et Educare (Impresso), 2017.

9

MEGLHIORATTI, Fernanda A.; JUSTINA, L. A. D.; ANDRADE, M. A. B. S.; CALDEIRA, Ana Maria de Andrade. Um modelo sistêmico das relações entre os conceitos de organismo, gene, genótipo, fenótipo e ambiente. Filosofia e História da Biologia (Online), 2017.

10

UBINSKI, J. A. S.; MEGLHIORATTI, Fernanda A. Ampliação da jornada escolar na percepção de professores regentes. Retratos da Escola, 2016.

 

Lourdes Aparecida Della Justina

CV http://lattes.cnpq.br/7845912489380006

1

OLIVEIRA, L.; JUSTINA, L. A. D. O papel dos professores supervisores no pibid de acordo com o relatado em pesquisas brasileiras. Cuadernos de Educación y Desarrollo, v. fevereiro, p. 1-12, n. 2017. (http://www.eumed.net/rev/atlante/2017/02/pibid.html)

2

KUNZ, R. I.; NATALI, M. R. M.; TORQUATO, E. F. B.; RIBEIRO, L. F. C.; JUSTINA, L. A. D.; BRANCALHÃO, Rose Meire Costa. Proposta didática no ensino integrado da morfologia: células e tecido ósseo. Experiências em Ensino de Ciências (UFRGS), v. 12, p. 38-52, n. 2017. (http://if.ufmt.br/eenci/artigos/Artigo_ID347/v12_n2_a2017.pdf)

3

CALDEIRA, A. M. A.; SIEBERT, P. R.; CORREA, A. L.; MEGLHIORATTI, F. A.; BRANDO, F. R.; MARICATO, F. E.; JUSTINA, L. A. D.; ANDRADE, M. A. B. S.; OLIVEIRA, T. B.; AUGUSTO, T. G. S. et al. Proposta de instrumento diagnóstico sobre o conhecimento biológico. Gondola: ensenanza y aprendizaje de las ciencias, v. 11, p. 128-146, n. 2016. (http://revistas.udistrital.edu.co/ojs/index.php/GDLA/article/view/10180)

4

SILVA, A. A.; VIANA, A.; JUSTINA, L. A. D. Um estudo dobre o DNA no ensino médio: história da ciência e CTS. Experiências em Ensino de Ciências (UFRGS), v. 11, p. 136-163, n. 2016. (http://if.ufmt.br/eenci/artigos/Artigo_ID315/v11_n2_a2016.pdf)

5

CEZAR, F. B.; SILVA, A. A.; FERRAZ, Daniela Frigo; JUSTINA, L. A. D. Ensino por investigação em aulas de ciências: reconstrução de ideias de alunos sobre fluxo de energia. Ensino, Saúde e Ambiente, v. 9, p. 21-43, n. 2016. (http://ensinosaudeambiente.uff.br/index.php/ensinosaudeambiente/article/view/464)

6

NASCIMENTO, J. E.; ZABOTTI, K.; SCHEIFELE, A.; CUNHA, Marcia Borin da; JUSTINA, L. A. D.; LIMA, W. S. A divulgação científica e o tema? Gene? Na revista superinteressante do brasil. Revista da SBEnBIO, v. 9, p. 3513-3523, n. 2016. (http://www.sbenbio.org.br/wordpress/wp-content/uploads/renbio-9/pdfs/2086.pdf)

7

LUIZ, C. F.; OLIVEIRA, L.; SILVA, A. A.; JUSTINA, L. A. D. A inserção da história da ciência no ensino fundamental na perspectiva CTS. Revista da SBEnBIO, v. 9, p. 2132-2143, n. 2016. (http://www.sbenbio.org.br/wordpress/wp-content/uploads/renbio-9/pdfs/1888.pdf)

8

LIMA, W. S.; ALMEIDA, J.; LIMA, B. G. T.; JUSTINA, L. A. D. Estudo da abordagem CTS (Ciência-Tecnologia-Sociedade) no ensino fundamental: a retirada de árvores no meio urbano. Cuadernos de Educación y Desarrollo, v. 1, p. 1-8, n. 2016. (http://www.eumed.net/rev/atlante/2016/01/cts.html)

9

ZABOTTI, K.; JUSTINA, L. A. D. Estudo sobre a transposição didática do conceito de fluxo de energia em livros didáticos de Biologia no Brasil. Cuadernos de Educación y Desarrollo, v. 9, p. 1-19, n. 2016. (http://www.eumed.net/rev/atlante/2016/09/biologia.html)

10

LUIZ, C. F.; JUSTINA, L. A. D. A construção da profissão docente no contexto PIBID/Biologia. Cuadernos de Educación y Desarrollo, v. 3, p. 1-16, n. 2015. (http://atlante.eumed.net/profissao-pibid/)

11

SILVA, A. A.; VIANA, A.; JUSTINA, L. A. D. Concepções de DNA apresentadas por alunos concluintes do ensino médio. Revista: Caribeña de Ciencias Sociales, v. dez 2015, p. 1-12, n. 2015. (http://www.eumed.net/rev/caribe/2015/12/dna.html)

 

Marcia Borin da Cunha

CV http://lattes.cnpq.br/3220989633467080

1

FIORESI, C. A.; CUNHA, M. B. Mafalda e a divulgação da ciência. Educação e Cultura Contemporânea, v. 13, p. 162-175, n. 2017. (http://periodicos.estacio.br/index.php/reeduc/article/viewArticle/1232)

2

BERTOLDO, Raquel Roberta; CUNHA, Marcia Borin da. Feiras de ciências na escola. Atos de Pesquisa em Educação (FURB), v. 11, p. 293-, n. 2016.

3

NASCIMENTO, J. E.; ZABOTTI, K.; SCHEIFELE, A.; CUNHA, M. B.; JUSTINA, L. A. D.; LIMA, W. S. A divulgação científica e o tema 'Gene'na revista Superinteressante no Brasil. Revista da SBEnBIO, v. 9, p. 3513-3523, n. 2016. (http://www.sbenbio.org.br/wordpress/wp-content/uploads/renbio-9/pdfs/2086.pdf)

4

FARIA, Fabiola Cezar; CUNHA, Marcia Borin da. `Olha o passarinho!’ A fotografia no Ensino de Ciências. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences (Impresso), v. 38, p. 57-64, n. 2016. (http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciHumanSocSci/article/view/28527)

5

CUNHA, M. B.; RITTER, O. M. S.; DUNCKE, A. C. P.; BERTOLDO, R. R.; Giordan, M. Percepções dos estudantes brasileiros sobre meio ambiente. Investigações em Ensino de Ciências (Online), 2016. (https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/67)

 

Rodolfo Eduardo Vertuan

CV http://lattes.cnpq.br/7270314006427713

1

 VERTUAN, Rodolfo Eduardo; ALMEIDA, Lourdes Maria Werle de. Práticas de Monitoramento Cognitivo em Atividades de Modelagem Matemática. Bolema : Boletim de Educação Matemática (Online), v. 30, p. 1070-1091, n. 2016. (http://www.scielo.br/pdf/bolema/v30n56/1980-4415-bolema-30-56-1070.pdf)

2

KOLANCKO, Elenice Josefa; ROCHA, Z. F. D. C.; VERTUAN, Rodolfo E. Reflexões acerca da Prática Docente em uma Primeira Experiência com Modelagem Matemática. Perspectivas da Educação Matemática, v. 9, p. 561-580, n. 2016. (http://seer.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/1621)

 

Tânia Stella Bassoi

CV http://lattes.cnpq.br/4033891956018104

1

BASSOI, T. S.; LANGER, A. E. S. Sistema de Numeração Decimal na formação inicial de professores de Matemática. Revista Paranaense de Educação Matemática, v. 5, p. 278-291, n. 2016. (http://www.fecilcam.br/revista/index.php/rpem/article/view/1235)

2

SOMAVILLA, A. S.; BASSOI, T. S. A Literacia financeira: cenário e perspectivas. BoEM - Boletim online de Educação Matemática, v. 4, p. 7-22, n. 2016. (http://www.revistas.udesc.br/index.php/boem/article/view/8538)

3

BRANDT, Celia Finck; BASSOI, Tânia Stella; BACCON, Ana Lúcia Pereira. Difficulties of 6th Grade Elementary School Students in Solving the Four Basic Fundamental Operations: Addition, Subtraction, Multiplication and Division of Natural Numbers. Creative Education, v. 07, p. 1820-1833, n. 2016. (http://www.scirp.org/journal/PaperInformation.aspx?paperID=69855)

4

PRIOR, D. G. , BASSOI, T. S. Resolução de problemas de divisão por alunos do 5 Ano. Educação Matemática em Revista, v. 52, p. 67-73, n. 2016. (http://www.sbembrasil.org.br/revista/index.php/emr/article/view/705)

5

BASSOI, T. S. , LANGER, A. E. S. Articulação universidade e escola: relações importantes para a formação inicial do professor de matemática. Eventos Pedagógicos, v. 6, p. 432-441, n. 2015. (file:///D:/Users/ailton.santos.UNIOESTENET/Downloads/1651-5755-1-PB.pdf)

6

BASSOI, T. S.; LANGER, A. E. S. Sistema de Numeração Decimal na formação inicial de professores de Matemática. Revista Paranaense de Educação Matemática, 2016. (http://www.fecilcam.br/revista/index.php/rpem/article/view/1235)

7

BASSOI, T. S.; PRIOR, D. G. Elaboração e resolução de problemas de divisão por alunos do 5º Ano. Educação Matemática em Revista (São Paulo), 2016. (http://www.sbem.com.br/revista/index.php/emr/article/view/705/pdf)

 

Tiago Emanuel Klüber

CV http://lattes.cnpq.br/5540300916224438

KLÜBER, T. E. Formação de professores em Modelagem Matemática na Educação Matemática: questões emergentes. Educere et Educare (versão eletrônica), v. 12, p. 1-11, n. 2017. (http://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/15281/11254)

2

WICHNOSKI, P.; KLÜBER, T. E. A pesquisa em investigação matemática: sobre a formação de professores nas produções brasileiras. Revemat : Revista Eletrônica de Educação Matemática, v. 11, p. 1-15, n. 2016. (https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/viewFile/42740/32125)

3

KLÜBER, T. E.  A disciplina de epistemologia e a formação de pesquisadores na área de ensino. Revista Ensino & Pesquisa, v. 14, p. 6-17, n. 2016. (file:///D:/Users/ailton.santos.UNIOESTENET/Downloads/1182-3140-1-PB.pdf)

4

KLÜBER, T. E. Um -modelo pedagógico- para a formação de pesquisadores em Educação e Ensino: relato, análise e reflexões. RBPG. Revista Brasileira de Pós-Graduação, p. 535/10-555, n. 2016. (http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/1082)

5

KLÜBER, T. E.; MUTTI, G. S. L.; SILVA, M. V. Modelagem Matemática (MM) na Educação de Jovens e Adultos (EJA): contribuições a partir de um metaestudo. Percursos (Florianópolis. Online), v. 16, p. 83/4-117, n. 2015. (http://www.periodicos.udesc.br/index.php/percursos/article/view/1984724616312015083)

6

WICHNOSKI, P.; KLÜBER, T. E. Uma hermenêutica da produção sobre Investigação Matemática no Brasil. Educação Matemática Pesquisa (Online), v. 17, p. 173-190, n. 2015. (https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/viewFile/22119/pdf)

7

WICHNOSKI, P.; KLÜBER, T. E. Um olhar Lakatosiano sobre a tendência Investigação Matemática. Revemat : Revista Eletrônica de Educação Matemática, v. 10, p. 65-80, n. 2015. (https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/1981-1322.2015v10n1p65)

8

OLIVEIRA, W. P.; KLÜBER, T. E. Metapesquisa em Modelagem Matemática na Educação Matemática: análise de artigos sobre a Formação Inicial de Professores. Educação On-Line (PUCRJ), v. 18, p. 144-, n. 2015. (http://educacaoonline.edu.puc-rio.br/index.php/eduonline/article/view/160)

9

LOUREIRO, D. Z.; TAMBARUSSI, C. M.; KLÜBER, T. E. Estágio Docente: Sobre a Formação de Professores em Modelagem Matemática na Educação Matemática. Educação Matemática em Revista (São Paulo), v. 1, p. 63-71, n. 2015. (http://www.sbem.com.br/revista/index.php/emr/article/view/504)

10

WICHNOSKI, P.; KLÜBER, T. E. Investigação matemática na formação inicial de professores: relato e reflexões. Educação On-Line (PUCRJ), v. 1, p. 105-125, n. 2015.( http://educacaoonline.edu.puc-rio.br/index.php/eduonline/article/view/199)

11

BURAK, D.; VOSGERAU, D. S. R.; KLÜBER, T. E. Metanálise dos artigos de modelagem matemática publicados no GT-10 do III Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. Cadernos de educação -UFPel (ONLINE), v. 1, p. 1-22, n. 2015. (https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/caduc/article/view/7309)

12

SILVEIRA, E.; KLÜBER, T. E. Grounded Theory na Educação Matemática: contribuições de um estudo com modelagem matemática. Perspectivas da Educação Matemática, v. 8, p. 839-861, n. 2015. (http://seer.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/912)

13

KLÜBER, T. E.; CALDEIRA, A. D. Dos significados de ?Estratégia e Alternativa? da Modelagem Matemática na Educação Matemática. Acta Scientiae (ULBRA), v. 17, p. 311/3-323, n. 2015. (http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/view/596)

14

KLÜBER, T. E.; TAMBARUSSI, C. M.; LOUREIRO, Daniel Zampieri; WICHNOSKI, Paulo; OLIVEIRA, Wellington Piveta . Rumos e avanços da Modelagem Matemática na Educação Matemática Brasileira: Um olhar sobre a pesquisa a partir dos resumos do V SIPEM. Indagatio Didactica, v. 7, p. 80-95-, n. 2015.

(http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/3456)

 

Veridiana Rezende

CV http://lattes.cnpq.br/5630494004651939

1

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REZENDE, V.; BORGES, F. A.  O tratamento do tema ? Vírus da dengue? Nas aulas de matemática com o uso do computador: uma experiência no 6º ano do ensino fundamental. Revista Ciência & Desenvolvimento, v. 10, p. 208-223,n. 2017. (http://srv02.fainor.com.br/revista/index.php/memorias/article/view/610)

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REZENDE, V.; BORGES, F. A. Futuros professores de Matemática nos Anos Iniciais e suas estratégias diante de problemas do campo conceitual aditivo. Educação Matemática Pesquisa, v. 19, p. 327-, n. 2017. (https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/30405)

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REZENDE, V.; NOGUEIRA, C. M. I.; FREITAS, J. L. M. Conhecimentos sobre números irracionais mobilizados por alunos brasileiros e franceses: um estudo com alunos de 9º ano e troisième. Recherches en Didactiques. Les Cahiers Théodile, v. 19, p. 131-147, n. 2015. (http://nou-rau.uem.br/nou-rau/document/?code=vtls000208126)

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TRAVASSOS, W. B.; REZENDE, V.; MORAN, M. Sistemas lineares e registros de representação semiótica: resultados de um episódio de ensino com alunos do ensino médio. Revista Paranaense de Educação Matemática, v. 4, p. 233-253, n. 2015. (http://www.fecilcam.br/revista/index.php/rpem/article/view/943)

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REZENDE, V.; ROSA, R. X. Conhecimentos de alunos do 1º ano do ensino médio a respeito do conceito de raiz quadrada. Educação Matemática em Revista-RS, v. 2, p. 127-136, n. 2015.

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BRITA, F. C. S.; FRANCO, V. S.; REZENDE, V.; NOGUEIRA, C. M. I. Números Decimais e suas Diferentes Representações: uma investigação com alunos do 6º ano. Educação Matemática em Revista (São Paulo), 2017.

 

Vilmar Malacarne

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STRIEDER, Dulce Maria; MALACARNE, V.; SAUCEDO, K. R. R.; ENISWELER, K. C.; PIRES, E. A. C. O papel do Pedagogo: reflexões com base em observações sobre as funções não docentes. Ensino em Revista, v. 22, p. 391-400, n. 2015.( http://www.seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/34466)

 

Andréia Büttner Ciani

CV http://lattes.cnpq.br/8781713201857857

1

CIANI, A. B.; ANTUNES, F. C. A. Análise da produção escrita em matemática por acadêmicos pibidianos: desde a escolha das questões até a intervenção em sala. Revista Paranaense de Educação Matemática, v. 4, p. 245-263, n. 2015. (http://www.fecilcam.br/revista/index.php/rpem/article/view/1048)