Livros

Clélia Maria Ignatius Nogueira

CV http://lattes.cnpq.br/7001703570357441

1

FRIZZARINI, S. T.; NOGUEIRA, C. M. I. Um estudo da álgebra com alunos surdos fluentes em língua de sinais . 1. ed. Saarbrücken: Novas Edições Acadêmicas, 2017.

2

NOGUEIRA, C. M. I. Prática de Ensino: Etnomatemática e História da Matemática . 1. ed. Maringá: Centro Universitário de Maringá- Núcleo de Educação a Distância, 2016. 190p.

3

NOGUEIRA, C. M. I. História da Matemática. 1. ed. Maringá/PR: Centro Universitário de Maringá. Núcleo de Educação a Distância, 2015.

4

NOGUEIRA, C. M. I.; CARNEIRO, M. I. N.; NOGUEIRA, B.I. Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS . 1. ed. Marília/SP: Faculdade católica Paulista, 2015.

5

NOGUEIRA, C. M. I. Geometria Analítica e Cálculo Vetorial . 1. ed. Maringá/PR: VG Consultoria, 2015.

 

Dulce Maria Strieder

CV http://lattes.cnpq.br/4981747301070724

1

MALACARNE, Vilmar; STRIEDER, D. M. O Ensino de Ciências e Matemática - concepções e práticas . 1. ed. São Leopoldo, RS: Trajetos Editorial, 2017. v. 1. 1p . 511p. (http://www.trajetos.net.br/o-ensino-de-ciencias-e-matematica-concepcoes-e-praticas)

2

STAUB, T.; STRIEDER, D. M. O papel dos museus e centros de ciências na divulgação científica: um estudo no estado do Paraná . 1. ed. Saarbrucken, Alemanha: Novas Edições Acadêmicas (OmniScriptum GmbH& Co. KG), 2016. v. 1. 1p . 353p. (https://www.nea-edicoes.com/catalog/details//store/pt/book/978-3-8417-0252-4/o-papel-dos-museus-e-centros-de-ci%C3%AAncias-na-divulga%C3%A7%C3%A3o-cient%C3%ADfica)

3

MALACARNE, Vilmar; STRIEDER, D. M. O Ensino de Ciências e Matemática no Espaço Escolar . 1. ed. Curitiba: CRV, 2015. v. 1. 1p .306p. (https://www.editoracrv.com.br/produtos/detalhes/31063-detalhes)

 

Fernanda Aparecida Meglhioratti

CV http://lattes.cnpq.br/3719288552692207

1

OLIVEIRA, J. M. P.; MEGLHIORATTI, F. A.; SCHNEIDER, E. M. Ensino de ciências e biologia no contexto do pibid: propostas didáticas na abordagem ciência-tecnologia-sociedade . 1. ed. Curitiba-PR: CRV, 2015. v. único. únicop .( http://www5.unioeste.br/portal/arquivos/pibid/Livros_PIBID/Ensino_de_biologia_no_contexto_do_pibid_LIVRO.pdf)

2

IANSEN, D. C.; ALVES, J.; NOGUEIRA, E. M. L.; SCHNEIDER, E. M.; MEGLHIORATTI, Fernanda A.; OLIVEIRA, J. M. P. A visão e o uso de lentes: possibilidades de uma abordagem cts no ensino fundamental. In: SCHEIFELE, Alexandre; OLIVEIRA, Juliana Moreira Prudente de; SCHNEIDER, Eduarda Maria (Org.). Propostas didáticas na abordagem ciência-tecnologia-sociedade [recurso eletrônico] : uma produção do PIBID/Biologia - Unioeste. 1ed. Cascavel: Unioeste, 2017, p.184-215 (http://www5.unioeste.br/portal/arquivos/pibid/Livros_PIBID/Ensino_de_biologia_no_contexto_do_pibid_LIVRO.pdf)

3

CAVALLI, M. B.; MEGLHIORATTI, Fernanda A.; OLIVEIRA, J. M. P. O papel da mulher na sociedade eugênica brasileira: um exemplo histórico de relações entre ciência e ideologia para o Ensino de Ciências e Biologia. In: MALACARNE, Vilmar; STRIEDER, Dulce Maria (Org.). O Ensino de ciências e matemática: concepções e práticas. 1ed. São Leopoldo - RS: Trajetos Editorial, 2017, p.249-266 (http://www.trajetos.net.br/o-ensino-de-ciencias-e-matematica-concepcoes-e-praticas)

4

SATURNO, C.; MEGLHIORATTI, Fernanda A.; OLIVEIRA, J. M. P. A atividade feminina na ciência brasileira e a educação da mulher para a ciência. O ensino de ciências e matemática: concepções e práticas. 1ed. São Leopoldo - RS: Trajetos Editorial, 2017, p.267-302 (http://www.trajetos.net.br/o-ensino-de-ciencias-e-matematica-concepcoes-e-praticas)

5

SOUZA, B. B.; BORIN, M.; MEGLHIORATTI, Fernanda A. Divulgação científica na veja e o debate de gênero. In: ESTRADA, Adrian Alvarez; ALVES, Fábio Lopes; DERISSO, José Luis; MALACARNE, Vimar (Org.). O processo de formação do professor. 1ed. São Leopoldo: Trajetos Editorial, 2017, v.único p.273-287

6

CAVALLI, M. B.; MEGLHIORATTI, Fernanda A.; BATISTA, I. L. A mulher na ciência: proposição de uma sequência didática para alunas e alunos dos anos finais do ensino fundamental. In: ESTRADA, Adrian Alvarez; ALVES, Fábio Lopes; DERISSO, José Luis; MALACARNE, Vimar (Org.). O processo de formação do professor. 1ed. São Leopoldo: Trajetos Editorial, 2017, v.único p.465-479

7

UBINSKI, J. A. S.; MEGLHIORATTI, F. A. Ampliação da Jornada Escolar: uma oportunidade para a iniciação científica na Educação Básica. In: MALACARNE, Vilmar; ESTRADA, Adrian Alvarez; ALVES, Fábio Lopes; DERISSO, José Luis (Org.). Panoramas de educação: contribuições à formação de professores. 1ed. Curitiba - PR: CRV, 2015, p.153-160

8

OLIVEIRA, J. M. P.; SCHNEIDER, E. M.; MEGLHIORATTI, F. A. O Subprojeto PIBID/Biologia - UNIOESTE: Vivências no contexto ciência-tecnologia-sociedade. In: MOREIRA, Juliana Prudente de Oliveira; MEGLHIORATTI, Fernanda Aparecida; SCHNEIDER, Eduarda Maria (Org.). Ensino de Ciências de Biologia no Contexto do Pibid: Propostas Didáticas na Abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade. 1ed. Curitiba - PR: CRV, 2015, p.8-18. (http://www5.unioeste.br/portal/arquivos/pibid/Livros_PIBID/Ensino_de_biologia_no_contexto_do_pibid_LIVRO.pdf)

9

TOLEDO, A. G.; CEZAR, F. B.; MEGLHIORATTI, F. A.; OLIVEIRA, J. M. P.; KRAUT, C. B. Conservação De Alimentos: Como Seria Seu Dia A Dia Sem Geladeira?. In: MOREIRA, Juliana Prudente de Oliveira; MEGLHIORATTI, Fernanda Aparecida; SCHNEIDER,  Eduarda Maria (Org.). Ensino de Ciências de Biologia no Contexto do Pibid: Propostas Didáticas na Abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade. 1ed. Curitiba, 2015, v.único p.18-31. (http://www5.unioeste.br/portal/arquivos/pibid/Livros_PIBID/Ensino_de_biologia_no_contexto_do_pibid_LIVRO.pdf)

10

NEPPEL, T. G.; OLIVEIRA, J. M. P.; MEGLHIORATTI, F. A. A gripe: agente etiológico, formas de prevenção e tratamentos. In: : MOREIRA, Juliana Prudente de Oliveira; MEGLHIORATTI, Fernanda Aparecida; SCHNEIDER,  Eduarda Maria (Org.). Ensino de Ciências de Biologia no Contexto do Pibid: Propostas Didáticas na Abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade. 1ed. Curitiba/PR:CRV, 2015, v.ÚNICO p.53-65. (http://www5.unioeste.br/portal/arquivos/pibid/Livros_PIBID/Ensino_de_biologia_no_contexto_do_pibid_LIVRO.pdf)

11

CAVALLI, M. B.; CACERES, E. S.; IANSEN, D. C.; SCHNEIDER, E. M.; MEGLHIORATTI, F. A.; SEITENFUS, M. F. R.. Engenharia genética e eugenia. In: MOREIRA, Juliana Prudente de Oliveira; MEGLHIORATTI, Fernanda Aparecida; SCHNEIDER,  Eduarda Maria (Org.). Ensino de Ciências de Biologia no Contexto do Pibid: Propostas Didáticas na Abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade. 1ed. Curitiba/PR: CRV, 2015, v.ÚNICO p.137-162. (http://www5.unioeste.br/portal/arquivos/pibid/Livros_PIBID/Ensino_de_biologia_no_contexto_do_pibid_LIVRO.pdf)

12

GOMES, K. N.; SEITENFUS, M. F. R.; OLIVEIRA, J. M. P.; MEGLHIORATTI, F. A.; SCHNEIDER, E. M. Alimentação na adolescência: uma proposta articulada à abordagem ciência-tecnologia-sociedade. In: : MOREIRA, Juliana Prudente de Oliveira; MEGLHIORATTI, Fernanda Aparecida; SCHNEIDER,  Eduarda Maria (Org.). Ensino de Ciências de Biologia no Contexto do Pibid: Propostas Didáticas na Abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade. 1ed. Curitiba/PR: CRV, 2015, v.único p.163-173. (http://www5.unioeste.br/portal/arquivos/pibid/Livros_PIBID/Ensino_de_biologia_no_contexto_do_pibid_LIVRO.pdf)

 

Lourdes Aparecida Della Justina

CV http://lattes.cnpq.br/7845912489380006

1

JUSTINA, L. A. D.; LIMA, B. G. T.; OLIVEIRA, J. M. P. Interfaces entre avaliação, aprendizagem e ensino. 1. ed. Cascavel/PR: Edunioeste, 2016. v. 1. 1p . 232p. (http://www.abeu.org.br/farol/abeu/catalogo-unificado/item/edunioeste/interfaces-entre-avaliacao,-aprendizagem-e-ensino/33243/)

2

LUIZ, C. F.; JUSTINA, L. A. D. Professor reflexivo no contexto das pesquisas publicadas em periódicos brasileiros. In: MALACARNE, V.; STRIEDER, D. M. (Org.). O ensino de ciências e matemática: concepções e práticas. 1ed. São Leopoldo: Trajetos Editorial, 2017, v.1 p.87-114 (http://www.trajetos.net.br/o-ensino-de-ciencias-e-matematica-concepcoes-e-praticas)

3

MIGUEL, K. S.; JUSTINA, L. A. D. A prática avaliativa no estágio supervisionado de biologia. In: JUSTINA, L. A. D.; LIMA, B. G. T.; OLIVEIRA, J. M. P. (Org.). Interfaces entre avaliação, aprendizagem e ensino. 1ed. Cascavel/PR: Edunioeste, 2016, v.1 p.125-142 (http://www.abeu.org.br/farol/abeu/catalogo-unificado/item/edunioeste/interfaces-entre-avaliacao,-aprendizagem-e-ensino/33243/)

4

CORDEIRO, L. H.; JUSTINA, L. A. D.; STAUB, T. Percepções de licenciados em Ciências Biológicas sobre a prática avaliativa: a relação entre estágio supervisionado e formação inicial docente. In: JUSTINA, L. A. D.; LIMA, B. G. T.; OLIVIERA, J. M. P. (Org.). Interfaces entre avaliação, aprendizagem e ensino. 1ed. Cascavel/PR: Edunioeste, 2016, v.1 p.161-190. (http://www.abeu.org.br/farol/abeu/catalogo-unificado/item/edunioeste/interfaces-entre-avaliacao,-aprendizagem-e-ensino/33243/)

5

TAVEIRA, P. P.; JUSTINA, L. A. D. Unidade didática: o laboratório de informática como instrumento para a educação alimentar. In: HASPER, Ricardo; GOEDERT, Elciana; PIERALISI, Keila Vieira de Lima (Org.). Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor pde: produções didático-pedagógicas, 2014. 1ed. Curitiba: SEED-Pr, 2016, v.II p.1-25

6

UGOLINI, J.; JUSTINA, L. A. D. Açúcar, o vilão?. In: RIBEIRO, Roseli do Rocio Gomes; WOLFF, Juliana; VOLPATO, Jane Celia (Org.). Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor pde: produções didático-pedagógicas, 2013. 1ed.Curitiba: SEED-Pr, 2016, v.II p.1-22

 

Marcia Borin da Cunha

CV http://lattes.cnpq.br/3220989633467080

1

LEITE, Rosana Franzen; CUNHA, M. B. Recursos, metodologias e pesquisa no Ensino de Ciências e Química . 01. ed. Porto Alegre:Evangraf, 2016. v. 1. 1p . 216p. (http://www5.unioeste.br/portal/arquivos/pibid/Livros_PIBID/RECURSOS_METODOLOGIA_CIENCIAS_E_QUIMICA.pdf)

2

GIORDAN, M.; CUNHA, M. B. Divulgação Científica na Sala de Aula: perspectivas e possibilidades . 1. ed. Ijui: Unijui, 2015. 360p. (https://www.unijui.edu.br/Portal/Modulos/editora/?uBJ07wW1UARC__PLS__zgHQM4MiakQox3Ny__SLA__5YxZnU__PLS__bNnUTqOx0PEqTx7nSVtBx18BHxNXVdkdZQcsMw2ICi42JGcVg__IGL__=)

3

ARQUES, G. Q.; CUNHA, M. B. A perspectiva sociocientífica no ensino de ciências. In: CEBREIROS, Maria Isabel; MEMBIELA, Pedro; CASADO, Natalia; VIDAL, Manuel (Org.). La pratica docente en la enseñanza de las ciencias. 1ed. Ourense: Educación Editora, 2017, p.417-421

4

RITTER, O. M. S.; CUNHA, M. B.; LEITE, Rosana Franzen. Ensino por investigação: uma experiência com professores na formação continuada. La enseñasa de las cienticas en actual contexto educativo:. 1ed. Ourense: Educación Editora, 2017, p.563-567

5

CUNHA, M. B.; LEITE, Rosana Franzen. Percepções dos formando de um curso de Química Licenciatura: uma experiencia com palavras sem sentido. La eneñansa de las ciencias en el actual contexto educativo. 1ed. Ourense: Educación Editora, 2017, p.415-419

6

LESKE, G.; CUNHA, M. B. A imagem de cientista e história da Ciência nos livros didáticos de Química. In:Leite, R.F; Cunha, M.B. (Org.).Recursos, metodologias e pesquisa no Ensino de Ciências e Química. 01ed. Porto Alegre: Evangraf, 2016, v.01 p.95-128. (http://www5.unioeste.br/portal/arquivos/pibid/Livros_PIBID/RECURSOS_METODOLOGIA_CIENCIAS_E_QUIMICA.pdf)

7

FARIA, F. C.; CUNHA, M. B.; MENEGOTTO, L. F. A fotografia como recurso didático para observação nas aulas de ciências. Recursos, metodologias e pesquisa no Ensino de Ciências e Química. 01ed. Porto Alegra: Evangraf, 2016, v.01 p.129-157. (http://www5.unioeste.br/portal/arquivos/pibid/Livros_PIBID/RECURSOS_METODOLOGIA_CIENCIAS_E_QUIMICA.pdf)

8

MARTINS, A.; CUNHA, M. B. Percepção e Concepção: uma análise em resumos da RASBQ. In: LEITE, R. F.; CUNHA, M.B. (Org.). Recursos, Metodologias e pesquisa no Ensino de Ciências e Química. 01ed. Porto Alegre: Evangraf, 2016, v.01 p.159-191. (http://www5.unioeste.br/portal/arquivos/pibid/Livros_PIBID/RECURSOS_METODOLOGIA_CIENCIAS_E_QUIMICA.pdf)

9

KLIEMANN, Claudia Regina Machado; CUNHA, M. B. Comparando a educação do campo e da cidade: percepções diferenciadas. In: LEITE, R. F.; CUNHA, M. B. (Org.). Recursos, metodologias e pesquisa em em ensino de Ciências e Química. 01ed. Porto Alegre: Evangraf, 2016,v.01 p.192-214 ( (http://www5.unioeste.br/portal/arquivos/pibid/Livros_PIBID/RECURSOS_METODOLOGIA_CIENCIAS_E_QUIMICA.pdf)

10

FARIA, F. C.; CUNHA, M. B. Look at the bird! the photgrafhy in science education. In: SEMPERE, Pablo Gacia; BENITEZ, Baldino Montiano; MUNOZ, José Luis Tejada; ROMERO, Pablo Tejada (Org.). Investigacion y docencia de la creatividad para un mundo em cambio. 1ed.Granada/Espanha: Editorial Universidad de Granada, 2016, p.23-35

11

CUNHA, M. B.; GIORDAN, M. Divulgação científica na sala de aula: implicações de um gênero. In: GIORDAN, Marcelo; CUNHA, Marcia Borin da (Org.). Divulgação científica na sala de aula: perspectivas e possiblidades. 1ed. Ijui: Unijui, 2015, v.1 p.67-85 ((https://www.unijui.edu.br/Portal/Modulos/editora/?uBJ07wW1UARC__PLS__zgHQM4MiakQox3Ny__SLA__5YxZnU__PLS__bNnUTqOx0PEqTx7nSVtBx18BHxNXVdkdZQcsMw2ICi42JGcVg__IGL__=))

12

BERTOLDO, R. R.; CUNHA, M. B.; STRIEDER, D. M.; SILVA, A. S. Momentos de leitura na escola: tem ciência?. In: GIORDAN, Marcelo; CUNHA, Marcia Borin da (Org.). Divulgação Científica na sala de aula: Perspectivas e possibilidades. 1ed. Ujui: Unijui, 2015, v.1 p.307-329 ((https://www.unijui.edu.br/Portal/Modulos/editora/?uBJ07wW1UARC__PLS__zgHQM4MiakQox3Ny__SLA__5YxZnU__PLS__bNnUTqOx0PEqTx7nSVtBx18BHxNXVdkdZQcsMw2ICi42JGcVg__IGL__=))

13

BERTOLDO, R. R.; CUNHA, M. B.; SILVA, A. S. Feiras e mostras de ciências na escola: existem?. In: CASADO, Pedro Membiela; CEBREIROS, Natalia, Maria Isabel (Org.). La ensenansa de las ciencias: desafíos e perspectivas. 01ed. Vigo Espanha: Educacion Editora, 2015, p.399-403

 

Rodolfo Eduardo Vertuan

CV http://lattes.cnpq.br/7270314006427713

1

LARGO, Vanessa; FREITAS, Cezar R.; MERLI, R. F.; VERTUAN, Rodolfo E.. ?Eu acredito no Estágio!? - superando paradigmas e construindo um ?jeito de fazer?. In: QUINELATO, A. L.; NOVAES, B. W. D.; FERNANDES, M.; CORDEIRO, M. S.; MOREIRA, R. R.; LOBO, V. S. (Org.).UTFPR Toledo 10 anos: crescimento em pesquisa, ensino e extensão. 1ed. Toledo - PR: Ed. DRHS, 2016, p.1-15

2

VERTUAN, Rodolfo E.; NOVAES, B. W. D.; MERLI, R. F.. O que revelam as produções dos bolsistas de iniciação à docência do PIBID-TOO acerca das contribuições desse subprojeto para suas formações docentes. In: QUINELATO, A. L.; NOVAES, B. W. D.; FERNANDES, M.; CORDEIRO, M. S.; MOREIRA, R. R.; LOBO, V. S. (Org.). UTFPR Toledo 10 anos: crescimento em pesquisa, ensino e extensão. 1ed. Toledo - PR: Ed. DRHS, 2016, p.16-32

 

Tânia Stella Bassoi

CV http://lattes.cnpq.br/4033891956018104

1

BASSOI, T. S.; MIRANDA, S.M.C.; PRIOR, D. G.. Potências. In: ANTUNES, Francieli Agostinetto; BASSOI, Tânia Stella; TOILLIER, Jean Sebastian; LANGER, Arleni Elise Sella; CIANI, Andréia Buettner; KLUBER, Tiago Emanuel. (Org.). Propostas Didáticas de Matemática. 1ed. Porto Alegre: Evangraf, 2016, p.85-94

2

BONZANINI, Louisianne Christine; BASSOI, T. S.. Os professores e o ensino de frações no 2 ciclo do Ensino Fundamental. In: BRANDT, Célia Finck; MORETTI, Méricles Thadeu (Org.). Ensinar e aprender Matemática: possibilidades para a prática educativa. 1ed. Ponta Grossa-PR: UEPG, 2016, v.1 p.145-159. (http://books.scielo.org/id/dj9m9/pdf/brandt-9788577982158-08.pdf)

3

DALSASSO, Angela Aparecida Pasinato; BASSOI, T. S.. A utilização do cálculo mental no Ensino Fundamental. In: BRANDT, Célia Finck; MORETTI, Méricles Thadeu (Org.). Ensinar e aprender Matemática: possibilidades para a prática educativa. 1ed. Ponta Grossa-PR: UEPG,2016, v.1 p.133-143. (http://books.scielo.org/id/dj9m9/pdf/brandt-9788577982158-08.pdf)

 

Tiago Emanuel Klüber

CV http://lattes.cnpq.br/5540300916224438

1

BRANDT, C. F.; BURAK, D.; KLÜBER, T. E. Modelagem Matemática: perspectivas, experiências, reflexões e teorizações . 2. ed. Ponta Grossa, PR: EDUEPG, 2016. v. 1. 1p .

2

ANTUNES, F. A.; BASSOI, T. S.; TOILLIER, J. S.; LANGER, A. E. S.; CIANI, A. B.; KLÜBER, T. E.. Propostas Didáticas de Matemática: PIBID 2014 . 1. ed. Porto Alegre: Evangraf; Unioeste, 2016. v. 1. 1p . 128p.

3

BERNARDO, L. T.; SOUZA, L.; SPIESS, M. P.; GONCALVES, R. M.; KUNZLER, A. A.; KLÜBER, T. E. Comunicação no processo de ensino de matemática: uma proposta. In: ANTUNES, Franciele Agostinetto; BASSOI, Tânia Stella; TOILLIER, Jean Sebastian; LANGER, Arleni Elisa Sella; CIANI, Andréia Büttner; KLÜBER, Tiago Emanuel (Org.). Propostas Didáticas de Matemática: PIBID 2014. 1ed. Porto Alegre: Evangraf; Unioeste, 2016, v.1 p.9-20

4

KLÜBER, T. E. Modelagem Matemática: revisitando aspectos que justificam a sua utilização no ensino. In: BRANDT, C.F.; BURAK, D.; KLÚBER, T. E. (Org.). Modelagem Matemática: perspectivas, experiências e reflexões. 2ed. Ponta Grossa, PR: EDUEPG, 2016, v.1 p.41-58

5

TAMBARUSSI, C. M.; KLÜBER, T. E. Formação de professores e a Modelagem Matemática na Educação Básica. In: BRANDT, C. F.; BURAK; D.; KLÜBER, T. E (Org.). Modelagem Matemática: perspectivas, experiências e reflexões. 2ed. Ponta Grossa, PR: EDUEPG, 2016,v.1 p.131-145

6

OLIVEIRA, W. P.; KLÜBER, T. E. Metapesquisa em Modelagem Matemática na Educação Matemática: um estudo das concepções reveladas em Resumos do V EPMEM. In: MALACARNE, Vilmar; STRIEDER, Dulce Maria (Org.). O Ensino de Ciências e Matemática no Espaço Escolar. 1ed. Curitiba, PR: CRV, 2015, v.1 p.215-227 (http://www.buscape.com.br/o-ensino-de-ciencias-e-matematica-no-espaco-escolar-vilmar-malacarne-8544403190)

 

Veridiana Rezende

CV http://lattes.cnpq.br/5630494004651939

1

REZENDE, V.; NOGUEIRA, C. M. I. Números irracionais no Ensino Fundamental: conhecimentos de alunos e tarefas para as aulas de Matemática. In: SANTOS, T. S.; BORGES, F. A. (Org.). Pesquisas em educação matemática: implicações para o ensino. 1ed. Campo Mourão: Fecilcam, 2016, p.185-205.

2

PAIXAO, F. C.; MARTIRES, T. M.; PEREIRA, T.; MORAN, M.; REZENDE, V.. APRENDENDO MATEMÁTICA COM O TRIÂNGULO DE SIERPINSKI. In: XII ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática, 2016, São Paulo. Anais do XII ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática. 2016. (http://www.sbem.com.br/enem2016/anais/pdf/5516_2870_ID.pdf)

3

TRAVASSOS, W. B.; LIMA, D. D. G.; REZENDE, V. Estudo de inequações via software aplusix: uma experiência com alunos do 1º ano de matemática. In: XII ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática, 2016, São Paulo. Anais do XII ENEM. 2016. (http://www.sbembrasil.org.br/enem2016/anais/pdf/5712_2834_ID.pdf)

4

NOGUEIRA, C. M. I.; REZENDE, V.; ZANQUETTA, M. E. M. T. Esquemas de contagem de alunos surdos sob a ótica da teoria dos campos conceituais: implicações da teoria piagetiana para a sala de aula. In: IV Colóquio Internacional de Epistemologia e Psicologia Genéticas, 2016, Marília. Anais do IV Colóquio Internacional de Epistemologia e Psicologia Genética2. 2016.

5

ZANQUETTA, M. E. M. T.; NOGUEIRA, C. M. I.; REZENDE, V. Surdez e contagem: uma análise das aprendizagens do João à luz da teoria dos campos conceituais. In: I LADiMa - Simpósio Latino-Americano de Didática da Matemática, 2016, Bonito. Anais do I LADiMa. 2016.

6

REZENDE, V.; TELES, R. A. M. Contribuições teóricas e metodológicas da teoria dos campos conceituais para a aprendizagem e o ensino de matemática. In: I LADiMa - Simpósio Latino Americano de Didática da Matemática, 2016, Bonito. Anais do I LADiMa - Simpósio Latino Americano de Didática da Matemática. 2016.

7

REZENDE, V.; SANTOS, M. B.; CARGNIN, C. O número de ouro nas aulas de matemática: uma experiência com alunos do 9º ano. In: XII ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática, São Paulo. Anais do XII ENEME. (http://www.sbembrasil.org.br/enem2016/anais/pdf/6380_3260_ID.pdf)

8

ROSA, R. X.; REZENDE, V. Raiz quadrada e conhecimentos falsos: um estudo com alunos do Ensino Médio. In: 4 Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2015, Ilhéus. Anais do 4 SIPEMAT. Ilhéus: Editora da UESC, 2015.

9

REZENDE, V.; NOGUEIRA, C. M. I.. Números Irracionais na Educação Básica: Documentos Curriculares e Conhecimentos dos Alunos. In: VI SIPEM - Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2015, Pirenópolis - GO. Anais do VI SIPEM. 2015. (http://cienciaparaeducacao.org/eng/publicacao/rezende-v-nogueira-c-m-i-numeros-irracionais-na-educacao-basica-documentos-curriculares-e-conhecimentos-dos-alunos-in-vi-sipem-seminario-internacional-de-pesquisa-em-educacao-matematica/)

10

TRAVASSOS, W. B.; REZENDE, V. Diferentes representações do conceito de inequação: uma análise de livros didáticos do ensino médio. In: 4 Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2015, Ilhéus. Anais do 4 SIPEMAT. Ilhéus:Editora da UESC, 2015.

11

MIRANDA, C. A.; REZENDE, V. Diferentes representações dos números racionais: uma análise de dois livros didáticos de Matemática do 8 ano. In: XIII Encontro Paranaense de Educação Matemática - EPREM, 2015, Ponta Grossa. Anais do XIII EPREM. 2015.

12

TRAVASSOS, W. B.; REZENDE, V.. Conceito de Inequação no manual do professor: um estudo à luz dos registros de representação semiótica. In: XIII EPREM - Encontro Paranaense de Educação Matemática, 2015, Ponta Grossa. Anais do XIII EPREM. 2015.

 

Vilmar Malacarne

CV http://lattes.cnpq.br/2174433445359774

1

MALACARNE, V.; STRIEDER, Dulce Maria. O Ensino de Ciências e Matemática: concepções e práticas . 01. ed. São Leopoldo: Trajetos Editorial, 2017. v. 01. 01p . 511p.

2

ESTRADA, A. A.; ALVES, F. L.; DERISSO, J. L.; MALACARNE, V.. O processo de formação do professor . 01. ed. São Leopoldo: Trajetos Editorial, 2017. v. 01. 01p . 494p.

3

MALACARNE, V.; Estrada, A. A.; ALVES, F. L.; DERISSO, J. L.. Educação, Tecnologias de Informação e Comunicação e outros olhares .01. ed. Curitiba: Editora CRV, 2015. v. 01. 01p . 168p.

4

MALACARNE, V.; Estrada, A. A.; ALVES, F. L.; DERISSO, J. L.. Panoramas de Educação: contribuições à formação de professores . 01. ed. Curitiba: Editora CRV, 2015. v. 01. 01p . 180p.

5

MALACARNE, V.; STRIEDER, Dulce Maria. O Ensino de Ciências e Matemática no espaço escolar . 01. ed. Curitiba: Editora CRV, 2015. v. 01. 01p . 312p. (http://www.buscape.com.br/o-ensino-de-ciencias-e-matematica-no-espaco-escolar-vilmar-malacarne-8544403190)

6

ENISWELER, K. C.; MALACARNE, V. Projeto "Educando com a horta escolar": sua viabilidade nos anos iniciais do Ensino Fundamental. In: MALACARNE, Vilmar; STRIEDER, Dulce Maria (Org.). O Ensino de Ciências e Matemática: concepções e práticas. 01ed. São Leopoldo: Trajetos Editorial, 2017, v.01 p.21-35. (http://www.trajetos.net.br/o-ensino-de-ciencias-e-matematica-concepcoes-e-praticas)

7

PIRES, E. A. C.; MALACARNE, V. Ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental e a formação dos professores: um ilhar para a legislação educacional brasileira. In: MALACARNE, Vilmar; STRIEDER, Dulce Maria (Org.). O Ensino de Ciências e Matemática: concepções e práticas. 01ed. São Leopoldo: Trajetos Editorial, 2017, v.01 p.155-180. (http://www.trajetos.net.br/o-ensino-de-ciencias-e-matematica-concepcoes-e-praticas)

8

MALACARNE, V. A pesquisa de pós-graduação na área de ensino de Ciências e Matemática na Unioeste - Cascavel: perfil e perspectivas. In: ESTRADA, Adrian Alvarez; ALVES, Fábio Lopes; DERISSO, José Luis; MALACARNE, Vilmar (Org.). O processo de formação do professor. 01 ed. São Leopoldo: Trajetos Editorial, 2017, v.01 p.291-306.

9

ECKERT, D. M. B.; MALACARNE, V. Afetividade e emoções na instituição escolar. In: HASPER, Ricardo; PIJAK JUNIOR, Carlos Eduardo; SILVA, Maria Helena de Souza (Org.). Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE 2013. 01ed. Curitiba: SEED,2016, v.01 p.01-13. (http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_unioeste_ped_artigo_daniele_monica_boetcher.pdf)

 

Andréia Büttner Ciani

CV http://lattes.cnpq.br/8781713201857857

1

SEBBEN, F.; CIANI, A.. Análise da Produção Escrita em Matemática de Alunos do Primeiro Ano do Ensino Fundamental. In: MALACARNE, Vilmar; STRIEDER, Dulce Maria (Org.). O Ensino de Ciências e Matemática: concepções e práticas. 1ed. São Leopoldo: Trajetos Editorial, 2017, p.393-411. (http://www.trajetos.net.br/o-ensino-de-ciencias-e-matematica-concepcoes-e-praticas)

2

DEITOS, G. M. P.; CIANI, A. B. Entre o Enunciado e o Resultado de uma Questão do ENEM. In: MALACARNE, Vilmar; STRIEDER, Dulce Maria (Org.). O Ensino de Ciências e Matemática: concepções e práticas. 1ed. São Leopoldo: Trajetos Editorial, 2017, p.479-501. (http://www.trajetos.net.br/o-ensino-de-ciencias-e-matematica-concepcoes-e-praticas)

3

BURIASCO, R. L. C. de.;  CIANI, Andréia Buttner. Para falar em erro: um mosaico. In: CURY, Helena Noronha (Org.). Erros na aprendizagem de matemática: relatos de pesquisas e reflexões. 1ed. Santa Maria: Centro Universitário Franciscano, 2016, v.1 p.59-72.

4

KOSSMANN, D. C.; CIANI, A. B. Frações em uma Perspectiva da Reinvenção Guiada. In: MALACARNE, Vilmar; STRIEDER, Dulce Maria (Org.). O Ensino de Ciências e Matemática no Espaço Escolar. 1ed. Curitiba: CRV, 2015, v.1 p.75-91. (http://www.buscape.com.br/o-ensino-de-ciencias-e-matematica-no-espaco-escolar-vilmar-malacarne-8544403190)

 

Marco Antonio Batista Carvalho

CV http://lattes.cnpq.br/2049372198780600

1

CARVALHO, Marco A. B.; ESTRADA, Adrian Alvarez; ALVES, Fábio Lopes. Desenvolvimento da educação básica: desafios contemporâneos . 1. ed. Curitiba: CRV, 2015. 262p. (https://www.editoracrv.com.br/produtos/detalhes/31144-detalhes)

2

CARVALHO, Marco A. B.. A Pesquisa sobre a formação do formador de leitores: uma experiência iluminadora. In: PORFÍRIO, Lucielen; SIQUEIRA, Sávio (Org.). Colhendo frutos e partilhando saberes acerda da linguagem: diálogos entre pesquisas de um doutorado interinstitucional. 01ed. Cascavel: EDUNIOESTE - Editora da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, 2016, v.1 p.33-54

3

CARVALHO, Marco A. B.. Paulo Freire e o ensino fundamental: reflexões sobre uma possível formação crítica. In: FABIO, L.A.; ANTONIO, B.C. Marco; ADRIAN, A. E. (Org.).  Desenvolvimento da educação básica: desafios contemporâneos.  1ed.  Curitiba:  CRV,  2015, p.111-124. (https://www.editoracrv.com.br/produtos/detalhes/31144-detalhes)

 

Rosana Franzen Leite

CV http://lattes.cnpq.br/3509384512601083

1

LEITE, R. F.; CUNHA, M.B. Recursos, metodologias e pesquisa em Ensino de Ciências e Química . 1. ed. Porto Alegre: Editora Evangraf LTDA, 2016. v. 1. 1p . 216p.

2

LEITE, R. F.; RODRIGUES, M. A. Alfabetização Científica em aulas de Química do Ensino Médio: o que imaginam estudantes de um curso de Química-Licenciatura. In: CASADO, Pedro Membiela; Natalia; CEBREIROS, Mª Isabel; VIDAL, Manuel (Org.). La enseñanza de las ciencias en el actual contexto educativo. 1ed. Ourense: Edita Educación Editora, 2017, p.289-293

3

RITTER, O. M. S.; CUNHA, M.B.; LEITE, R. F. Ensino por Investigação: uma experiência com professores na formação continuada. In: CASADO, Pedro Membiela; Natalia; CEBREIROS, Mª Isabel; VIDAL, Manuel (Org.). La enseñanza de las ciencias en el actual contexto educativo. 1ed. Ourense: Educación Editora, 2017, p.563-567

4

CUNHA, M.B.; LEITE, R. F. Percepções dos formandos de um curso de Química Licenciatura: uma experiência com palavras sem sentido.In CASADO, Pedro Membiela; Natalia; CEBREIROS, Mª Isabel; VIDAL, Manuel (Org.). La enseñanza de las ciencias en el actual contexto educativo. 1ed. Ourense: Educación Editora, 2017, p.415-419