Projetos

 

Projeto: ANÁLISE E CONTROLE NÃO-LINEAR APLICADOS

Docente: ROMEU REGINATO

Descrição: Neste projeto aborda-se a aplicação de ferramentas de análise e controle de sistemas não-lineares em problemas de controle associados a aplicações específicas ou a classes de sistemas de interesse. Uma classe de sistemas que tem sido explorada é o caso dos sistemas com restrições no controle, incluindo estratégias de anti-windup. Outra aplicação de interesse neste projeto é o controle de motores de indução utilizando técnicas de orientação de campo e, mais recentemente, do gerador de indução aplicado a sistemas de geração eólica.


 

Projeto: ANÁLISE INTELIGENTE DE DADOS

Docente: HUEI DIANA LEE

Descrição: Este projeto tem como objetivo desenvolver metodologias e ferramentas que apoiem a análise inteligente de dados com foco na área biomédica. Três dis principais temas incluem: (1) mapeamento de informações, a partir de laudos médicos e formulários contendo informações médicas, para bases de dados estruturadas; (2) extração de características e análise de imagens biomédicas e (3) modelagem e análise de dados biomecânicos.


 

Projeto: EUREKA SD - ENHANCEMENT OF UNIVERSITY RESEARCH AND EDUCATION IN KNOWLEDGE AREAS USEFUL FOR SUSTAINABLE DEVELOPMENT

Docente: HUEI DIANA LEE

Descrição: EUREKA SD Enhancement of University Research and Education in Knowledge Areas useful for Sustainable Development, will organize 315 mobilites, at all education and administrative university levels, between European and Latin American (LA) countries. The exchanges will be dedicated to educational and research of the areas supporting Sustainable Development (SD). The applicant- University of Oldenburg (UOL) and its Centre for Environmental and Sustainability Research have established traditions the field. The mission of EUREKA SD is to promote and enhance the research and education on SD. The partnership s background outlines holistic analysis, trans-disciplinary knowledge creation and new scientific methods for modelling, decision making, knowledge discovery and knowledge management. This comprehensive profile and the cooperation of UOL with the Iberian American Network of Knowledge Discovery Eureka Iberoamerica will be the strategic foundation for achieving these objectives. The project partners will promote participation of students from LA. The Iberian American Association for Post-graduated Education (AUIP) will contribute to wide promotion and involvement in the exchange programme. Nicaragua, Guatemala, Honduras and El Salvador and less developed regions of LA are specially beneficiated by the mobilities. The project will create six LA regional clusters, which will guarantee good local project management, fostering cooperation and mobility profiles answering the needs in LA. Each of the clusters will be led by a partner university and will include associates like other HEIs, companies, governmental organizations and non- governmental organizations. The EU universities will be introduced to these clusters through bilateral mobilities. The main outcome of EUREKA SD will be creation of EU-LA academic, scientific, innovation and business projects space, based on trans-disciplinary in a new scientific network- EUREKA International.

 

 

Projeto: INSERÇÃO DE GERAÇÃO EÓLICA NO SISTEMA ELÉTRICO

Docente: ROMEU REGINATO

Descrição: Este projeto visa o estudo da inserção de geração eólica no sistema elétrico abordando especificamente as tecnologias que fazem uso de aerogeradores de indução, nas topologias de velocidade fixa e velocidade variável. O projeto enfatiza os aspectos de modelagem, análise e controle associados aos sistemas de geração eólica e sua conexão no sistema elétrico. Partindo-se de modelos adequados para o estudo do comportamento dos sistemas de geração eólica (estático, dinâmico e transitório) procura-se, por um lado, caracterizar os impactos e níveis aceitáveis de inserção de geração eólica no sistema elétrico e, por outro lado, propor estratégias de controle que ampliem estes limites a partir de garantias de estabilidade e melhorias de desempenho. Aspectos de controle dos aerogeradores de indução e dos conversores estáticos associados aos sistemas de geração eólica são também considerados

 

 

Projeto: OPERAÇÃO, PLANEJAMENTO E INVESTIMENTO EM SISTEMAS ELÉTRICOS COM GERAÇÃO DISTRIBUÍDA

Docente: ROBERTO CAYETANO LOTERO

Descrição: Devido à introdução da GD na rede elétrica, a hipótese de que os fluxos na rede de transporte são bastante previsíveis e que as redes de distribuição são passivas não é totalmente correta. Portanto, um novo enfoque do planejamento e da operação do sistema deve ter em conta os novos requisitos impostos pela GD, assim como o papel desempenhado pelos investidores privados. Para dar resposta a alguns destes problemas, o objeto deste projeto consiste em definir uma estrutura metodológica para estabelecer estratégias de expansão na rede elétrica, considerando algumas regras que favoreçam o s investimentos em GD. A ênfase é dada ao planejamento energético regional incorporando GD, haja vista que esta última pode ser vista como uma solução para o atendimento local/regional da demanda de energia elétrica e/ou térmica. A estrutura de modelagem buscará incorporar as características e requerimentos da região sob análise, porém, permitindo a integração às soluções globais. Para conseguir os resultados desejados é proposto um modelo modularizado que contemple: um modelo de simulação da operação do sistema elétrico regional, um modelo de previsão de demanda de energia elétrica regional, um modelo de definição de alternativas de suprimento que incorpore a análise de fatores sociais e ambientais, um modelo de investimento em GD, um modelo de expansão da rede onde existe GD, um modelo de análise financeira da empresa distribuidora regional e um modelo de tarifas. Um conjunto de ferramentas tais como: aprogramação matemática, modelos microeconomicos, técnicas de planejamento e modelos de análise de riscos serão utilizados para alcançar os objetivos propostos.


 

Projeto: OTIMIZAÇÃO E PLANEJAMENTO DE SISTEMAS ELÉTRICOS DE POTÊNCIA

Docente: CARLOS ROBERTO MENDONCA DA ROCHA

Descrição: Este projeto focaliza a pesquisa na área de sistemas de energia elétrica, com ênfase nos aspectos de planejamento e análise, nos segmentos de geração, transmissão e distribuição de energia. O Planejamento tem uma função primordial no setor elétrico brasileiro, devido ao impacto desse bem público (energia elétrica) na sociedade. Para que a produção deste bem chegue aos consumidores brasileiros é necessário um intrincadosistema de componentes sendo necessário a elaboração de metodologias, modelos e ferramentas para a correta expansão do sistema. Desta maneira, este projeto engloba assuntoscomo: algoritmos para otimização, modelagem matemática, programação linear, programação não linear, planejamento de sistemaselétricos.


 

Projeto: TECNICAS DE PREVISÃO ESPACIAL DE DEMANDA EM SISTEMAS DE DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA

Docente: EDGAR MANUEL CARRENO FRANCO

Descrição: Neste trabalho, caracterizado como pesquisa científica, pretendem se desenvolver métodos de previsão espacial de demanda para núcleos urbanos, considerando uma modelagem espacial detalhada que contemple dados elétricos, socioeconômicos e geográficos, e utilizando modelos de simulação espaço-temporal com elementos de sistemas multi-agentes, autômatos celulares, geometria fractal, entre outros. A modelagem espacial empregada considerará um uso racional dos dados disponíveis pelas empresas de distribuição de energia elétrica para caracterizar a zona de estudo, assim como a versatilidade para se adequar a um numero distinto de variáveis dependendo dos dados disponíveis. O principal motivo de utilizar essa modelagem é caracterizar as interdependências entre as distintas atividades socioeconômicas e o comportamento dos usuários através do tempo.