Linhas de Pesquisa

Descrição das Linhas de Pesquisa:

- Química Analítica e Ambiental (QAA)

Desenvolvimento de metodologias analíticas voltadas à determinação de espécies químicas de relevância farmacológica, alimentar e ambiental. Desenvolvimento e aplicação de sensores eletroquímicos. Minimização da geração de resíduos farmacêuticos e alimentares e aproveitamento dos mesmos. Utilização de processos oxidativos avançados na degradação de resíduos de agrotóxicos e fármacos.

 

- Obtenção e Aplicação de Materiais (OAMat)

Síntese e desenvolvimento de materiais para aplicações tecnológicas e ambientais, dentre os quais, híbridos orgânicos/inorgânicos, polímeros de coordenação, estruturas metalo-orgânicas, cerâmicos, biovidros e biocerâmicos. Estudo da aplicação de materiais na conversão e estocagem de energia, sensores químicos, catálise e eletroquímica. Uso de polímeros biodegradáveis em embalagens. Eletrofiação de polímeros para obtenção de nanofibras para aplicações em sistema de liberação controlada de fármaco, crescimentos de tecidos e adsorção de espécies químicas.

 

- Obtenção e Aplicação de Compostos Orgânicos (OACO)

Síntese, reatividade e avaliação biológica de compostos orgânicos funcionalizados com calcogênios (Selênio e Telúrio). Desenvolvimento de metodologias de síntese de compostos heterocíclicos de interesse farmacológico pelo emprego de metodologias convencionais ou de metodologias sintéticas verdes, com emprego de micro-ondas e ultrassom. Obtenção de óleos essenciais ou extratos de plantas de uso medicinal ou condimentar, empregando métodos de extração por arraste a vapor, fluido supercrítico ou ultrassom. Identificação dos constituintes por CG (ou CG-MS). Ensaios de atividades antioxidante e biológica. Estudo das biomoléculas obtidas destas fontes visando à aplicação químico-farmacêutica. Estudo do comportamento fotoquímico e das atividades biológica e antioxidante do óleo/extrato submetido à irradiação por luz UV. Desenvolvimento de nanocatalisadores baseados em nanopartículas metálicas e aplicação destes na catálise de reações orgânicas de interesse acadêmico ou industrial. Síntese, modificação de polímeros e sua avaliação na estabilização de nanopartículas metálicas e em sistemas de drug-delivery. Síntese e caracterização de surfactantes baseados em moléculas de origem natural.