Projetos de Pesquisa

PROJETOS DE PESQUISA

 

 

Profa. Dra. Eliane Cardoso Lopes

Título: A construção social das identidades e das subjetividades em contextos vinculados aos movimentos sociais

Descrição: O objetivo deste projeto é o de investigar a produção de identidades e subjetividades em diferentes contextos sócio-culturais vinculados aos movimentos sociais. Averiguar-se-á, por parte dos sujeitos sociais, o sentimento de pertencimento aos movimentos dos quais fazem parte e o processo de produção de novas identidades, considerando os fundamentos políticos das ações educacionais desenvolvidas nesses espaços. A coleta de dados se dará por meio de consulta aos documentos educacionais produzidos pelos movimentos sociais, por meio da observação participante, entrevistas e de estudos etnográficos em sala de aula, considerando a interação professores/alunos, militantes/professores, militantes/alunos e alunos/movimentos sociais, tanto dentro como fora do espaço da sala de aula.

Prof. Dr. Eric Cardin

Título: Práticas Ilegais e Violência nas Fronteiras Internacionais do Estado do Paraná, Brasil

Descrição: Das desigualdades sociais existentes nas fronteiras internacionais do Estado do Paraná são garantidoras de fluxos de pessoas, capitais e mercadorias. Os esforços individuais em aproveitar ao máximo os limites do legal e do ilegal em uma conjuntura de fronteira promovem práticas sociais e ações estatais particulares. O objetivo do projeto é analisar os processos de construção de tais práticas, investigando os esforços dos indivíduos em ampliar suas possibilidades de existência. Neste sentido, a pesquisa visa compreender as diferentes redes de ações que aproveitam das brechas jurídicas da fronteira, descrevendo suas práticas, explorando suas organizações e analisando os vínculos existentes entre o legal e o ilegal. Para tanto, são observados os processos de exploração de mão-de-obra infantil, o tráfico de drogas, armas e pessoas, a evasão, a lavagem de dinheiro e todas suas conseqüências nos processos de sociabilidade e segurança.

Prof. Dr. Eric Cardin

Título: Reforma urbana, trabalho e violência em regiões de fronteira: os casos de Posadas/Encarnación e Foz do Iguaçu/Ciudad del Este

Descrição: Desde o começo do Século XXI, o governo brasileiro vem construindo outra forma de intervenção nas regiões que abrangem suas fonteiras internacionais, buscando fortalecer a presença estatal por meio de seus diferentes aparelhos, principalmente os repressivos, ao mesmo tempo em que busca garantir uma melhor ocupação de seu território fronteiriço. Este último aspecto perpassa por uma política neodesenvolvimentista que encontra nas práticas de gentrificação sua principal forma de atuação. No intuito de observar, analisar e comparar o Projeto Beira Foz com experiências similares já executadas ou ainda em curso, o nosso objetivo é estudar o “Plan de Terminación de Obras de la Represa de Yacyretá” e suas possíveis relações com os fluxos comerciais subterrâneos na fronteira de Posadas/Encarnación e com os indicadores de violência na região.

Prof. Dr. Fernando José Martins

Título: Ações Educativas da Via Campesina: integração e fronteiras

Descrição: A Via Campesina é uma organização internacional que abrange movimentos sociais que lutam pela terra e por uma produção com matriz agroecológica. Para a consecu-ção de seus objetivos, as ações da Via Campesina são bastante variáveis. Entre elas, há práticas educativas, até à escolarização formal. O objetivo da presente pesquisa é sistematizar as ações educativas da Via Campesina. Para tanto, serão observadas as experiências dos Institutos Agroecológicos Latino Americanos IALA, que se baseiam em cursos superiores ou técnicos oferecidos aos participantes de movimentos sociais. São ações de integração latino americana, efetuados na essência da Via Campesina de união desses povos. Apresenta-se sob a forma de fronteiras, não somente físicas, mas também imateriais, uma vez que se colocam na fronteira para uma proposta de educação divergente da hegemônica. Em princípio, serão investigadas as experiências Argentina (ligadas a Via Campesina, principalmente o MOCASE em Santiago del Estero), paraguaias (IALA Guarany) e da Escola Latino Americana de Agroecologia ELAA, na Lapa, no Paraná e o recém criado IALA Amazônico em Marabá no Pará. As experiências internacionais estão centradas na oferta de cursos ligados à agroecologia.

Profa. Dra. Isis Ribeiro Berger

Título: Gestão Multi/Plurilinguísmo no espaço fronteiriço trinacional.

Descrição: Esse Projeto de pesquisa se desenvolve sob a ótica interdisciplinar da Política Linguística, abordando o fenômeno da gestão do multi/plurilinguismo, ou seja, do conjunto de ações/estratégias/práticas implementadas por variados agentes na gestão da coexistência de um número de línguas e de seus usos em diversos domínios. Visa analisar o fenômento em diversas esferas e domínios institucionais do espaço fronteiriço trinacional, a exemplo da escola, instituições religiosas, espaço público, domínio jurídico, dentre outros, com vistas à construção da visibilidade do fenômeno da gestão de línguas in vitro.

Prof. Dr. Ivo José Dittrich

Título: O poder da retórica e a retórica do Poder nos discursos da integração latino-americana

Descrição: Com base na teoria retórica e da argumentação, serão descritos diferentes discursos de autoridades latino-americanas sobre o tema integração latino-americana. será investigado se ocorre, ou não, uma retórica comum e que mecanismos de argumentação servem de fundamento aos propósitos do discurso

Prof. Dr. José Carlos dos Santos

Título: Uma micro-história da fronteira pela ritualização do suicídio

Descrição: Atividade de Pesquisa sobre os rituais de suicidio na Fronteira entre Brasil e os Paises do Paraguai e Argentina, através de uma abordagem micro-analítica. Propoe-se inquirir fontes escritas - jornais, processos judiciais, dados estatisticos dos IML´s e Regionais de Saúde - e orais, mediante a história de vida de individuos e familias que passaram por tal experiencia.

Profa. Dra. Josiele Kaminski Corso Ozelame

Título: Intermitências Saramaguianas

Descrição: O projeto tem por objetivo fomentar e desenvolver estudos de análise literária acerca de temáticas importantes e frequentes abordadas em narrativas de José Saramago. Visa, também, levar em conta os aspectos dialógicos estabelecidos com outros romances do escrtor ou com outros textos, verificando os processos metatextuais e intertextuais. Levando em consideração que o campo literário é manancial de expressão, buscaremos por meio de pesquisa bibliográfica estabelecer relações sígnicas sobre política, poder, religião, identidade, ironia entre outros aspectos que promovem a crítica do homem contemporâneo.

Prof. Dr. Marcelo Gomes

Título: "Formação humana e materialismo histórico: debate entre a biologia, neurociências e a psicologia histórico-cultural”

Descrição: O presente projeto visa analisar as conclusões divergentes a que chegam algumas áreas do conhecimento que se dedicam à compreensão do homem, sejam estas no plano biológico, sejam no plano cultural. Este será o meio buscado por nós para avaliar — no presente momento e após incontáveis avanços no que tange ao estudo do homem em diversas áreas — a pertinência da visão marxiana de homem como ser autopoiético que se constrói mediante sua atividade produtora.

Num primeiro momento, retomaremos as formulações originárias desta visão (Hegel, Feuerbach, Marx, Engels, Lukács). Posteriormente, e consolidada a primeira etapa, passamos a confrontar diferentes perspectivas do debate que transcorreram desde aquele momento particular. Nesta segunda etapa, o projeto tem como objetivo confrontar as perspectivas psicológicas conflitantes, oscilando entre a maior ou menor determinação humana na esfera biológica ou na esfera histórico-cultural.

Como terceira e última etapa de desenvolvimento da pesquisa, o projeto pretende fazer um comparativo do resultado das duas etapas iniciais, visando estabelecer os elementos de pertinência daquela concepção de homem do marxismo ao mesmo tempo em que se pretende ver clareados elementos apenas apontados como premissa desta mesma concepção.

Profa. Dra. Maria Elena Pires Santos

Título: PROCAD

Descrição: PROCAD - UNIOESTE/UFSC - Linguagem, Sociedade e Formação de Professores: Manifestações na Diversidade, Processo nº 552450/2011-1, Chamada Pública MCT/CNPq/MEC/CAPES - Ação Transversal nº 06/2011 - Casadinho/Procad Descrição: O Projeto de Pesquisa Linguagem, Sociedade e Formação de Professores: Manifestações na Diversidade - desenvolvido pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras, área de concentração Linguagem e Sociedade, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), e pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Linguística, áreas de concentração Linguística Aplicada, Psicolinguística, Sociolinguística e Dialetologia, e Teoria e Análise Linguística, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - tem como objetivo principal atender à necessidade de implementação de debate das pesquisas realizadas e estreitar as afinidades teórico-metodológicas entre os grupos de pesquisa envolvidos, com apoio de fomento oriundo da Chamada Pública MCTI/CNPq/MEC/Capes - Ação Transversal n. 06/2011 - Casadinho/PROCAD. Respeitando o que dispõe o Edital PROCAD/Casadinho-2011, o projeto foi planejado para quatro anos, com possibilidade de ampliação de mais um ano. Pretende-se parceria no desenvolvimento de atividades de pesquisa científica e tecnológica, a fim de promover o fortalecimento e a consolidação dos grupos de pesquisa do PPGL/UNIOESTE, a partir da formação em rede de dois novos grupos de pesquisa: a) Estudo das práticas de linguagem, ensino, aprendizagem e políticas linguísticas em contextos de multiculturalidade, que contará com seguintes Linhas de Pesquisa: Ensino e aprendizagem de LE (UFSC); Ensino e aprendizagem de LM (UFSC); Linguagem: discurso, cultura escrita e tecnologia (UFSC); Linguagem: discurso, cultura escrita e tecnologia (UFSC); Política linguística (UFSC); Linguagem: práticas linguísticas, culturais e de ensino (UNIOESTE); Interdiscurso: práticas culturais e ideologias (UNIOESTE); e b) Processos lexicais face à construção interprete.

Profa. Dra. Maria Elena Pires Santos

Título: A redação do vestibular da UNIOESTE: os gêneros textuais em foco

Descrição: Tendo em vista as mudanças na elaboração e correção da prova de redação do vestibular da UNIOESTE, propostas pela Comissão Permanente de Correção do Vestibular, o presente projeto tem como objetivos: a) pesquisar as propostas de elaboração e correção de redação do vestibular de diferentes universidades públicas, para o conhecimento de trabalhos diversificados; b) definir uma proposta de elaboração e correção da prova do vestibular da UNIOESTE, com base no conceito de gêneros do discurso; c) estabelecer, a partir dos aportes teóricos definidos, os critérios de correção; d) reorganizar o manual do candidato com base na nova proposta de elaboração e correção da prova de redação; e) organizar e ministrar minicur-sos para os componentes da banca, sobre ao aportes teóricos que dão sustentação aos critérios de correção. Esta proposta se ancora em uma concepção de linguagem como essencialmente dialógica (BAKHTIN, 1990) e no conceito de gêneros textuais como como tipos relativamente estáveis de enunciados (BAKHTIN, 1992: 279). As alterações na prova de redação do vestibular da Unioeste têm como finalidade contribuir para que sejam ampliada as possibilidades de trabalho com os diferentes gêneros que circulam nas mais diversas esferas sociais, com diferentes funções sociocomunicativas, em consonância com o que sugerem as diretrizes oficiais para o ensino de Língua Portuguesa para os níveis Fundamental e Médio.

Profa. Dra. Maria Elena Pires Santos

Título: Plurilinguismo/pluriculturalismo em cenários transfronteiriços: As políticas lingüísticas e a formação continuada de professores

Descrição: Considerando a complexidade lingüística, cultural e social nos cenários transfronteiriços e, consequentemente, seus reflexos no contexto escolar, bem como a importância crescente do incentivo ao multilinguismo/multiculturalismo no mundo globalizado, o objetivo do presente projeto é investigar, nas práticas discursivas, como são construídas as linguagens híbridas e as representações dos bilíngües, levando em conta suas implicações culturais, sociais e educacionais, com a finalidade de contribuir para a Formação do Professor e para a elaboração de propostas Políticas Linguísticas e Políticas Educacionais para estes cenários. Além disso, poderão ser incentivadas pesquisas nesta área nos cursos de graduação com Iniciação Científica, na Especialização Lato Sensu e nos Mestrados em Letras e Mestrado Interdisciplinar, ambos da Unioeste, em que atuo como docente. Seguindo uma perspectiva interpretativista/qualitativa (Erickson, 1985, 1988, 1989) e situando-se em uma vertente da Linguística Aplicada (Cavalcanti, 1999; 2006; Moita Lopes, 1999, 2003, 2006, entre outros) e da Sociolingüística Crítica/Etnografia Sociolinguística (Heller, 2000), a geração de registros se efetuará pela observação na sala de aula e no entorno social, elaboração de diário de campo, gravações em áudio/vídeo, entrevistas não estruturadas, levantamento de documentos, narrativas dos participantes. A abordagem das questões relacionadas ao multilinguismo/multiculturalismo na fronteira poderá contribuir para que as diferenças não sejam vistas como ameaça, bem como poderá contribuir para a discussão/elaboração de políticas lingüísticas, políticas educacionais e para a Formação Continuada dos Professores em contextos de fronteira.

Profa. Dra. Maria Elena Pires Santos

Título: Observatório de Educação: Núcleo de Pesquisa/Extensão: Formação Continuada em Leitura, Escrita e Oralidade

Descrição: O presente projeto, financiado pela CAPES/INEP - conforme processo no. 23038.010003/2010-18 e desenvolvido em parceria entre Mestrado em Sociedade Cultura e Fronteiras, Cursos de Letras da UNIOESTE/Foz do Iguaçu e o Núcleo Regional de Educação de Foz do Iguaçu/SEED, busca integrar pesquisa/ensino e extensão. Para tanto, tem como objetivos (a) constituir um Núcleo de Pesquisa/Extensão que fomente Cursos de Formação Continuada em Leitura, Escrita e Oralidade para professores do Ensino Fundamental e Médio da Escola Pública - presenciais e on-line - e que fomente também a pesquisa acadêmica e a formação de pesquisadores em nível de graduação e pós-graduação; (b) propor e organizar com os professores da Rede Pública, participantes do projeto, a formação de grupos de estudos; (c) incentivar o uso da tecnologia para o ensino/aprendizagem; (d) propor, com os graduandos, projetos de pesquisa que abordem as variedades usadas pelos alunos da escola pública e a realização de um Dicionário Contrastivo para Aprendizagem, (d) estimular a utilização dos livros de referência através de reflexões acerca dos tipos de dicionários existentes; (e) utilizar e articular as bases de dados do INEP. Desta forma, pretende-se contribuir para o sistema de ensino eficiente que almejamos em nosso país, esperando que as ações desenvolvidas favoreçam uma melhoria no ensino da região compreendida pelos municípios que fazem parte do Núcleo Regional de Educação de Foz do Iguaçu/SEED e, consequentemente, para que sejam elevados os índices do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), os quais, de acordo com dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira/INEP, têm estado aquém dos índices desejados. Coordenador: Maria Elena Pires Santos Integrantes: Professores da Unioeste: Martha Ribeiro Parahyba Ana MariaKaust Deise da Silva Guttierrez Hilda Rorato Maciel Ildo Carbonera Ivo José Dittrich Josiele Kaminski Corso Ozelame Mariana Girata Francis.

Profa. Dra. Regina Coeli Machado e Silva

Título: Juventude e dramas de moralidade: dissonâncias nas práticas de leitura e de escrita em uma escla de periferia em Foz do Iguaçu

Descrição: A ser desenvolvido com alunos e professores de uma escola pública estadual, de ensino básico e médio, em um bairro pobre de periferia em Foz do Iguaçu, Paraná, o objetivo deste projeto é discutir os desdobramentos, nessa escola, das dissonâncias entre o sistema nacional de avaliação escolar, que parte do suposto da desigualdade de acesso dos bens culturais e, ao mesmo tempo, desconsidera os gêneros literários de sucesso comercial. Esse parece ser também o pressuposto reiterado por alguns professores da escola durante nossos primeiros contatos, pois, as categorias de percepção que eles adotam em relação aos alunos lhes impõem uma visibilidade extremamente negativa e, implicitamente, ao tomar o acesso escolar pelo suposto da igualdade de condições quanto à apreciação e percepção, atribuem aos alunos a responsabilidade pelo próprio fracasso.

Profa. Dra. Regina Coeli Machado e Silva

Título: Profanare: estética do mal e do horror em Rubem Fonseca

Descrição: Problematizando a relação literatura e sociedade e considerando que as narrativas brasileiras contemporâneas têm tomado como tema recorrente as vacilantes fronteiras que demarcam a identidade humana, este projeto é um desdobramento do projeto Entre a Sacralidade e a precariedade da vida: o mal e a natureza humana nas narrativas literárias contemporâneas e tem os seguintes objetivos: a) aprofundar reflexões para uma antropologia das narrativas literárias compreendendo-as como expressões que desvelam tramas sociais compartilhadas e problemas cognitivos não imediatamente perceptíveis na cultura; b)explorar a sacralidade da vida, para além e aquém do religioso, como uma idéia-valor englobante que, de fora, dá inteligibilidade aos temas vinculados à estética do mal e do horror e c)estudar, na narrativa de Rubem Fonseca, as formas de atualização do mal, por meio das experiências limítrofes, com suas tensões envolvendo o significado da natureza humana, com enredos envolvendo crimes, doenças, limitações físicas e mentais, e atos violentos nas relações interpessoais e intrafamiliares. A metodologia a ser utilizada baseia-se na análise a fontes secundárias, a etnografias sobre os múltiplos efeitos da biotecnologia na sociedade contemporânea, a fontes bibliográficas de teorias antropológicas da arte, ocidentais e contemporâneas, e a análise da produção literária de Rubem Fonseca. Espera-se, assim, obter contribuições específicas para uma antropologia da arte e correlativamente da literatura, explorar essa opção teórica e metodológica como um dos meios para a compreensão de questões da cultura brasileira contemporânea e, sobretudo, contribuir para a formação discente na graduação, no Mestrado em Letras e no Mestrado em Sociedade, Cultura e Fronteiras.

Prof. Dr. Samuel Klauck

Título: Migrações e Memórias: estudo bibliográfico do processo de formação da nucleação populacional em Foz do Iguaçu (1888-2012)

Descrição: A pesquisa centraliza-se no estudo bibliográfico do processo migratório de formação da cida-de de Foz do Iguaçu, no extremo oeste paranaense e no uso da memória deste. Segue os objetivos de promover um levantamento das produções bibliográficas que versem sobre Foz do Iguaçu, desde 1888; identificar os elementos humanos retratados nas narrativas das bibliografias; diagnosticar a partir da bibliografia as disputas pela fixação da memória e identidade dos grupos populacionais que se estabeleceram nesse espaço; analisar até que ponto as narrativas permitiram a construção de imagens e discursos positivos sobre o processo migratório que formou uma cidade com uma diversidade de grupos humanos. Os passos metodológicos da pesquisa serão balizados pela busca de material bibliográfico que aborde o processo migratório que envolveu a formação da cidade de Foz do Iguaçu. Envolverá a localização, leitura e catalogação de fontes que de maneira diversa e ampla se relacionem à temática, tais como publicações de relatos de viajantes, historiografia, livros escritos por jornalistas, sociólogos, antropólogos, políticos, etc. Nesta perspectiva os textos bibliográficos serão compreendidos como porta-vozes de representações, memórias e imaginários sociais da formação da cidade de Foz do Iguaçu, estabelecendo fronteiras. Pelo viés teórico vincula-se a vertente da história cultural com o uso do conceito de representação, pela compreensão de que as fontes devem ser cogitadas e balizadas pela compreensão do conceito de memória e da percepção desta enquanto capaz de constituir um imaginário social. Os resultados contribuirão com a produção do conhecimento histórico que envolve a formação de Foz do Iguaçu e a sua difusão em textos científicos a publicação de textos completos, artigos e livro.

Profa. Dra. Silvana Aparecida de Souza

Título: Empreendedorismo na educação básica: uma reforma intelectual e moral?

Descrição: Trata-se de pesquisa de natureza conceitual e teórica sobre a introdução paulatina do tema "empreendedorismo" na educação escolar básica no Brasil atual, seja como disciplina específica constante da grade curricular ou somente como tema transversal. A hipótese é que essa mudança curricular reflete as demandas decorrentes da fase atual de reestrutação do capitalismo, que tem provocado desemprego estrutural. Para reproduzir a própria sobrevivência esses desempregados têm sido obrigados a buscar alternativas de todo tipo, nas quais esse trabalhador se torna "empresário e patrão de si mesmo", o típico "empreendedor". A alegação para a introdução do "empreendedorismo" no currículo escolar é que existe uma relação direta entre a postura empreendedora e o desenvolvimento econômico. Sendo assim, são objetivos da pesquisa: 1. verificar na teoria econômica e/ou da adminsitração empresarial o histórico do conceito de "empreendedorismo e o significado em que é utilizado; 2. caracterizar o embate político refletido nos projetos de lei que tramitam no Congresso Nacional, cujo objeto é a implantação do "empreendedorismo" como componente curricular e/ou tema transversal na educação básica brasileira; 3. levantar se os estudos científicos já realizados no Brasil sobre o tema comprovam a alegada relação positiva entre empreendedorismo e desenvolvimento econômico; 4. analisar o material didático de sistemas de ensino privado que já possuem o "empreendedorismo" como componente curricular para compreender qual concepção de sociedade, homem, educação, está presente no conteúdo desses materias; 4. mapear a existência de projetos de empreendedorismo nas redes públicas estaduais e municipais de educação no Brasil

Prof. Dr. Tarcísio Vanderlinde

Título: LUTERANOS EM TERRITÓRIO QUILOMBOLA: a mediação pelo discurso da agroecologia

Descrição: A atuação de luteranos entre os quilombolas pode ser considerado um jeito inédito de inserção se considerados aspectos identitários relacionados à formação das comunidades luteranas no sul do Brasil. A proposta de investigação tem como alvo as comunidades remanescentes de quilombos existentes na região de Canguçu, Pelotas e São Lourenço no Estado do Rio Grande do Sul, onde o CAPA atua dede 2003. Palavras-Chave: Identidade, território, mediação, agroecologia.

Prof. Dr. Valdir Gregory

Título: Cultura, fronteiras e desenvolvimento regional

Descrição: Estudo sobre cultura, fronteiras e desenvolvimento regional.